Publicidade

Publicidade
08/12/2008 - 02:18

Médico realiza cirurgia apenas usando mensagens de texto no celular

Compartilhe: Twitter

Isso mesmo, um médico amputou o braço de um adolescente usando mensagens escritas através de um telefone celular. David Notte, de 52 anos é voluntário da organização “Médicos Sem Fronteiras”, em Rutshuru, no Congo e viu-se numa situação inusitada: precisava salvar a vida de um garoto, mas não tinha experiência para realizar a cirurgia.

“Ele estava morrendo, tinha mais dois ou três dias de vida”, afirmou o médico.

O clínico percebeu que sua única alternativa seria amputar o braço ferido, que já estava com gangrena. Como nunca tinha feito tal procedimento, pediu apoio via SMS a um colega que estava em Londres.

“Eu sabia o que meu colega queria dizer com as mensagems, porque já haviamos realizado outras intervenções juntos”, explicou Notte.

De acordo com o diário Daily Mail, o garoto já recupera-se bem. “Nós só tinhamos um litro de sangue, um bisturi, um par de fórceps e não tinha certeza se o anestésico era forte o suficiente”.

Felizmente a cirurgia foi bem sucedida, caso contrário seria um absurdo sem tamanho.

Autor: - Categoria(s): Curiosidade, impressionante Tags: , ,

Ver todas as notas

Sem comentários para “Médico realiza cirurgia apenas usando mensagens de texto no celular”

  1. Alex says:

    mas pra amputar um braço precisa receber alguma informação?!!

    ah, vai fazer uma cirurgia, num braço que outro médico já operou, ai tudo bem, ter informação sobre algum detalhe específico do caso.

    mas novamente: pra amputar um braço precisa receber alguma informação?!!

    huauhauha, essa forçou a amizade! fala sério.

  2. Yuri says:

    PORQUE NÃO FEZ UMA LIGAÇÃO AO INVÉS DE USAR SMS ??

    AAAUAHUHAHUHUA

  3. Regiane says:

    O alex ficou perguntando se amputar um braço precisa de informação, é claro que sim… aputar um membro de uma pessoa não é só ir la e cortar de qq jeito em qq ponto… se não fizer direito a pessoa morre.
    Ainda bem mesmo que foi bem sucedida, mas nesse caso eles tinham que tentar, o garoto ia morrer de qq forma se eles não fizessem nada… apoio a iniciativa do0 voluntario.

  4. Gabii says:

    O garoto estava com gangrena. (Gangrena é o nome dado a morte tecidual quase sempre em massa considerável, geralmente com perda de suprimento vascular (nutritivo) e seguida de invasão bacteriana e putrefação). E o médico não era ‘experiente’, então precisava sim de apoio de um outro médico.

  5. Alex says:

    eu não falei que pode cortar em qualquer ponto.

    eu falei que um médico com conhecimentos próprios que deve ter, tem que ter condição sozinho de fazer uma amputação! e não precisar ficar recebendo SMS de outro médico, pra poder fazer tal operação.

    e outra… pq usaram SMS? não tinham crédito pra fazer ligação? kkkkkkkkkkkkkk

  6. G. says:

    *quando ler médico, entenda MacGyver

    http://saladacomfarofa.blogspot.com

  7. Regiane says:

    Então, Alex, é que ele não tinha experiencia em cirurgias, pelo jeito. Mas acho0 que eles não tinham crédito pra fazer ligação internacional, heheheh

  8. Alex says:

    Regiane,

    hehe verdade, vendo por esse ponto….!

    e que falta um MSN faz heim!

  9. Regiane says:

    Hahahaha, com certeza, Alex. O que eles não dariam por um msn na hora…

  10. Dmitry says:

    Nesse caso acabou tudo bem, mas muitas vezes os resultados de intervenções feitas com recursos muito limitados ou mesmo insuficientes, além de profissionais não treinados, não são nada felizes, apesar da boa vontade dos voluntários.
    A realidade em determinados lugares é muito brutal. Só o braço desse menino ter chegado ao ponto de gangrenar já não é bom sinal, porém a maioria nem tem a sorte de ter qualquer tratamento médico para obter uma chance de sobrevivência.

  11. louis says:

    Nossa, Um bisturi, 1L de sangue e um sedativo leve… Esse cara é quase um McGaiver

  12. Leandro says:

    daki a poko o cara amputa um braço com uma dakinha sem corte e uma garrafa de alcool

  13. saulo says:

    esse médico com certeza tinha alguma experiência cirurgica, aumentaram a informação pra dar mais credito.

  14. Stefani says:

    O cara é médico e não tem $ crédito no celular??? Tudo por culpa da Vivo! Dão uns minutos de bônus q se acabam rapidinho, e sobra aquele monte de torpedo q a gente não usa nunca.

  15. mayara says:

    echei um trabalho muito importante,’eles” queriam salvar uma vida. Eles fizeram tudo certo , mas naw pq eles eram bons mas pq Deus estava olhando por todos.

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo