iG

Publicidade

Publicidade
12/03/2009 - 00:03

Top 10 – Erros médicos impressionantes

Compartilhe: Twitter

Embora todo ser humano seja passível de errar, os erros médicos nunca são vistos com bons olhos. O site Oddee compilou uma série de erros médicos curiosos, que tiveram desfechos diversos.

A clínica de fertilidade que utilizou esperma errado

Quando Nancy Andrews, de Commack, NY, ficou grávida após uma fertilização in vitro – um procedimento realizado em uma clínica de fertilidade – nunca poderia imaginar que o novo membro da família seria tão diferente. A garotinha nasceu com a pele mais escura do que os pais. Exames de DNA identificaram que Nancy havia sido fecundada com o esperma de um outro homem.

Segundo o Daily News, o casal aceitou a criança sem problemas, mas processou a clínica e os funcionários responsáveis pela mistura de amostras.

Recebeu o coração e os pulmões errados e, em seguida, morreu

Jessica Santillán, de 17 anos, morreu 2 semanas após ter recebido o coração e os pulmões de um paciente cujo tipo sanguíneo não correspondia com o dela. Os médicos da Duke University Medical Center falharam ao verificar a compatibilidade antes de iniciar a cirurgia. Depois de um segundo transplante, para tentar corrigir o erro, ela sofreu danos cerebrais e complicações que apressaram sua morte.

O caso foi matéria da CBS News, e o hospital culpou o erro humano pela morte da garota, juntamente com a falta de garantias para assegurar uma total compatibilidade no transplante.

O testículo errado

Em um outro caso de erro cirúrgico, médicos removeram o testículo saudável do veterano da Força Aérea, Benjamin Houghton. O paciente havia queixado-se de dor e retração de seu testículo esquerdo e teve agendada uma cirurgia para removê-lo devido a um câncer. Segundo a Associated Contest, o erro impulsionou uma ação que resultou em uma indenização de $ 200 mil.

Uma lembrancinha de 13 polegadas

Donald Church, 49, entrou no Centro Médico da Universidade de Washington com um tumor em seu abdômen e saiu sem ele, porém com uma lembrancinha nada agradável no seu lugar. Os médicos admitiram que haviam esquecido um retrator de 13 polegadas (cerca de 33 centímetros) por engano no seu abdômen. Segundo o Seattle PI, este não foi o primeiro caso do tipo. Entre 1997 e 2000, surgiram quatro novas ocorrências desta natureza. Felizmente, os médicos conseguiram remover o objeto pouco depois da cirurgia inicial. O hospital foi obrigado a pagar uma indenização de $ 97 mil.

Cirurgia certa… no paciente errado

Joan Morris, 67, deu entrada no hospital para ser submetida a uma angiografia cerebral, mas no dia do procedimento – por engano – acabou sofrendo uma cirurgia cardíaca para estudo de eletrofisiologia. Além do erro, a paciente foi transferida para um andar diferente, em vez de regressar ao leito original. Segundo o Linking Hub, na manhã seguinte, ela foi submetida a uma outra intervenção, quando foi feita uma incisão na sua virilha e enviado um tubo que conduzia ao coração (um procedimento extremamente arriscado e com possibilidade de hemorragia, infecção e acidente vascular cerebral). Foi quando o telefone tocou e um médico de um outro departamento perguntou “o que está fazendo com meu paciente?” O estudo foi abortado e ela devolvida ao seu quarto, em condições estáveis.

Hospital realiza cirurgia cerebral do lado errado… pela terceira vez em um ano

Pela terceira vez no mesmo ano, os médicos do Hospital Rhode Island operaram o lado errado da cabeça de um paciente. O mais recente incidente ocorreu em 23 de novembro de 2007. Uma mulher de 82 anos precisava de uma intervenção cirúrgica para eliminar a hemorragia entre seu cérebro e seu crânio. Um neurocirurgião do hospital começou a perfurar o lado direito da cabeça do paciente, apesar de uma tomografia computadorizada revelar que a hemorragia era do lado esquerdo, de acordo com os relatórios. Segundo o MSNBC, o equívoco foi notado e o residente fechou o primeiro buraco e avançou para o lado correto da cabeça.

Em fevereiro do mesmo ano, um paciente foi submetido a uma intervenção incorreta e em agosto, um homem de 86 anos morreu três semanas depois de uma cirurgia feita do lado errado da cabeça.

A subtração da perna errada

No que foi, talvez, o mais divulgado caso de erro cirúrgico em seu tempo, em Tampa (Flórida), cirurgiões equivocadamente removeram a perna de um paciente de 52 anos. Willie King foi vítima de uma sequência de erros antes da cirurgia, que culminou na amputação da perna errada. Como resultado do erro, o médico cirurgião foi suspenso por seis meses e obrigado a pagar uma multa de $ 10 mil. Uma matéria encontrada no Find Article, afirmou que o Hospital, onde a cirurgia foi realizada, também indenizou o paciente em $ 900 mil.

Rim saudável retirado por engano

Em St. Louis Park, Minnesota, um paciene foi submetido a uma remoção de um rim, porque um tumor canceroso havia se alastrado por ele. Em vez disso, os médicos removeram o rim saudável.

“A descoberta de que era o rim errado foi feita no dia seguinte, quando o patologista examinou o material e não encontrou nenhuma evidência de qualquer doença malígna”, disse Samuel Carlson, chefe do Park Nicollet Medical Office, hospital onde o rapaz foi operado. Segundo o diário Wcco, o rim que restou permaneceu intacto e funcionando.

A cirurgia que levou ao suicídio

Uma anestesia inadequadamente aplicada num paciente, permitiu-lhe sentir cada corte do bisturi do cirurgião, causando um trauma tão grande, que levou o homem ao suicídio, duas semanas depois. Sherman Sizemore foi submetido a uma cirurgia exploratória para determinar a causa de sua dor abdominal. Infelizmente, durante a intervenção, ele experimentou um fenômeno conhecido como consciência anestésica – um estado no qual o paciente é capaz de sentir dor, pressão ou desconforto durante uma operação, mas é incapaz de se mover ou comunicar-se com os médicos.

Segundo denúncias, os anestesiologistas administraram as drogas para o paciente adormecer, mas não conseguiram dar-lhe a anestesia geral, que tornaria ele inconsciente até 16 minutos após o pimeiro corte em seu abdomen. Segundo o MSNBC, o paciente de 76 anos suicidou-se por não suportar a experiência que viveu.

Artéria errada

Dois meses depois de passar por uma cirurgia de ponte de safena dupla, o comediante Dana Carvey, recebeu a notícia que haviam operado a artéria errada. Uma outra operação de emergência foi feita para eliminar o bloqueio que ameaçava matar o comediante de 45 anos. Os médicos responderam a uma ação de $ 7,5 milhões, mas afirmaram que foi um “erro honesto”, já que a artéria situava-se num local incomun do seu coração. Carvey não quis saber e afirmou: “É como remover um rim errado. Trata-se de um grande erro”, disse ele à revista People.

Dica de postagem da freguesa Graci Murano.

Mais vídeos, fotos curiosas e notícias

Autor: - Categoria(s): Bizarro, Curiosidade Tags: , ,

Ver todas as notas

58 comentários para “Top 10 – Erros médicos impressionantes”

  1. ditao disse:

    Di novo??? Materia deve ter sido repetida, em funçao da polemica com a operaçao errônea do lobulo frontal direito da jovem “Cristina do rego”… Emfim…

    Por ONEberto: “Di novo”?!? A matéria nunca foi publicada aqui e, de acordo com seu outro comentário, foi publicado originalmente no site oddee (conforme descrito no início do texto), que inclusive publicou-a em 16/02/2009.

  2. Realzuc disse:

    Acho q valeu a pena ver de novo. Eu tinha lido recentemente a notícia, mas estava sem fotos.

  3. Andressa disse:

    Bem, essas coisas não me surpreendem….
    Eu quase morri por um diagnóstico errado, eu estava com o apêndice rompido e a médica me receitou remédios pra infecção urinária.
    Fiquei cinco dias desse jeito, uma semana internada e tenho uma cicatriz de 20 cm na vertical abaixo do umbigo.

  4. Robot disse:

    Matar sendo médico é a melhor forma de escapar de uma condenação, a burocracia é tamanha e o corporativismo tão cínico que acaba por arquivar qualquer processo.

    O pior é que a ganancia destes “profissionais” leva a maioria a optar por uma clínica particular, ao invés de ingressar em um hospital público. O que sobra são médicos pouco motivados ou que se desdobram em horários de trabalho absurdos e desgastantes que resultam em erros como estes.

  5. Mozart disse:

    Fui a uma limpesa de pele e sai com uma operação de fimose!

  6. Aurélio disse:

    ^
    ^

    Foi a escola e não aprendeu porcaria nenhuma limpeza com “s” foi foda hein

  7. Ivan Bueno disse:

    Com certeza Sherman Sizemore foi o pior de todos, ptz errarem uma anestesia e o cara sentir a operação toda… é coisa de loco !

  8. Alex disse:

    ditao

    a notícia é velha?

    tua mãe também é velha e nem por isso vc deixa de gostar dela!!

    _|_

  9. Soldado disse:

    Passei por uma situação parecida com a do Sherman Sizemore. Mas no meu caso, foi uma endoscopia. Aplicaram um medicamente errado, e eu fiquei uns 15 minutos sentindo aquela coisa roçando meu estômago…

  10. Ditao disse:

    Alex seu animal, antes de se auto analizar uma anta q num sabe interpretar “dinovo”, diretamente proporcional a palavra “repetida” e nao “velha”… Bom, antes de analizar tudu isso, ainda nao daria pra vc pensar antes de postar besteira aqui no blog do oneberto??

    É cada uma Ant…

  11. Andrewo disse:

    Porra se eu fosse aquele que teve os testículos arrancados eu me mataria também.Além de ter ganhado só 200 mil não vai poder transar pelo resto da vida

  12. Mario disse:

    eu hem
    Deus me livre de qualquer um desses aí
    o cara que a anestesia não pegou foi horrível mesmo.
    com anestesia agente já fica com uma sensação estranha de que tão mexendo na gente…

  13. NelHaven disse:

    quanta burrice!

  14. [...] Filho, você acho que você precisa usar óculos • Os 10 piores erros médicos da história • Mulheres tatuadas (+18) • Porque você NÃO deve fumar narquile/arguile • Chocolate para [...]

  15. [...] Continue lendo… Não perca! Leia também!!!”ABSURDO” Palhaço é preso suspeito de estuprar menina.”BOMBA” Gracy Kelly reivindica título de Rainha do Bumbum de Garota Melancia”Créu” Mulher Jaca e Mulher Moranguinho querem tirar o atraso”DESABAFO” A Paraíba não é o que muitos imaginam! [...]

  16. TOTAL ALIEN disse:

    Semana passada ocorreu no rio de janeiro, o caso de uma mulher que foi operada do lado errado aonde estava localizado o coagulo.
    Resultado da cagada foi a morte dela.
    Aqui no brasil não acontece a cassacão do CRM, o que impede que médicos continuam praticando cagadas.
    É um erro extremamente grave, dele pode ocorrer o óbito.

  17. lol disse:

    no caso do Sherman Sizemore, porra nao tem como a pessoa mexer os olhos.. sei la.. tenta avisa de algum modo que ele ta sentindo? q doidera isso hehe

  18. [...] Top 10 erros médicos impressionantes; (texto e [...]

  19. Ramon disse:

    o caso do Sherman Sizemore é o mais impressionante de todos imaginem o que esse cara sofreu barbaridade de erro….

  20. Airton disse:

    No ano passado, minha filha, de 3 anos de idade, ficou internada durante 4 dias, pois a médica que a examinou, acreditava que ela estivesse com Apendicite e necessitava urgentemente, de uma cirurgia.

    Ainda bem que o cirurgião chegou e ao analisar os exames, afastou esta hipótese.

    Mas, e se fosse com seu filho, ou alguém que você ama ?

    Você esperaria ou autorizaria uma cirurgia de “Emergência” ????

  21. Iara disse:

    Eu engravidei sem plano de saúde,mas como sou hipertensa tive que fazer um, e no plano em que eu passava pelas consultas e fazia os exames o meu médico disse. que meu bebê, havia morrido devido a pressão alta, mas eu sentia o bebê se mexer mas ele dia que era apenas espasmo que eu sentia, chorei muito e tentei socorro dentro do hospital e não conseguia e um detalhe eu estava sozinha…..liguei para o meu esposo…e ele me disse volta para casa que iremos em outro hospital…assim foi feito cheguei no hospital Beneficieência Portuguesa pelo SUS onde sua super bem atendida pela equipe do Dr. Reinaldo e minha filha nasceu perfeita de 8 meses. Teve problemas como descolamento de 40% da plascenta…mas tem alguns médicos que pelo amor de Deus ele não salvam vida, mas tiram a vida.

  22. - William # disse:

    esses médico são uns boca aberta mesmo, faze umas cagada dessa é sacanagem hein!
    Onde esse mundo vai parar hein …

  23. Jesus Filho da Puta disse:

    Esses erros são apenas um reflexo da classe médica mundial, que são todos uns egocêntricos egoístas soberbos filhos da puta, que quase sempre são filhinhos de papai e se achan sempre donos da razão.

    HÁ EXCEÇÕES, RARÍSSIMAS, mas, em geral, são todos uns PUTOS.

  24. ESSES MEDICOS SAO UNS TREMENDOS BUROES

  25. [...] sempre por seus médicos serem pessoas sensatas, porque esses pacientes não tiveram essa [...]

  26. juliana pereira disse:

    que coisa feia erro medico

  27. o medico ele nao e deus ele ten direito de erra como qualquer serumano apefeiçao so quen ten e deus omedico ele ten uma profisao como qual quer um outro proficional portanto ele estuda os orgo da vida mais nao estuda avida pois avida pertençe adeus

  28. o medico ele nao e deus ele ten direito de erra como qualquer serumano apefeiçao so quen ten e deus omedico ele ten uma profisao como qual quer um outro proficional portanto ele estuda os orgo da vida mais nao estuda avida pois avida pertençe adeus

  29. o medico ele nao e deus ele ten direito de erra como qualquer serumano apefeiçao so quen ten e deus omedico ele ten uma profisao como qual quer um outro proficional portanto ele estuda os orgo da vida mais nao estuda avida pois avida pertençe adeus

  30. emily disse:

    eduarda gata vç vai a escola amanha bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  31. eliete disse:

    estava fazendo tratamento com cardiologista no ano 2008,fui até ele com a pele do pescoço cianótica e ele disse que era normal,sendo que levei para ele ecocardiograma com o diagnostico de hipertensão pulmonar,meses depois fui atendida no ps e encaminhada para um pneumologista que pediu para ir a outro cardiologista,resumindo:estou fazendo uso de remedios + fortes para evitar o trnsplante de coração,é mole?

  32. LLLL disse:

    iiiiiiiiiiitttttttttttttttttttttttttttttttiiiiiiiiiiiiiiiiitiiiiititit

  33. warley disse:

    são engrasados

  34. warley disse:

    os videos são engrasados

  35. cissinha disse:

    Isso é impressionante, como esses erros podem mudar a vidas de pessoas para sempre

  36. japa kuri disse:

    O que acontece é que não ha garantias para nada na medicina, e esta errado!!! Os médicos fazem sempre experiencias com nossos corpos, quem nunca ouviu a frase *vou te receitar esse remédio, se você não melhorar vc volta que vou t receitar outro*, quer dizer estão jogando contigo sempre!!! Numa oficina é muito diferente, se o mecânico faz um diagnostico errado ou esquece de apertar algo ou ainda esquece uma ferramenta no carro, a gente vai lá reclama e eles sanam o problema. Mas como fazer isso num corpo humano? O que todo profissional tem que fazer é prestar mais atenção no procedimento do começo ao término! Bom essa é minha opinião, já que o cara estudo para isso.

  37. Letícia disse:

    Aqui no Piauí, um médico engessou a perna de uma garotinha ao contrário… e quando foram reclamar ele ameaçou engessar a outra também!

  38. [...] Top 10 – Erros m�dicos impressionantes | O Buteco da Net obutecodanet.ig.com.br//2009/03/12/top-10-erros-impressionantes-cometidos-por-medicos – view page – cached Embora todo ser humano seja passível de errar, os erros médicos nunca são vistos com bons olhos. O site Oddee compilou uma série de erros médicos curiosos, que tiveram desfechos diversos. — From the page [...]

  39. NA MINHA OPINIÃO OS ERROS MEDICOS ACONTECEM PORQUE ELES SE PROCUPAM MAIS COM O DINHEIRO QUE VAI GANHAR PARA FAZER UMA OPERAÇÃO E NÃO COM A SAÚDE DO PACIENTE. DIGO ISTO PORQUE SOFRIR UM ACIDENTE DE TRANSITO NOP DIA 12/08/1978 FUI LEVADO PARA UM PS/ CANELA – SALVADOR – BAHIA ONDE FUI OPERADO POR UMA EQUIPE MÉDICA QUE DEIXARAM UMA CICATRIZ NA BARIGA TENHO QUE CONVIVER COM ESTA CICATRIZ ATÉ O RESTO DA MINHA VIDA. APÓS ISTO SÓ PROQUREI MÉDICO EM AGOSTO DE 1980 PARA UM CONCURSO PÚBLICO ESTADUAL, HOJE AOS 51 ANOS DE IDADE APÓS 30 ANOS DE SERVIÇO (APOSENTADO).E GOZANDO DE MUITA SAÚDE É O QUE PENSO DE ALGUNS MÉDICOS QUE NÃO TEM AMOR PELO SER HUMANO TENHAM FÉ EM DEUS .

  40. emilio elias g.silva disse:

    a palavra ´´primeiro está errada no caso 9.

  41. kaka disse:

    esse povo e loko mesmo ,isso nao foi engano coisa nehuma!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  42. Valéria Souza disse:

    Isso é um absurdo… Existem erros que causam danos irreversíveis ao paciente, e nenhum tipo de indenização pode superar os traumas causados por eles. Muita falta de atenção da parte dos médicos e da equipe.

  43. fiz uma cirurgia de retirada de utero e o medico quando estava no procedimento cirurgico fez uma fissura na ureta e fiquei fazendo xixi o tempo todo gostaria de saber o que devo fazer pois agora ja tem 9 dias que estou assim e tem 5 dias que estou usando sonda mas estou em casa como devo proceder neste caso .
    agradeço desde ja
    Claudia de souza gomes dos santos
    End: rua atalaia n 14a verde horizonte Camaçari Bahia

  44. estela disse:

    eu nunca passei por isso mais deve ser dificil aceitar que o seu medico fea algo errado sendo que pra nossa visao e o que nos tras a vida novamente depois de Deus

  45. FABIANE disse:

    QUE HORROR! POR ISSO PEÇO A DEUS QUE ME CONSERVE SEMPRE COM SAÚDE, PARA NUNCA PASSAR PELAS MÃOS DOS “MÉDICOS”.

  46. Neidi disse:

    Eu tb fui vitima de erro médico, ao fazer uma cirurgia para retirada do útero o anestesista errou minha coluna sofri uma dor horrivel e fiquei deficiente da perna esquerda, hoje naum consigo caminhar nem 100 metros sem sentir muitas dores, naum tenho circulaçao. Processei os médicos, já fazem 11 anos e nada foi feito pela justiça até hoje, inclusivel já passei pela pericia que comprova o erro do médico, mas o processo está parado…E os médicos continuam ganhando seu rico dinheirinho…

  47. Ronaldo Soares disse:

    OCORREM ERROS EM TODAS AS ÁREAS, ERRAR É HUMANO.

  48. Chuck Norys disse:

    Minhas arma tem cada loko por ae!

  49. roro disse:

    que o meu deus sempre me de o livramento das maos dos medicos porque pra eles nao passamos de animais so deus para nos guardar

  50. missionario disse:

    deve ser horrivel sofrer esses abusos porque para mim e um abuso muito grande porque muitos medicos estao brincando com a vida que deus converta vocesporque um dia vao dar conta adeus o que estao fazendo

  51. nerci terezinha p da silva disse:

    acho um absurdo os erros,eu fui vitima de um erro médico gravíssimo e fiquei com seqüelas pro resto da vida. Eu entrei na justiça, faz dezoito anos e até agora não fui indenizada. Gostaria muito que em todos os casos de erros médicos fosse feito justiça, porque todo o dinheiro do mundo não paga a dor e o sofrimento que passamos.

  52. Genuinely helpful content articles. I enjoyed examining it.

  53. Luiz Carlos Praxedes Junior disse:

    Não estou dizendo que esteja certo mas infelizmente o ser humano se encontra limitado , e na medicina não continua sendo diferente e nesse caso o erro incide em uma vida que jamais será a mesma

  54. rozileia souza disse:

    olha so em 2007 sofri um infarto fui para o hospital e o medico que me atendeu falou que eu estava com uma crise nervosa e me mandou pra casa . voltei ao hospital mas 2 vezes e nao me atenderao porque so atendiao emergencia e eu continuava me sentido muito mal enao fui no pa mas uma vez diserao que era crise nervosa e mandarao eu ir pro posto de saude pra fazer tratamento de nervos depois de um mes eu estava um pouco melhor fui no posto de saude e contei tudo o que eu tinha sentido pro medico e ele me falou isto nao e bem assim vamos fazer uns exames primeiro pra ver o que e . e me pediu um eletro do coraçao eu fiz quando levei pra ele ver ele me falou que eu tinha tido um infarto gravissimo e me encaminhou para o hospital no outro dia eu fui e ja me enternarao fiz todos os enxames que presizava so que ja tinha se passado 2 meses e nao tnha mas o que fazer fiquei so com a metade do coraçao funcionando a outra parte secou e nao tem o que fazer agora nao posso mas trabalhar nem fazer esforço algun sera que tenho direito a alguma indenizaçao ou aposentadoria pois nunca trabalhei com carteira assinada sempre trabalhei como diarista e agora nao posso fazer mais nada e tenho 44 anos alguem pode me orientar por favor pois sou vitima de negligencia medica agradeço se alguem puder me ajudar pois tenho 4 filhos 2 maiores de idade e um com 10 anos e uma menina com 6 anos e me preocupo muito com eles me ajudem por favor.

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo