Publicidade

Publicidade
25/05/2009 - 00:18

Excesso de refrigerante pode causar paralisia, afirma estudo

Compartilhe: Twitter

Lembra quando sua mãe dizia que refrigerante demais faz mal? Acredite, embora você não leve a sério, ela pode ter razão.

Segundo um estudo realizado pela revista International Journal of Clinical Practice e divulgado no site Science Daily, o consumo excessivo de bebidas de cola podem causar danos musculares, chegando à paralisia.

Responsável pelos estudos, o Dr. Moses Elisaf, do departamento de medicina interna da Universidade da Grécia, identificou que estamos consumindo mais refrigerante do que antigamente e que já foram identificados vários problemas, incluindo desmineralização dos ossos, dentes e desenvolvimento da síndrome metabólica e diabetes.

“Evidências sugerem que o consumo excessivo de cola pode levar a hipocalemia, no qual os níveis sanguíneos de potássio caem, causando um efeito adverso nas funções vitais dos músculos“, declarou ele.

Dr. Elisaf e seus colegas chegaram à conclusão que os sintomas podem variar de leve fraqueza à profunda paralisia. Felizmente todos os pacientes estudados apresentaram uma rápida e plena recuperação depois de terem parado de beber cola e passaram a tomar doses via oral ou intravenosa de potássio. Os estudos analisaram pacientes cujo consumo variavam de dois a nove litros de cola por dia.

Alguns casos curiosos são listados pelo Dr. Elisaf, como o de uma mulher de 21 anos que consumia até três litros de cola por dia e queixou-se de fadiga, perda de apetite e vômitos frequentes. Um eletrocardiograma também revelou que tinha um bloqueio no coração. Uma simples redução no consumo excessivo fizeram com que os sintomas diminuíssem.

É importante deixar claro que a pesquisa não tem o intuito de fazer com que as pessoas parem de tomar bebidas à base de cola, mas chamar atenção para o consumo racional. Em 2007, o consumo anual de refrigerantes no mundo alcançou 552 bilhões de litros, algo em torno de 80 litros por pessoa por ano.

Para Dr. Elisaf, os fabricantes de refrigerantes devem incentivar o uso moderado de seus produtos.

Autor: - Categoria(s): Curiosidade, Sem categoria Tags: , , ,

Ver todas as notas

27 comentários para “Excesso de refrigerante pode causar paralisia, afirma estudo”

  1. Bambi disse:

    Bem, e então aquela reportagem sobre o senhor de 70 e tal anos que só bebia coca-cola há 40 anos e que ainda estava rijo?

    Mas: 3 litros de coca-cola por dia? Isso é um exagero completo…. nem que seja por causa dos açucares.

  2. Leo Ferreira disse:

    Nove litros por dia é uma aberração! Eu tava preocupado por tomar uns 5 copos por semana…

  3. Melquisedequi disse:

    O problema é que é apenas uma pessoa (o tal senhor de 70 anos), e pesquisa tem que ter dados que represantam uma parcela da sociedade, caso contrário o resultado é apenas uma representação particular da pessoa, lembremos o caso do arquiteto Oscar Niemayer que fuma todos os dias e mesmo assim está com 101 anos e trabalhando até hoje.

  4. VF disse:

    E a propaganda do Refrigerante logo abaixo??? ¬¬

  5. Chaves disse:

    Mas eu preferia ter ido ver o filme do Pelé!!!

  6. Murilo disse:

    Caraio, 80l anuais por pessoa Oo
    se eu beber 40l por ano é muito!

  7. Cacá disse:

    Cuidado com o que lêem na internet! NOTÍCIA SENSACIONALSTA SEM VALOR CIENTÍFICO! Onde estão os teste randomizados duplo cego, pelo menos? O fato da mulher ter passado mal é pela quantidade enorme de refri q ela tomou, toma 3 litro de leite por dia e verá que também passará mal! A desmineralização dos dentes não é significante, se vc tomar suco de limão, a acidez é muito maior do que a da Coca. A sensação do dente ficar “esquisito’ é pela remoção da camada salivar que envolve os destes e dá protação (Película Adquirida), por isso que devemos escovar os dentes após a ingestão de líquidos que contém açucar, já que os dentes estão desprotegidos, depois disso está tudo OK! O fato do refrigerante estar associado à paralisia é a respeito do Aspartame e Ciclamato de Sódio. Presentes apenas na Coca Light, Zero e Diet (nem sei se existe ainda). PRESENTES EM QUALQUER ADOÇANTE E PRODUTOS DIETS! Estão relacionados não aos músculos propriamente dito, e sim a bainha que envolve as conexões nesvosas. Além de paralisia, pode dar Alzimer e Esclerose Multipla. Também há evidências de que estas substâncias poder ser cancerígenas. MAS ISTO NÃO É EM RELAÇÃO AOS REFRIGERANTES, E SIM A TUDO O QUE É DIET, LIGHT! Ainda não há nada provado cientificamente em relação a isto tudo, as pesquisar apontaram apenas sinais de que estas substâncias estão relacionadas com estas doenças, mas tudo foi observados em altíssimas doses consumidas por longos períodos e em animais. TENHAM MUITO CUIDADO COM O QUE LÊEM NA INTERNET! ATENÇÃO: APENAS PRODUTOS DIET E LIGHT TEM ESTA POSSIBILIDADE! A COCA-COLA NORMAL NÃO TRÁS NENHUM PROBLEMA, E SE VOCÊ ESTÁ ENGORDANDO, PARE DE COMER GORDURA E NÃO PONHA A CULPA APENAS NO REFRI!!!!

    Por ONEberto: Cacá, ninguém está colocando a culpa em uma marca específica. Aliás, nenhuma marca foi descrita pelo estudo. A conclusão do estudo sugere que o consumo excessivo das bebidas à base de cola é o que causa os sintomas indicados no texto (a fonte citada é confiável). Creio eu que, num grupo de pessoas que chegam a consumir 3 litros de refrigerante por dia, ficam claros os malefícios da bebida para o ser humano. Como já acostumamos ouvir: ‘aprecie com moderação’.

  8. Cacá disse:

    Completando…
    … não querendo defender a Coca, mas defendendo pois tudo o que falam não tem valor científico. A Coca é vandida ao redor do mundo durante quase 100 anos. Nunca deu problema a ninguém, só de um tempo pra cá, com os fast foods e revolução do automóvel (ninguém mais anda a pé, todo mundo é sedentário) é que o povo começou a engordar e tiveram que ter um bode expiatório, colocando a culpa na Coca! Então tiveram que criar a coca-light/diet/zero, para que essas pessoas ignorantes (ou seja, quase todo mundo, pois assim é a humanidade, sempre acreditando em qualquer merda) possam tomar seu refrigerantezinho diet e comer churrasco, doces,feijoada sem culpa nenhuma! Mas comer isto tomando coca normal é um absurdo, aí é que engorda mesmo!

  9. VF disse:

    Eu acredito que ela faz mal SIM!!!!
    Valew pelo post ONE!

  10. Daniel disse:

    Eu tomava muita Coca-cola antes, coisa de 1 litro por dia, diminui um poco a dose agora tento tomar so nos finais de semana.

    Tem dias que da até dor de cabeça. È so tomar que passa.. viciei 😀

  11. NelHaven disse:

    já me afetou….

  12. Felizardo disse:

    Somente para complementar a informação sobre os malefícios dos productos dietéticos a base de sacarina e ciclamato de sódio.

    O IDEC – instituto brasileiro de Defesa do Consumidor, elaborou a dose máxima recomendada para não ocorrer problemas futuros.

    “O ciclamato de sódio é aprovado em diversos países, mas não nos Estados Unidos. Uma das suspeitas é a de que a substância causaria tumores em ratos. Em 1985, novos estudos concluíram que o edulcorante não era cancerígeno, mas os EUA não o liberam, baseados em relatos de alterações de pressão sanguínea. O edulcorante seria responsável também por alterações genéticas e por atrofia testicular. Cinqüenta vezes mais doce que o açúcar, é contra-indicado para hipertensos e portadores de problemas renais.”

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/03/20/brasileiros_consomem_muito_adocante_mas_ignoram_seus_efeitos_1237404.html

  13. Everton disse:

    Momento nossa. . .

    . . .NNNNNNNNoooooooooooooooooOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOºººººººººººººººººººººººººººººººººOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOooooooooooooooooooooooossssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

  14. joao disse:

    esse Cacá é uma cáca mesmo!

  15. ka disse:

    não tomo essas porcarias mesmo.

  16. Pwns disse:

    Haha, olha o gordin defendendo o objeto de adoração dele.

  17. Yuri disse:

    3 litros de refrigerante…….até agua em excesso faz mau

  18. Capa disse:

    Se beber muito refrigerante cola a coisa fica dura??? Bem rígido???

  19. […] texto (a fonte citada é confiável). Creio eu que, num grupo de pessoas … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  20. Senhor Donizildo disse:

    eu nao acreditooooooooooo,porra, ajuda ate pra dar uns bahuam no banheiro,haha

  21. Jéssica disse:

    Acredito.Pois o metabolismo do ser humano, a natureza do homem, não suporta a quantidade de substâncias (produzidas em laborátorios) que o homem consome. Chega uma certa idade que o consumo de refrigerantes afetará nosso organismo, com diabetes,palisia, degradação dos musculos.

  22. italoema disse:

    eu acredito que tudo em excesso faz mal ,e o refrigerante nao escapa!!

  23. marilene disse:

    Olá
    Muito bom vc divulgar isto. Como eu faço para enviar esta página por email para meu filho? obrigada

  24. endim mawess disse:

    justamente agora que uma grande marca que fatura trilhões por dia ia anunciar no meu blog.

  25. kelvim disse:

    interessante npois a gente nao olha o lado negativo e sim o positivo…
    kkkl
    gostei…
    ….
    ….
    ….

  26. LULU disse:

    Gente, NOVE litros por dia?

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo
203