Publicidade

Publicidade
04/09/2009 - 01:03

As histórias reais por trás de fotos modificadas e históricas

Compartilhe: Twitter


Sabe aquela foto que você já viu várias vezes na mídia e te deixou chocado? Ela pode ser resultado de uma grande montagem e pouca gente sabe disso. A seguir, listamos algumas dessas imagens e as histórias por trás de cada uma delas.


A famosa fotografia de Robert Capa, tirada em 1936, retrata o que supostamente seria um soldado na Guerra Civil Espanhola, no exato momento da sua morte, ainda com a espingarda na mão. Eu disse “supostamente”, porque no livro “Shadows of Photograph”, um investigador espanhol chamado José Manuel Susperregui sugere que a foto é falsa. Segundo ele, a foto não foi tirada na cidade de Cerro Muranio, como foi originalmente pensado, mas fora da cidade de Espejo, a cerca de 35 km de distância. Pode ser uma pequena diferença, mas de acordo com Susperregui, essa é a prova de que a fotografia foi encenada, semelhante ao que ocorreu com uma outra série de fotos. (Link 1 | Link 2)


Esta brincadeira surgiu na internet algumas semanas depois do 11 de setembro. Embora a avaliação racional da imagem revele rapidamente as suas falhas (como o turista não poderia ouvir o avião? Como a câmera sobreviveria?), muita gente ainda confia que ela seja real. Dentre outras provas, o foto mostra o lado norte, mas o WTC foi atingido na parte sul. O horror do acontecimento, deu a imagem um enorme impacto emocional.


Numa mesma época, duas revistas fizeram versões diferentes de uma mesma foto. A capa da Time colocou o rosto de OJ Simpson mais escuro, embaçado e barba por fazer. Matt Mahurin, ilustrador da revista, disse que “queria torná-lo mais astuto e convincente”. (Link)


A capa da revista TV Guide, em agosto de 1989, apresentou uma foto da apresentadora Oprah Winfrey. A imagem foi modificada, colocando a cabeça de Oprah no corpo da atriz Ann-Margret, retirada de um anúncio publicitário de 1979. A montagem foi criada sem a permissão das duas, e só foi detectada por uma designer de moda, que reconheceu o vestido. (Link)


A famosa foto de George W. Bush segurando um livro de imagens de forma errada ajudou a promover a imagem de bobão. Mas a foto real, revelou que Bush estava segurando o livro corretamente. (Link)


Esta foto foi publicada pela primeira vez pela Reuters como sendo a imagem de uma mulher “morta sendo levada pelos soldados georgianos da cidade de Gori”. Curiosamente, a mulher “morta”, incrivelmente segura o braço da enfermeira. Mais tarde, o mesmo homem deitado ao lado dela, foi visto em posições diferentes. (Link 1 | Link 2)


Um exemplo claro de alteração e falsificação de fotografia vem dos comunistas russos. Pessoas indesejadas, os chamados “inimigos do povo”, não foram apenas mortos, mas também removidos das fotografias onde sua presença era indesejável. As fotografias foram alteradas com a intenção de mudar o passado. Trotski era um amigo próximo de Lenin, e compartilhou suas ideias sobre o estado comunista. Nestas fotos, ele pode ser visto junto com Lenin e depois foi eliminado.

A razão histórica para essa alteração é que, eventualmente, Stalin começou a ver Trotsky como uma ameaça e acabou sendo rotulado como “inimigo do povo”. Depois que ele foi deportado da União Soviética, em 1929, começou a criticar a liderança de Stalin, afirmando que a ditadura era exercida com base nos próprios interesses de Stalin, e não os do povo. Isso contribuiu substancialmente para a remoção de Trotsky de várias fotos históricas. (Link)


Em 2001, a foto começou a circular pela internet. Este falso flagrante foi criado pela fusão de duas imagens – uma de um helicóptero da Força Aérea em um exercício de treinamento em San Francisco e outra de um grande tubarão branco pulando para fora d’água na costa da África do Sul. (Link)

Já acessou o iG Jovem hoje?

Autor: - Categoria(s): Curiosidade Tags: , ,

Ver todas as notas

75 comentários para “As histórias reais por trás de fotos modificadas e históricas”

  1. Scofield says:

    Primeiroooooooooooo

  2. João says:

    legal..gostei

  3. Guilherme says:

    a ultima é ridicula de tao fake!
    a do bush eh muito fera!

    http://ultraseriados.blogspot.com/
    XD

  4. Alex says:

    pênis no ânus do primeiro!

    8===============D o@o

  5. Débora ( Maceio) says:

    A ultima foto e d+.

  6. LicO says:

    Varias e varios fatos da história não é como contam nos livros.

  7. Felipe says:

    E-farsas?

  8. DS says:

    Que parada mais imbecil essa história de “primeiro”!!!

    Pemba no rabo do primeiro!!!!!!

  9. Fábio says:

    O cara do avião lah poderia ser surdo , ele pode ter colocado a camera no timer .

  10. thayane says:

    era o tempo que uma imagem valia mais do que mil palavras nem nelas mais se pode acreditar U.U

  11. É bom desconfiar de tudo!!!!

  12. ary says:

    Essa do world trade center para quem acessa internet a mais tempo nem deu para colar porque já rolava faz tempo fotos desse cara onde ele fez um site que mostrava ele em vários pontos turísticos do mundo tipo muralha da china, torre eiffel e outros como se ele tivesse viajado por todos esses lugares mas que na realidade era tudo montagem e ele nunca viajou nada era até a mesma roupa, mesma mochila e mesma posição. Quando eu vi a foto reconheci na hora o cara.

  13. maconha says:

    o que é fake?

  14. olimpio jose says:

    Se vcs querem falar de fotos modificadas, vamos falar do fotoshop, pois muitos marmanjos “apreciam” fotos de mulheres espetaculares que na verdade são bastante comuns, a não ser pelo nome ou pelo seu alto QI (Quem iIndicou). Tenho Dito.

  15. eu says:

    Segundoooooooo

  16. 23x12 says:

    Pemba até as bolas no cú do primeiro.
    Ele quis ser o primeiro por não ter ninguem pra encoxar …
    So pra ser encoxado!!!

  17. says:

    fotoshop…foi “phoda”…..rs

  18. Fudencio says:

    todas podrezzz

  19. says:

    fotoshop…foi “phoda”……rs

  20. CICERO says:

    tal qual fizeram com a suposta ida do homem a Lua

  21. PREOCUPAÇÃO says:

    Vocês se divertem com isso????

    Já pensaram em quantos problemas isso pode causar????

    VAMOS PENSAR UM POUCO ????

  22. SE FOR VERDADE QUE NA FOTO ESTAR APARECENDO EU QUERIA SABER COMO FICOU AQUELE HOMEN QUE QUACE FOI ATACADO PELO TUBARÃO ? MAIS EU SO QUERO SABER A VERDADE ELE MOREU ? SE ELE MOREU 1.000 ABRAÇOS PARA TODOS DA FAMILIA DESSE HOMEN
    EU QUERO QUE TODOS DA FAMILIA AGORA TEM QUE EMFRETAR ESTE PLOBLEMA DE CABEÇAS ERGUIDAS 1.000ABRAÇOS E BEIJOSSSSSS (SÓ SE ELE MORREU)

  23. Gimar says:

    Montagem boa é aquele vídeo no Youtube do Serra dizendo que se pega gripe suína através do espiro dos porquinhos… imaginem, um ex ministro da saúde falando uma asneira dessas… é de rir!!! E se confirma a montagem pq a imprensa não deu atenção a isso e sabemos q a imprensa brasileira só fala a verdade!!! rsrsrs

  24. ze pistola says:

    pau no cú do 1º

  25. Debby says:

    pênis no ânus do primeiro!(2)

  26. ex marido da maira cardi says:

    o que importa é que o v ídeo da maíra cardi fazendo um basquetinho é verdadeiro…

  27. As fotos e notícias na internet estão cada vez menos idôneas.

  28. Vinicius says:

    Sinceramente, há algumas montagens grosseiras, O pessoal que se impressiona com qualquer coisa.
    A Imagem do Avião no WTC e a última do Tubarão, foram grotescas. Nota-se nitidamente que é uma montagem.

  29. Etevaldo says:

    Muito interessante mesmo como montagens podem ter a aparência de realidade e enganar os menos avisados. Por outro lado, fotos reais podem perder o crédito diante das falsificadas devido as pessoas pensarem que todas as fotos fantásticas são ilusórias. Como exemplo a de um tubarão ilustrada na foto de abertura do site. Se algum dia ocorrer algo semelhante à foto, as pessoas desacreditarão por achar que se trata de montagem!

  30. dunha says:

    rola no cú de geral!!!!

  31. gui gui says:

    até parece que o avião seria tão pequeno por estar tão perto do WTC!!!! claro q é ” FHOTO SHOP ”

    AHHH Bega na lamba do primeiro

  32. tatá says:

    Show de bola o ultimo…………………….Do caralho!!!!!!!!!!!!

  33. tatá says:

    Muito louco!

  34. Michel says:

    Aquela do WTC realmente fez muito sucesso quando circulou no inicio pela Web…mas matei a xarada na hora pois o ” mirante” do WTC não era assim com gradinha na altura do umbigo…mas um andar envidraçado todo fechado !!!

  35. fianna says:

    Não é por mal não mas eu acho que a montagem da foto do Bush é aquela que ele aparece segurando o livroo na posição certa hehehehehehe… ;^)

  36. frann says:

    sobre as fotos de pessoas socorrendo e sendo socorridas
    eles querem representar algo vivo que existe que é a morte ;

    ??? por quê não exemplificam em fotos reais …!!!????

  37. Rafael Pinheiro says:

    Como a maioria das fotos de mulheres e crianças Palestinas mortas durante os conflitos com Israel tbem eram montagens…e ninguem percebeu q era parte da propaganda árabe.

  38. Dinorah de Queiroz says:

    O mesmo se pode dizer daquelas fotos forjadas dos “campos de concentração” que os americanos e os russos montaram para inventar que os nazistas tinham matado judeus em massa.

    Hoje se sabe que a foto clássica da chaminé do forno crematório de Auschwitz foi montada para aparecer uma “fumacinha” subindo.

    As fotos que passam como sendo de judeus mortos eram tiradas da guerra civil russa de 1920/21 e outras calamidades

  39. Paula says:

    É assim que a mídia engana os trouxas, eu acho que o mundo é uma grande mentira, me parece que as pessoas só são felizes enganadas.

  40. Paula says:

    Já percebi até sonoplastia do choro de uma criança na Globo.

  41. MAVERICK ( Atletas do Bem) says:

    TREINAMENTO DE CORRIDA DE RUA AOS SÁBADOS NA USP EM SÃO PAULO.
    8705-0871
    a propósito as fotos são demais..muito bem feitas..principalmente a do 11 de setembro.

  42. Roberta says:

    Ótimo Olimpio…Como vc disse só troxa mesmo pra ficar excitado com mulher de revista…Os homens não valorizam as que tem em casa e acreditam nessas imagens , totalmente modificadas, qualquer uma obtem ótimos resultados. Acontece o mesmo com quem não pensa em supostas montagens como as que acabamos de ver.

  43. so eu says:

    eu vou enrrabar todos aqui

  44. eu says:

    pênis no ânus do Segundo..Também…..!

    8===============D o@o

  45. josh says:

    a tradução em relação ao O.J. Simpson está completamente errada, querido editor da matéria….Segundo vocês “Matt Mahurin, ilustrador da revista, disse que “queria torná-lo mais astuto e convincente””
    ERRADO. Na matéria original, de onde vocês copiaram esta matéria, estão escritos os adjetivos “darker” e “menacing”, que significam “mais escuro” e “ameaçador”, respectivamente. O que dá sentido a afirmação, inclusive….atenção!! muita gente lê essas coisas e depois sai repetindo por ai… Fazer isso é mais ou menos como fazer montagem nas fotos, só que com o texto das matérias.

  46. […] Texto: As histórias reais por trás de fotos modificadas e históricas […]

  47. bruno pezao says:

    essa do aviao se fosse real seria a mais punk………da hora demais. tem outra coisa tb………como essa nmaquina fotografica sairia ilesa dos escombros do predio ne.

  48. AJALA says:

    Legal o site com informações importantes.

    http://www.sosdireitoshumanos.org.br

  49. Luísa says:

    oddee?

  50. […] a noção do quanto estas podem ter sido editadas e modificadas a fim de gerar discussão. Confira neste link do buteco uma série de comprovações das diversas lendas criadas em cima dessas imagens. Veja mais:Os […]

  51. […] As histórias reais por trás de fotos modificadas e históricas […]

  52. […] e outra de um grande tubarão branco pulando para fora d’água na costa da África do Sul.Fonte: obutecodanetOque você achou desta matéria?(Não avaliado) Loading …  Recomendar […]

  53. Eric says:

    Ah muito bom, só um comentário sobre a foto do ‘WTC’ li faz tempo que o avião da foto não é o mesmo que se chocou com as Torres, parece ser um modelo mais antigo.

    Depois dê uma pesquisada sobre o assunto.

    Abração!

  54. fernando says:

    realmente a tradução da matéria ta errada para o caso do OJ, até pq “sombrio” e “ameaçador” fazem mais sentido q astuto e convicente

    e agora eu entendi a piada do filme Bruno qndo ele fala que vai colocar um nome tipicamente negro no seu filho (OJ) e a platéia sai dando porrada.
    lol

  55. Pat says:

    Muito interessante, mas eu fiquei curiosa pra saber como eles faziam antigamente, longe da era digital e do photoshop, pra alterar as fotos e tirar pessoas sem que ninguem percebesse…

  56. Priscila Oliveira says:

    Post muito bom!

  57. Natália says:

    Essa gente ainda tem tempo pra fazer toda essas palhaçadas com as fotos. gostei muito daqui, abraços!

  58. Rick says:

    Humberto, essa foto do Stalin no palanque já foi comprovada que não é montagem e sim tirada em segudos distintos, perceba a movimentação em volta e a posição dele, são parecidas, porém diferentes. Mas a similaridade das fotos acontece por que a camera deveria estar fixa. Ou seja, Trotski provavelmente desceu do palanque no momento da segunda foto.

    parabéns pelo blog e grande abraço.

  59. Otis_Keener says:

    and if you don’t know english, don’t click in the links.

  60. Joana says:

    que brisa as histórias…amei o post!

  61. João Ricardo B. Rios says:

    Texto copiado quase que na integra do site Oddee

    http://www.oddee.com/item_96803.aspx

    Cite suas fontes!

  62. Roger says:

    Fiz um link à sua página sendo que publiquei um artigo sobre fotos modificadas. Achei sua página ótima no assunto.

  63. […] Fábrica de jogos. Game: Crazy Penguin Catapult. Dica: Rogério Morgado para o 8º CQC. Foto: Histórias reais por trás das montagens. Vídeo: Comercial proibido da WWF. Game: Ragdoll Cannon. Lista: 20 frases inesquecíveis do […]

  64. legal pra kem gosta

  65. priscila says:

    legal.a última me impressionou

  66. pablo says:

    voces sau um bando de vagabundo

  67. pablo says:

    apaga aquilo voces sao de mais ksksksksksksks

  68. We still cannot quite believe that Really should have refused come to be those checking important points available on your blog post. His dad and that i are sincerely thankful for your special generosity plus for giving me possibility pursue our chosen profession path. Happy information and facts I had away from your web-site.

  69. I think this is among the most significant information for me. And i am glad reading your article. But wanna remark on few general things, The web site style is perfect, the articles is really great : D. Good job, cheers

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo