iG

Publicidade

Publicidade
23/11/2009 - 00:03

As origens de 11 superstições muito conhecidas

Compartilhe: Twitter

A grande maioria dos supersticiosos sequer conhece a origem destes hábitos. Boa parte deles são muito antigos e com significados bastante estranhos. Conheça a origem de 11 destas famosas superstições.

1. Gato preto
Embora vários países tenham o gato preto como sinal de má sorte, não é uma regra. No Egito, por exemplo, todos os gatos são considerados sortudos e até mesmo sagrados. Nosso medo moderno por gatos pretos pode ter origem na Idade Média, quando acreditava-se que uma bruxa poderia assumir a forma de um gato preto.

.

.


2. Quebrar espelho
A crença de que você vai ter má sorte nos próximos sete anos, se quebrar um espelho, é atribuída aos romanos, que foram os pioneiros na criação de espelhos de vidro. Mas há muitas culturas, incluindo a grega, chinesa, africana e indiana, que acreditam que o espelho tinha o poder de confiscar parte da alma do usuário. Se o espelho fosse quebrado, a alma da pessoa iria ficar presa dentro dele.

.

.


3. Passar por baixo de uma escada
Por uma questão de segurança, faz sentido não passar por baixo de uma escada, mas a superstição desaconselha por outras razões. A escada aberta forma um triângulo, que simboliza a Santíssima Trindade, e entrar nela é um sinal de má sorte.

.

.


4. Sal sobre o ombro esquerdo
A crença diz que você deve atirar uma pitada de sal sobre o ombro esquerdo para livrar-se de má sorte. A lenda diz que o diabo está sempre de pé atrás de nós, assim que joga sal para trás, acerta seus olhos.

.

.


5. Guarda-chuva dentro de casa
Segundo a superstição, a má sorte vai chover sobre você, se você abrir um guarda-chuva dentro de casa. Uma explicação vem da época em que guarda-chuvas eram usados como proteção contra o sol. Abrir dentro de casa, era considerado um insulto ao deus sol. Outra teoria: um guarda-chuva protege contra as tempestades da vida, assim, abrindo-o em sua casa, acaba insultando os espíritos guardiães, levando-os a deixá-la desprotegida.

.

.


6. Dizer “Deus te abençoe” após um espirro
Considerada uma resposta educada a um espirro, a frase “Deus te abençoe” é atribuída ao Papa Gregório Magno, que dizia para as pessoas que espirravam durante uma peste bubônica. Segundo a lenda, além de proteger contra a propagação da doença, a “benção” de alguém depois do espirro evita que a alma escape do corpo durante um espirro. Portanto, dizer “Deus te abençoe” era uma forma de acolher a pessoa de volta a vida.

.

.


7. Carregando um pé de coelho
A superstição, nascida no século VII aC, dizia que o coelho era considerado um talismã. Seu pé (ou pata) traseiro foi a maneira mais fácil de se beneficiar da sorte do animal. Além disso, os chineses o consideram como um símbolo de prosperidade. Algumas culturas acreditam que o pé de coelho ajuda a promover a reprodução, aumentando as chances de engravidar.

.

.


8. Bater na madeira
Pensa-se que a expressão vem da antiga crença de que bons espíritos viviam em árvores, por isso, batendo na madeira, a pessoa acaba convidando os espíritos para protegê-la.

.

.


9. Cruzar os dedos
É um sinal quase universal, mas há muitas teorias sobre sua origem. Uma delas conta que, quando o cristianismo era ilegal, cruzar os dedos era uma forma secreta para os cristãos reconhecerem uns aos outros. Outra é que, durante a Guerra dos Cem Anos, um arqueiro cruzava os dedos para rezar pela sorte, antes de atirar. Uma outra teoria, mais antiga ainda, conta que os dedos cruzados foram usados como um gesto para afastar as bruxas e outros espíritos malignos.

.

.


10. Ferradura
Existem várias teorias. Uma delas diz que as bruxas em vassouras tinham medo de cavalos. A ferradura na porta sempre as assustava.

.

.


11. Trevo
A lenda diz que, quando Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, Eva levou um trevo de quatro folhas, como lembrança de seus dias no Paraíso.

Já acessou o iG Jovem hoje?

Autor: - Categoria(s): Curiosidade Tags: , ,

Ver todas as notas

175 comentários para “As origens de 11 superstições muito conhecidas”

  1. Brunao disse:

    nunca acreditei nesse tipo de superstição

  2. Mariana disse:

    Tadinhos dos coelhinhos

  3. Steph disse:

    nossa, muito interessante! amoo seu blog ;) parabens!

  4. Paola disse:

    Desses todos, confesso que até hoje não passo embaixo de escada hehehe. Agora, gato preto tenho 2. Até mais^^

  5. [...] This post was mentioned on Twitter by Melhores Blogs, Tiago Camargo. Tiago Camargo said: as origens das superstições… http://obutecodanet.ig.com.br//2009/11/23/as-origens-de-11-supersticoes-muito-conhecidas/ [...]

  6. Rafael disse:

    se pé de coelho desse sorte, o coelho não perderia o pé…

  7. frequentadora n°1000 disse:

    Explicações fracas.

  8. Bauer disse:

    Pois é…
    pura tolice acreditar nessas coisas!

  9. raphael disse:

    é, varios simbolos de má e boa sorte, mas pé de coelho só dá sorte para quem tem, pq para o coelho nao dá nao… :-D , agora, é um assunto interessante…, se nao me engano, uma vez a mundo estranho colocou varias origens para esses assuntos a algum tempo.. :-)

  10. Ada disse:

    O coelho não tem sorte, senão não pegariam o pezinho dele. Já a sorte do trevo de 4 folhas consiste em achá-lo: como é raro, é uma sorte achar hehehe

  11. Willyan História disse:

    vi uma outra explicação quanto a quebrar espelhos:
    na Idade Média espelhos só tinha quem era muito abastado e se na hora da limpeza o servo o quebrasse tava fudido, por isso disseminou-se essa supertição entre os vassalos..

  12. Xinxas disse:

    Rapaz, se ferradura desse sorte, burro e cavalo não puxavam carroça.

  13. Mario disse:

    entao eu sou o cara mais sortudo do planeta… na minha casa tem um vaso só com trevos de 4 folhas =P

    • Geovane disse:

      Mentira… Eu num acredito, deve ser de plástico ¬¬

      • Mario disse:

        ñ, eh verdade… minha mãe ganhou um vaso com trevos naturais mesmo ^^ a supertição é encontrar um trevo de 4 num grupo de 3… mas isso td eh bobagem =P

  14. Adorei! É sempre bom saber um pouco mais a origem das coisas!!!!

  15. EU disse:

    Também conheço outras explicações p/ algumas destas superstições. Qnto ao espelho, bons espelhos sempre foram mto caros, então p/ fazer com q as pessoas tomassem cuidado ao mexerem neles inventaram q quebra-lo traria má sorte, como disse o willyan. Até hoje bons espelhos ainda são to caros, talvez, por isso, essa superstição ainda exista. Já qnto ao trevo, como o própiro nome diz, o normal é que tenha 3 folhas, sendo q o de 4 folhas é mto raro, por isso dizem q dá sorte, como disse a Ada. É isso aí…

  16. DANILO disse:

    tudo balela,besteira,baboseira….

  17. letícia disse:

    pobres coelhos ‘-’

  18. Annie disse:

    Muito bom – chineses, sempre inventando uma ladainha pra torturar os animais – Detesto a china XD ‘ , que interessante o do bater na madeira ^^ muito bom !

  19. juleenha disse:

    diziam que guarda-chuva dentro de casa tu ficaria pequeno ._.

  20. Nati disse:

    Ahhh faltou a do chinelo virado pra baixoo!! hahahha

  21. LunnaH disse:

    Faltou a brincadeira de um passar por baixo de outro, mainha diz que não crescia mais se brincasse assim.

  22. victor disse:

    Nunca fui ligado a superstições principalmente criadas pela igreja que foi bem violenta e opressora numa época de muitas ignorancias por parte da mente humana

    Adoro preto, adoro sexta-feira 13, quebro espelhos sem o menor remorço, passava muito por debaixo de pessoas naquelas brincadeiras de crianças.

    Religião, pode nos salvar e também nos manipular, não só a católica mais outras entre mil.

  23. vinihcius disse:

    Eu tbm não acreditu nessas superstições, mas a minha mãe sim e quanto mais próximo os parentes da idade média de qualquer família mais forte é…

    Idade média… unpff

  24. Nando disse:

    Ei Humberto, soh uma observação, o coelho por ser um animal possui patas e nao pés.

    • Liane disse:

      Nando, faço veterinária e anatomicamente falando, nos membros pélvicos o q se têm são pés e nos torácicos, mãos. Não importa se é coelho ou humano.
      Pesquise antes de corrigir (Y)

      • rafinha disse:

        mandou bem doutora veterinária.

      • Pedro C. da Silva disse:

        Liane, desculpe a interferência mas o coelho realmente não tem pés e nem mãos e sim patas trazeiras e dianteiras. A disposição anatomica dos pés e mãos são completammente diferentes das patas (vascular, muscular e nervosa) os termos pés e mãos são usados para bipedes (aves, humanos, símios, etc.) e patas para quadrupedes (coelhos, cavalos, cães, etc.). Todos os bipedes, com exeção das aves, tem um sistema vascular na planta dos pés que ao caminhar ajuda e muito o bombeamento sanguínio, aliviando assim o trabalho do coração. bjs!!

      • Nando disse:

        Nossa não li isso…

        Essa tua faculdade deve ser uma “pagou-passou” né…

        Ou então vc é daquelas que vai na aula pra dormir e acorda achando que sabe tudo…

  25. Lucas disse:

    8. Bater na madeira
    Pensa-se que a expressão vem da antiga crença de que bons espíritos viviam em árvores, por isso, batendo na madeira, a pessoa convida os espíritos para protegê-la

    na verdade, essa crença é um espólio do povo romano, que acreditava que quando um familiar (que habitasse a mesma casa) morria, o seu espírito se tornava o guardião do lar e a forma de chamá-lo, para defender os familiares vivos de um mal-presságio, era batendo na madeira.

  26. [...] quanto à superstições (Texto + [...]

  27. Netto disse:

    As pessoas depositam tanto a sua Fé em supertição e acabam se esquecendo de Deus. Pra mim tudo isso de supertição é uma perca de tempo que não tem nenhum fundamento. Deus os abençoem.

  28. junior disse:

    faltou o que se varrer os pes nao se casa

  29. ZILDA disse:

    DIZEM QUE SE VARRER OS PÉS NAO SE CASAM ,O MEU EU MESMA VIVIA VARRENDO QUANDO APRENDI A USAR A VASSOURA RSRSR E JÁ ESTOU CASADA A 10 ANOS.

  30. José Benedicto disse:

    Pé de coelho dá sorte? E o que aconteceu ao coelho?

  31. Amarildo disse:

    Ouvi os mais velhos sempre comentar que quando passavamos a vassoura sobre o pé não realizaria casamento… têm alguma coisa pra comentar a respeito dessa supertição?

  32. Dinho disse:

    Se pé de coelho desse sorte o pobre do coelho naum teria perdido o dele.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • tafarofa disse:

      Vc é daqueles caras que qnd vai escrever uma redação usa a folha e ainda precisa de umas 5 mesas né?

  33. Valdir do Carmo disse:

    Muito legal o tema. Nem cabe discutir a validade de crendices e quem acredita ou não. O importante é a leveza do assunto e o resgate de pensamentos que durante muito tempo permeou a humanidade. São muitas as superstições e você pode lembrar de outras. Vale a pena como relax!

  34. francisco amorim disse:

    em nossa cultura as supertições fazem parte hoje do folclore e a grande maioria dos jovens as vêm apenas como isso, folclore.

  35. francisco disse:

    religiao ou muleta, o medo do desconhecido do escuro da solidao nos faz crer em varias coisas, durante a evolução criamos nossos medos a religiao a fe em varios deuses a fé em um deus só, tudo isso faz parte da evolução, somos o unico animal que tem a consciencia da morte e disso temos muito medo.
    vida apos a morte, deus, buda, macumba,superstições, faz parte dessa raça (humanos) que se destacou muito rapidamente das outras, más não nos libertamos das necessidades animal. urinar, defecar, adoecer, lutar, trair, matar, roubar,envelhecer,morrer…etc todos os animais passam por essas etapas, a morte é a pior de todas daí nossos medos e que medo.

  36. Jorge disse:

    Ainda bem que não sou supersticioso: dá azar.

  37. rafinha disse:

    COMO MUITOS DISSERAM, O IMPORTANTE NÃO É ACREDITAR NISSO, MAS A INFORMAÇÃO SOBRE A ORIGEM DESTES SÍMBOLOS.
    É COMO NÃO ACREDITAR NUM POLÍTICO DIZENDO QUE NÃO ROUBA DINHEIRO PÚBLICO, MAS INVESTIGAR PRA SABER A VERDADE SOBRE ESTE “MITO”, HEHEH

  38. Trevo disse:

    Acho que a Eva gostou do que fez com o Adão.
    Pra levar lembranças…

  39. ruy disse:

    São tantas crendiçes,o que acreditar,o que pensar,se eu nem era nascido quando inventaram tudo isso.O importante é saber vivere não ter medo da vida.

  40. Ricardo Bellanda disse:

    mesmo sendo folclore ou “cultura”, são crendices que nascem da falta de ter no que acreditar. Em nome da “cultura” e tradição alguns povos fazem coisas estúpidas demais!!
    as superstições parecem coisas bobinhas, mas no fundo, são uma forma de desviar nossa atenção daquele que nos criou e que merece toda nossa confiança e fé. Que Deus te abençõe e te guarde de todo mal, creia nisso!

    • MORENA disse:

      Apesar de “usar” algumas dessas supertições; acredito sempre em nosso Pai. Só ele sabe o que é o melhor para nós. Tenha um bom dia.

      Mairla Pinho.

  41. ruy disse:

    Isso é tudo crendiçe,o importante saber viver e não ter medo da vida e acreditar sim,que tudo vai dar certo OKkkkkkkk!!!

  42. sula disse:

    Há um ditado chinês que diz : ” O Homem crê porque teme não crer”…..é por aí….o desconhecido sempre faz com que nos apeguemos em religiões, pois tememos a morte e depois dela nada existir…

  43. Hulk disse:

    Bom dia.
    Quero saber se existe algum site onde possa encontrar sobre supertições.

  44. XPD disse:

    Uma pergunta…

    Porque TREVO se ele tem 4 folhas???? o.O

    • leila disse:

      nada a ver sua pergunta,so por a palavra lembra tres e nao quatro?

    • Alguém disse:

      Ôh seu XPD : por que TREVO se ele tem 4 folhas ???? Ora essa , porque QUAVO é muito feito !!! A palavra TREVO ( mesmo tendo 4 folhas ) é mais bonita !!!

  45. jacqueline de souza barros disse:

    Adorei! hahahahahaha!!!!!!!!!
    Quer dizer que se o coelho tivesse sorte não teria ficado sem os pés?
    AMEEEEEEEEEEI
    É isso aí! curiosidade é pra ler!
    Se quiser aprofundar, pesquise!
    Se quiser discutir faça uma monografia!
    Que povo chato, sem humor, ou pelo menos o bom Humor!

  46. Marcelo Villani disse:

    Jo non creio en brujas, pero que las hay, hay…

  47. Oliveira disse:

    Estou com a Sula. É uma necessidade intrínseca ao ser humano a de acreditar em algo divino. Afinal é bem confortável tranferir as nossas responbilidades.

  48. New disse:

    Eu tenho medo de bruxa….

    Cada vez que vejo a Marizona Boca de Caçapa, muié do apedeuta etílico lula, faço o sinal da cruz 3 vezes.

  49. Abreu disse:

    SPERTIÇÕES

  50. stella disse:

    XPD o trevo normalmente tem 3 folhas, é muito raro vc encontrar com 4 folhas porisso fala-se em sorte

  51. Ricardo Bellanda disse:

    (II Timóteo 4:3) – Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme os seus próprios desejos;
    (II Timóteo 4:4) – E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

    …. parece que esse tempo chegou.

    • Luiz disse:

      Vc. tem razão o Agnaldo sabe das coisas….

    • Ateu disse:

      Ôh seu Ricardo Bellanda :

      1 – antes de falar em Deus tenta provar Cientificamente que ele existe [ até hoje ninguém jamais conseguiu provar cientificamente a existencia nem de Deus , nem do Diabo , nem de espírito e nem de nenhuma dessas coisas ] !!!

      2 – Leia a Bíblia inteira e veja você mesmo que não há razão nenhuma pra crer nisso , só o que tem de contradições e de absurdos acaba com a fé das pessoas de bom senso !!!

      3 – Sã doutrina ??? Áh , com razão não suportam !!! Leia a Bíblia e veja o quanto de pessoas foram assassinadas em nome de Deus e muitas por ordem desse Deus !!! [ eu mesmo poderia citar todos os textos da Bíblia com esses absurdos e contradições , só não cito porque não tenho tempo , teria que ficar aqui o dia inteiro ]

      4 – Pior do que acreditar em superstições é acreditar nesse Deus malígno que deixa milhões de pessoas morrerem de fome , deixa milhões na pobreza , na miséria , vítmas de todos os tipos de violências , 90% ou mais da Humanidade está no caos !!! E cadê esse Deus que não ajuda essas pessoas ??? As que mais precisam !!!

      5 – Coitado daquele que crer nesse Deus , está perdendo o seu tempo !!!

      • Débora ( Maceio) disse:

        Cara tu e muito idiota, deicha de ser besta.

        Eu creio em DEUS e nem por isso estou perdendo meu tempo. Agora vc sim está perdendo seu tempo escrevendo merda.

      • meu caro “Ateu”,

        Ninguém precisa provar a existência de Deus para que Ele exista. Isso não vai mudar nada. Ele simplesmente existe, nos ama e deseja se relacionar conosco, mas somente se nós permitirmos.

        Agora, difícil mesmo é acreditar em outras “teorias” que “explicam” a criação do mundo, vc cosegue prová-las?
        Acreditar na bondade de Deus e na salvação é algo pessoal, que acontece de dentro para fora. É obra do Espírito Santo e pela fé. Não tenho pretenção de fazer isso.

        Sobre a sua interpretação bíblica, vc está equivocado.
        Deus não é mau. Ele é amor e justiça. Quem se volta para Ele é abençoado e feliz, mas quem se rebela contra o seu criador colhe os frutos dessa rebeldia.

        Se vc estudar um pouco a Bíblia verá estamos vivendo a última geração sobre a face da terra. Não precisa ser muito inteligente para ver que a Bíblia está se cumprindo.
        Jesus virá novamente buscar o seu povo, aqueles que foram fieis a Ele, e que viveram uma vida compromissada com a Sua Palavra. Ainda existe tempo…

        Creia vc ou não.

  52. antonio cuiabano disse:

    uma merda,superticao e coiza de besta

  53. Edilson Cesar Silveira disse:

    Cultura não ocupa espaço !

  54. Hermeto disse:

    Legal, eu gosto muito de aprender e achei que a matéria foi bastante esclarecedora, Obrigado ao autor que nos proporciona um ganho de sabedoria com artigos deste tipo.

  55. pooo fala sério…ler e saber td bem…temos q saber de tudo…mas, acreditar…espero q tds pensem assim…porém, sei q isso tb é crendice minha…afinal tem muita gente q acredita em salvação e paga, as vezes da tudo q tem para obte-la, são, dízimos, ofertas etc etc…loucura, pessoal alienado e ignorante q acredita em historias do tio janjão…mas, o q seria do esperto se não fosse o otário??? Eu..??? morro de rir e não acho graça…bom dia galera…

  56. LEVINO disse:

    SE TOMARMOS UM COPO D’AGUA ACREDITANDO QUE ELE VAI NOS FAZER BEM OU MAL, É EXATAMENTE ISSO QUE ELE VAI NOS FAZER. MAS NA VERDADE ELE SERVE APENAS PARA HIDRATAR NOSSO CORPO.

  57. Américo disse:

    A verdadeira razão de se proibir guarda-chuva aberto em casa, deve-se ao fato de que, no passado, quando um católico estava moribundo, vinha à sua casa o padre com a comunhão sob um pálio, que era uma cobertura de tecido, como ato de respeito ao sagrado. Abrir-se guarda-chuva em casa, evocaria este fato, chmando-se a isso de mau agoro.

  58. gui disse:

    Tão ruim que nem consegui ler até o último.

  59. valeria miranda disse:

    concordo com o ricardo
    temos que crer no que deu a vida por nos JESUS o restante é fabula

  60. Rafael Fernandes disse:

    Tudo isso é coisa de um passado bem distante, e que cada vez tem menos espaço no mundo atual. Certas coisas são mesmo crendices, até mesmo alguns tipos de cultos, como exemplo os orixas e outros. Se macumba desse certo, campeonato baiano terminaria sempre empatado, e seus times seriam melhores. kkkkkkkkk

  61. EMC disse:

    Pesnei q a Eva tinha usado o trevo como tapa-sexo, acho até qu foi dai a mulatas do carnaval copiaram. Ja imaginaram o sexo tapado com uma filha dessas em plena avenida ? iria ser o caus !!! kkkkkkkk com tanto sexo tamanno familia.

  62. vitor disse:

    Eu vi muitas pessoas dizendo que não acredita em supertição,mas eu divido que não faça uma fezinha na mega que passe debaixo de escada entre outras supertições!
    vocês fazem?
    Eu duvido!

  63. MANOEL MESSIAS TOLEDO disse:

    POBRE DE ESPÍRITO É AQUELE QUE ACREDITA NESSAS ABERRAÇÕES ESTAPAFÚRDIAS E GROTESCAS.
    ACREDITAR NESSAS ASNEIRAS É NEGAR QUE DEUS ATUA EM SUA VIDA.

  64. Uma surpertição é aquela, que TRAZ FELICIDADE se voce conseguir esconder o sapato de sua sogra numa sexta-feira, dizem ser muito bom.
    Só se for por isso, pois a velha descalça jamais viría lhe encher o saco, e numa sexta-feira sería a garantia de um final de semana em paz.

  65. na verdade a matéria em questão deveria publicar não 11 origens de superstições, mas treze origens…kkkkkkkkkkkkkk
    abraço, galera..

  66. Marco disse:

    Esperava mais das explicações…

    Mas vindo do IG, pode se esperar tudo…

  67. o Rafael falou de orixás e eu concordo plenamente,mas não podemos esquecer as crendices atribuidas ao evangélico q paga e caro, pelo azeite p abençoar, terra num potezinho q veio de Israel, culto da prosperidade etc, etc…esse pessoal poderia experimentar trabalhar e estudar para ter prosperidade…estamos no seculo 21…acreditem…cuidado c a mula sem cabeça e o saci pererê… abraço galera

  68. EMC disse:

    Sobre a ferradura eu pensava que o cavalo tinha dado um coice tão forte na porte q a ela havia ficado presa lá.

  69. valmir disse:

    MAtéria interessante,que poderia ser mais aprofundada.

  70. edgar disse:

    manoel messias toledo…

    estapafurdia é acreditar em um deus que fica te vigiando 24h por dia.

    Se ele realmente existisse, acho que teria coisa melhor pra fazer. Pobre daquele que acredita em um “deus” que deixa 95% da população da terra em desgraça e miséria.

    Mais fácil acreditar no Diabo a deus.

  71. TOLEDO disse:

    NÃO TEM NENHUMA SUPERSTIÇÃO PARA FAZER COM QUE O MEU MENGÃO SEJA CAMPEÃO?
    PARMERA JÁ FOI, SPFC SÓ RODEANDO, SANTOS QUASE VAI PRA 2a. CURINTIA JOGOU A TOALHA E O SABONETE PRECOCEMENTE.

  72. Kiko disse:

    rárárá!!!

  73. EMC disse:

    ** BOA ** esqueceram de explicar como surgiu esconder a vassoura atraz da porta pra visita ir embora, se esconde a vassoura e a visita é sua sogra como ela vai embora sem seu meio de transporte kkkkkkkkkkkkkkkkk

  74. roseli joanna disse:

    Concordo com Valmir, quanto ao aprofundamento da matéria, até por que algumas das supertições mencionadas tem origens bem mais antigas que as referidas, e outra: Eva tapava o sexo com folha de parreira!!

  75. Edir Macedo disse:

    Se vcs que estão escrevendo asneiras, não depositarem o dízimo de 10% de seus salários em minha conta na IURD, vou pinchar uma mardição danada, tá?

  76. edgar disse:

    Alias, se eu morrer e quero mesmo ir pro inferno.

    Ficar na paz pela eternidade? eu gosto e de Mulher, bebida, jogatina, cigarro… e sexo…

    cada uma.

    Viva os inferninhos da vida.

    • ADOLFO GOMES disse:

      Pô cara você entendeu o espirito da coisa, realmente temos que ter esta visão escrachada e bem humorada de comentar esse tipo de assunto que alias é muito legal.

  77. ADOLFO GOMES disse:

    Crendices faz parte da sabedoria popular através dos séculos, infelizmente com a modernidade estas delicias estejam desaparecendo. A sorte depende da visão de cada um. Pé de coelho por exemplo deve ser a TREVA, para o dito cujo, pois significa sua morte, ou no minimo mutilação. Viva a cultura popular.

  78. Ed Souza disse:

    Não estão todas certas,o autor poderia ter pesquisado melhor.

  79. Professor Marco Delgado disse:

    Acho que a cultura deve ser preservada. As informações contidas aqui são de grande valor cultural. Como as gerações passadas não tinham a tecnologia que temos hoje poderiam explicar o inesplicavel? O legal são as respostas cada uma mais criativa que a outra. Tudo tem um fundo de verdade e de criatividade. Não podemos condenar e nem criticar o que não conhecemos. Um bom exemplo disto é a fé. Você acredita em Deus? Não há evidencias. Mas claro que há!! diria você seu incredulo que ri e debocha da cultura dos nossos antepassados. Claro que Deus existe e devemos respeitar as supestições, com um pitada de desconfiança.
    DEUS EXISTE!!!! No coração daqueles que amam de verdade!!!

  80. Paulino disse:

    zzz

  81. edgar disse:

    Porque todo mundo que acredita em deus, quer impor isso?

    COM CAIXA ALTA e afirmação contundente.

    Essa é a cara do cristianismo. Acredite ou morra. acredite ou seja torturada até a morte sua bruxa.

    Acredite ou vá para a fogueira.

    Acredite ou vá para o inferno.

    Acredite ou vá para o purgatório.

    hahahaha… eu acredito em mim.

  82. Elcy disse:

    Super interessante! A maior parte dos superticiosos adota uma superticao sem saber o significado e a origem delas. Uma vez que a pessoa passe a acreditar naquilo, a superticao se torna uma verdade para o individuo e comeca a ter consequencias reais. Eu era uma dessas pessoas e so’ parei de ser superticiosa depois que eu passei a questionar o porque de cada superticao que eu tinha. Em resumo, a superticao e’ uma auto sugestao e pode ter boas ou ma’s consequencias.

  83. Ricardo disse:

    Oque faço???????
    Ontém na rua ia começar a chover e antes de sair de casa abri o guarda-chuva que quebrou o espelho, com medo, saí correndo dela e na porta havia uma escada a qual passei por baixo logo depois tropecei e rolei enfrente a um gato preto.

  84. Doremberg Moura de Sá disse:

    Muito importante a matéria sobre lendas,parabéns pois so temos a aprender sobre coisas do passado.
    Nota 1000 pra tudo isso.

  85. Jose Wellington disse:

    Respeito todos os comentários pq sou um democrata e vivo em um pais com regime presidencialista e democrático.! Agora a fé: É o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.!Hb 11-1. Deus é real gente, Ele é uma pessoa só ñ tem forma física, mas Ele existe. Supertições são coisas inventadas por pessoas como nós, mas essas estavam com dificuldades momentâneas psicológicas e devida a fé natural, creram em uma coisa duvidosa. JESUS é a minha sorte.! Ele próprio se fez carne e habitou entre nós! Jo.1.1. Fiquem com O Divino e Maravilhoso Espírito Santo.

  86. SMA disse:

    Para quem não conhece verdadeiramente Deus é mais
    facil acreditar em coisas materias. Deus é como o vento, vc não ve mas pode sentir…

  87. a disse:

    aaaaahhhh…. que sono…

  88. Valdir disse:

    quanta bobagem rsrsrsrsr

    • B. Flaviano - Cuiabá -MT disse:

      Superstição não é bobagem, é coisa séria que pode afetar
      a realidade do indivíduo que a carrega. É, portanto, insegurança, medo do futuro, deslumbramento por uma
      ideia crianda não se sabe onde, nem quem tem a chave do seu real significado. O portador apenas se prende às vantagens do benefício imediato que supõe alcançar.
      A fé nisso, quando exagerada, necessita ajuda imediata.

  89. jenny disse:

    bha achei muito legal isso,minho vo vive falando essas coisas mas duvido q saiba o significado, isso é coisa d gente antigo, nao acredito naun

  90. Fernando disse:

    “Creia no Senhor Jesus Cristo e serão salvos você e os de sua casa”
    ( Livro de Atos capítulo 16.31)

  91. José disse:

    edgar; não diga mais nada! Voce é completamente ignorante um verdadeiro idiota, um boçal…
    Sabe, alem de lhe recomendar muita leitura, recomendo tambem um psicologo, voce deve ter traumas terriveis.

  92. Junior disse:

    Quaaaaaaaanta babaquice acreditar nessas idiotices!

  93. Mário Z. disse:

    Algumas curiosidades não citadas na matéria:

    Bater em madeira de espécies ameaçadas de extinção dá sete anos de azar. Ou mais, dependendo do tempo que a árvore leva para crescer.

    Votar em político ruim dá de quatro a oito anos de azar, mas há quem diga que o malefício dura bem mais tempo.

    À falta de sal, você pode jogar para trás Ajinomoto ou farinha de rosca.

    A superstição do pé de coelho foi na verdade inventada por Hugh Hefner, que depois de aproveitar as orelhas do bichinho não sabia o que fazer com o resto.

    A superstição do gato preto acaba de ser revogada com base na Lei Afonso Arinos.

  94. Mila disse:

    Mário, adorei seu comentário!! =D
    SMA Fernando e José…o ser humano que n questiona e se satisfaz em seguir tudo que lhe é imposto, é o mais ignorante e obtuso de todos…
    Concordo com vc Edgar e viva o acelerador de partículas o/

  95. José disse:

    Mila
    Espero que a ciencia não cause traumas a voce, assim como a religião causou em edgar…
    Afinal, a ciencia da qual voce tambem não deve ter muito conhecimento, impõe hoje bem mais que a religião na idade média.
    Tenha Fé naquilo que quizer sem imposição nenhuma nem de nada.
    E quanto ao acelerador de particulas…
    …abaixo a mortalidade infantil!

  96. Sarah disse:

    Gostei, é interessante saber disso.

  97. Mila disse:

    José
    ”Afinal, a ciencia da qual voce tambem não deve ter muito conhecimento, impõe hoje bem mais que a religião na idade média.”
    Pelo que vc escreveu a falta de conhecimento pertence a você, certo? Porque a ciência não mata pessoas que são contra seus experimentos, que por coincidência era extamente o que a igreja fazia na idade média, matava a todos que se negavam a obrigatoriedade das suas normas impostas e outra a religião impede muitos avanços atuais da ciência que poderiam salvar muitas vidas, ou seja, continua matando mas indiretamente, isso sim é um trauma na minha opinião…mas seja feliz com a sua opção, pq eu sou e muito com a minha…cada um com a sua limitação intelectual e espiritual =)
    abs o/

  98. Anon disse:

    Bando de iludido u.u
    Isso non ecziste!

  99. Eu disse:

    Faltou esse detalhe : o trevo de 4 folhas , uma das explicações para essa crença é porque era ( e ainda é ) raro encontrar trevo de 4 folhas , ou seja : só o fato de alguém achar um trevo de 4 folhas seria sinal de muita sorte .

  100. Jessy disse:

    sobre os espelhos eu já ouvi outras coisas.

  101. Juuuuu disse:

    KKKKKKKKKKKKK” Euu Ameii dahooriinha! ~~

  102. TOTAL ALIEN disse:

    APENAS AS PESSOAS TAPADAS E ATRASADAS ACREDITAM EM SUPERTIÇÕES !

  103. TOTAL ALIEN disse:

    SÓ TONTICE !!!

  104. TOTAL ALIEN disse:

    SÓ TONTICE !!!

  105. TOTAL ALIEN disse:

    SÓ TONTICE !!!

  106. Vegetariano disse:

    Éh , muitos falaram dos coelhos que são mortos pra usarem o seu pé como amuleto , porém eu tenho certeza de que todos esses aí comem carne , carne de peixes , aves , porcos , boi , e até de cavalo , e outros animais que são assassinado pra alimentar humanos !!! E disso aí ninguém falou nada , ninguém condenou , nem criticou !!! Os Judeus assassinavam animais em seus cultos e ninguém sequer citou isso [ leia a Bíblia , no Antigo Testamento ] , e até hoje tem um monte de religião por aí assassinando animais , e até humanos sob o pretexto de se fazer um culto , e ninguém sequer citou isso [ essas coisas sequer foram citadas como superstição e nem o porque disso , o porque de tirar vidas inocentes para pagar pelos pecados de terceiros ] . E Jesus Cristo ??? Tirou a sua própria vida [ ou tiraram a vida dele , lá na cruz ] sob o pretexto de salvar a humanidade [ que não merece ser salva ] e ninguém citou isso !!! Pior do que matar um coelho pra arrancar os pés pra usar como amuleto são essas coisas aí , então , antes de condenarem os que usam o pés de coelhos , por favor gente : reveja os seus conceitos, parem de assassinar animais e humanos , e aí sim você vai ter moral pra criticar os que usam pés de coelho !!!

    • Oberon disse:

      Ô “Vegetariano”, aqui entre nós: Vc é o vegetariano mais xiíta do mundo, né? Precisava escrever essa catilinária só pq vc não come animais para não matá-los, prefere matar vegetais que tb têm vida?

      • Vegetariano disse:

        Ôh seu Oberon , por favor , pense antes de escrever besteiras !!! Sim , vegetais são vidas sim , porém eles não tem cérebro e nem alma !!! Os vegetais foram feitos pra ser alimento !!! Ninguém vive de luz ora essa !!!

  107. Mila disse:

    Concordo plenamente com Anon e Total Alien, ignorante de quem acredita nessas perdas de tempo¬¬
    E concordo mais ainda com o Vegetariano, pq eu amo e respeito mais os animais, do que o ser humano cruel, a humanidade não merece perdão mesmo, cada vez mais acabando com a natureza e os animais, os seres humanos que são irracionais a ponto de cometer tantas atrocidades…

    • Vegetariano disse:

      É isso aí Mila !!! Aliás , atrocidade é pouco para descrever o que os humanos estão fazendo com a natureza !!! A natureza já morreu , graças a estupidez dos humanos , e são poucos os que perceberam isso e que fazem alguma coisa pra recuperar o pouco que ainda sobrou dela !!! Com certeza , os animais merecem muito mais o nosso respeito do que os destruidores da natureza !!!

  108. Alexandre K. Filho disse:

    Sobre os espelhos,
    Por serem muito díficeis de fazer, e por isto muito valiosos, criou-se a lenda dos sete anos de azar, para quem quebrasse um espelho. Quase a mesma lenda do leite com manga. Para que não faltassem as mangas, e vendo que os escravos se fartavam da manga, mais o leite, o fazendeiro espalhou a idéia de que esta mistura seria um terrível veneno.

  109. Turcão disse:

    Eu acho que devemos deixar de matar os vegetais também, pois eles são seres vivos e se comunicam entre si. Portanto quando estiver comendo a sua alface ou o seu legume preferido, pense na familia dele que sentirá sua falta no próximo Natal……….

    • Vegetariano disse:

      Ôh Turcão !!! Se é assim você vai comer o quê então ??? Você vive de luz por acaso ??? Se é assim , me ensina a viver de luz também [ isso me poupa de ter que matar vegetais também ] !!! Os vegetais são seres vivos também , porém eles não tem cérebro , não tem consciência , não tem alma e nem espírito !!! Os vegetais foram feitos pra servirem de alimento , pois , pelo que eu sei , ninguém vive de luz !!! Os vegetais se comunicam entre sí ??? A antena da sua TV e a sua TV também se comunicam entre sí [ senão você não conseguiria ver o seu programa de TV favorito ] e nem por isso eles tem alma , e consciência , e o pior [ vai mais longe ainda ] não são seres vivos !!!

  110. WILLIAM HADDAD disse:

    se pé de coelho desse sorte não haveria coelhos nas panelas e se ferradura desse sorte bucéfalos não puxavam carroças.
    quer uma boa ferramenta contra a má sorte………
    ESTUDE….vc poderá não ficar rico mas não passará fome pois quem ESTUDA afasta a idiotice…..SARAVÁ MANGALÔ PÉ DE PATO 3X

  111. Luan disse:

    vegetariano eh um hipocrita….sinceramente…
    vc acha q para fazer esse cultivo de alimentos organicos é usado o q nas plantações….
    em varios lugares do MUNDO o rato e considerado uma praga…milhares de ratos morrem para q seja feito o cultivo dos seu vegetais….

    • Vegetariano disse:

      Luan , com certeza você não sabe a diferença entre um rato e um coelho !!! Rato , barata , mosca , etc !!! Alguém cria alguma dessas porcarias em casa como animal de estimação ??? Áh , que bom saber que matam ratos pra cultivar alimentos orgânicos , pelo menos pra isso os ratos estão servindo !!! Seja como adubo para as plantas , ou para manter a minha casa limpa , eu mato rato , mato baratas mesmo pra não ter porcarias em casa e não me sinto culpado por isso não !!! Eu limpo a minha casa todos os dias , assim nem atrai essas coisas que só servem pra sujar e transmitir doenças !!! Eu hipocrita ??? Hipócrita deve se você !!!

  112. Débora ( Maceio) disse:

    Esqueceram a da colher e o garfo.
    Se cair um garfo, chegara um homem na sua casa, e se cair um colher chegara uma mulher. Quem ja ouviu falar nisso?

    • Vegetariano disse:

      Débora : nunca ouví falar nisso !!! Pra mim garfo ou colher que cai no chão é sinal de que a pessoa vai ter que lavar antes de continuar comendo !!! Lembrei de outra : não pode deixar a roupa do avesso ( virada ao contrário ) !!! Espada de São Jorge ( aquela planta de folhas compridas que as pessoas plantam na porta de casa pra proteger a casa ) , pular 7 ondas no ano novo !!! enfim são tantas superstições que fica difícil citar todas .

  113. Vegetariano disse:

    Ôh bia !!! Sium , eu entendí sim a ironia do Turcão , tá bom !!! Porém eu também tenho o direito de explicar as coisas !!! Falar sério não é crime !!!

  114. Vegetariano disse:

    Ps : antes que algum engraçadinho de plantão diga que ratos e coelhos são da mesma família , são roedores , faça o seguinte : vai morar numa casa cheia de coelhos , e depois vai morar numa casa cheia de ratos e veja a diferença !!!

  115. Vegetariano disse:

    Ps 2 : Na minha Fazenda , eu não uso animais como adubo , e nem abudos industrializados ( esses que sabe lá Deus do que são feitos ) , nem agrotóxicos , nem veneno . Nem veneno de rato não uso , porque n]ao precisa , porque é tudo bem limpo , com higiene total [ e isso me poupa ,, inclusive de ter que matar ratos , baratas , insetos , etc ] !!!

  116. Vegetariano disse:

    Ps 3 : também não escravizo animais , não uso animais para puxar arado , e nem pra carregar carga !!! Veículos poluem o ar , eu sei , porém ,enquanto não inventam veículos que liberam vapor d ‘ água ao invés de gás carbonico , sou obrigado a usar esses mesmo !!!

  117. The WereWolf disse:

    caramba, eu achei que era um post para comentar sobre as supertições (que por sinal são bacanas) mas, encontrei um ringue, huahuauha.
    Vegetariano, respeito sua opção de ser vegetariano mas, quanto ao fato de você falar que animais não foram feitos para comer e os vegetais sim, aonde você viu isso?
    Se você falar que foi na Biblia, leia de novo, pois até onde eu sei, até Jesus comia animais, ou peixe agora não é animal? Não concordo nem um pouco com o trabalho escravos de animais, e nem a matança sem justificativa, isso sim, deve acabar, respeitar a vida, é respeitar a si mesmo. Agra, comer carne, para matar a fome, não é crime e nem pecado, pecado é matar por prazer ou esporte. Outra coisa, agora as outros, aprender a respeitar os outros, é o primeiro passo para vivermos em paz e harmonia. Tirar chacota ou esculacho com a opnião de uma pessoa, só mostra que muito de vocês não tem maturidade nem para manter um diálogo. E outra coisa Vegetariano, você fala que devemos para com matanças, evitar isso e aquilo, mas você mesmo se contradiz em seus textos, como vc fala que rato, ou barata ou quaqluer outra coisa não tem serventia? Você só está vendo o mundo com o que seus olhos podem ver, e quando ao resto? Rato, como baratas, que podem inundar sua casa de sujeiras, e baratas comem outros pequenos insetos que tbm, podem imcomodar, como moscas e outros, e até mesmo estes comem pequenos micro-organismos nocivos para o humanos, não digo que não mato, mas agora falar que não serve para nada, é uma completa falta de intelcto e sentimento. TUDO na vida serve para alguma coisa, nada se perde ou se cria, tudo apenas se transforma. E se Deus acha que ratos e baratas devem existir é porque de alguma forma que nós, humanos com nosso pequeno cerebro minusculo e limitado não cosegumos enxergar mas ,que ele em toda sua sabedoria com certeaz tem mlhares de motivos para faze-los existir.
    Se só para encerrar, o post era maneirasso***
    PS: respeitar ao próximo é o 1º passo para sermos respeitados.

  118. PET disse:

    QUEM FOI QUE DISSE QUE ANIMAIS TEM ESPIRITO ALMA KKKKKKK ME AJUDA AI NE SE ELES NÃO FOI FEITO PRA SERVIR DE ALIMENTOS E AJUDANDES PORQUE QUE DEUS NÃO COLOCOU INTELIGENCIA E SABEDORIA NELES ANIMA VEGETAL?????

  119. PET disse:

    VEGETARIANO SEU CELEBRO SE TORNOU UM VEGETAL E VC EM UM PALMITO ENTENDEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  120. The WereWolf disse:

    PET, quem falou que não tem?
    Ou melhor, quem pode falar que você tem?
    Eu acredito que todos tem sim:
    Minerais, vegetais e animais, que por sinal nos somos tbm, animais, ou vc esqueceu disso? falar que os animais não tem alma, é falar que nós tbm não temos.
    Não é pq vc não ve uma coisa, que ela não existe.
    Outra coisa, o que o faz pensar que um animal não tem inteligencia? Eles tem sim, e muita, mas de acacordo com o capacidade de cada um. Ou vc acha que para um pagagaio repetir não precisa de inteligencia? u para um cachorro aprender comandos não precisa?
    Outra nada haver seu comentario sobre o palmito, respeito meu caro é fundamental…

  121. Mila disse:

    PET deveria pensar mais antes de mandar seus comentários, não tiveram utilidade alguma… =P
    Concordo com The WereWolf, sobre os animais terem alma e pensarem, é óbvio que tem, apenas a inteligência deles é diferente da nossa, as vezes até parece que os seres humanos é que são irracionais, de tantas besteiras que fazem e falam, os animais são mais racionais e tem mais respeito pela natureza e une pelos outros, o ser humano, único dotado de ”inteligência”, não a usa, lamentável¬¬
    Mas Wolf, sobre respeitar os outros…nos comentários aqui, as vezes fica difícil, todos tem direito de dar sua opinião, mas vamos combinar que tem cada coisa absurda que falam aqui, que não tem condição de ser diplomata e fingir que não está lendo né…óbvio que todos querem paz e respeitar o próximo, mas não depende só de nós, depende dos outros também…enfim é óbvio que tem que respeitar, só quis dizer que você não precisa se colocar acima dos outros, falando ser bonzinho, você é humano e já deve ter ofendido alguém na vida…ou não?…
    abs =)

  122. [...] que já posaram nuas 7º. 11 tipos de caras que você não deve namorar só pela aparência 8º. As origens de 11 superstições muito conhecidas 9º. 10 Dicas para falar em público 10º. Top 10 nacional: as mais bem vestidas de 2009 Leia [...]

  123. The WereWolf disse:

    Boa Tarde Mila, (aqui é tarde).
    Sim, já desrespeieti sim outras pessoas e me arrependo.
    Não quero ser bonzinho e nem nada.
    É só uma dica, acho sim, que toda opnião deve ser dita, ouvida e discutida (debatida). O que disse que não concordo são com as ofenças.
    Por isso o respeitar.
    Debater temas é muito bom, aumenta o conhecimento, esclaresce dúvidas e nos faz pensar mas, não precisam xingar, zuar e nem tirar sarro com a opnião.
    Espresse a sua SEMPRE mas, com RESPEITO pelas dos outros, ok?
    Beijão…
    Se algue´m quiser add no msn para trocar idéias:
    pablowerevinicius@hotmail.com

  124. natailia c.silva disse:

    o que eu ouvi dizer que tem que arrumar uma muda de trevo de 4 folhas e antes de planta-lo ,colocar 3 moedas,eu conheço uma mulher que o jardim dela é só trevo de 4 folhas e ela é cheia da grana,valeu

  125. olha acho as supertições super bestas

  126. Superstição é um tema muito complexo são muitas teorias ,assim é dificil concluir onde deriva ela.Mas contudo ,posso dizer q deriva da Religião.

  127. I suppose it depends on how you look at it. There’s usually another way.

  128. anderson disse:

    olá, alguém sabe qual é a origem da superstição que diz que canela atrai dinheiro? quem souber pode me dizer por favor?

  129. hp mini 210 disse:

    A very informationrmative article and lots of really honest and forthright comments made! This certainly got me thinking a lot about this issue so nice one a lot for leaving!

  130. Pretty section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts. Anyway I’ll be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently rapidly.

  131. Thais disse:

    eu sou super supersticiosa e toda vez que vou fzer algo importanteh levo um trevo d 4 folhas

  132. Ley disse:

    A sabedoria popular deve ser respeitada. Crendices e religiões também. Quen não acredita, não precisa menosprezar.

  133. aninha disse:

    sempre acreditei no trevo de 4 folhas pq sempre me disseram q dava sorte mas n sabia pq! kkkkkk

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo