Publicidade

Publicidade
30/11/2009 - 00:03

10 fatos que muita gente pensa que são verdadeiros, mas não passam de mitos

Compartilhe: Twitter

É curioso ver como algumas informações equivocadas acabam surgindo, ganhando fôlego e status de verdadeiras. A seguir você vê 10 fatos, listados pelo site Listverse, que muita gente pensa que são verdadeiros, mas não passam de mitos.

Amendoim

Fato Falso: Um estudo científico em bares descobriu sinais de contaminação por urina em amendoins
Após rigorosa pesquisa, verificou-se que nenhum estudo científico foi realizado. No entanto, um estudo, que analisou cubos de gelo em bares do Reino Unido em 2003, que descobriu que 44% dos cubos testados continham bactérias de fezes humanas. Ainda mais chocante, 5% foram infectados com bactérias potencialmente letais.
.
.
.

Elevador em queda livre

Falso Fato: Elevadores podem matar quando o cabo se quebra.
Há um pequeno elemento de verdade neste ‘fato’, mas vamos chegar lá. Em primeiro lugar, elevadores, na maioria das vezes, têm um mínimo de quatro cabos de acionamento, bem como um sistema interno de frenagem e um sistema de backup de frenagem no eixo, para evitar uma queda muito rápida. Se todos os cabos se partirem, o sistema de travagem detecta a queda livre e inicia-se automaticamente. Se isso também falhar, o sistema de travagem do eixo é ativado. Agora, um pequeno elemento é verdadeiro, conforme citado. Em 1945, um acidente ocorrido no Empire State Building, acabou fazendo o elevador cair livremente. Um avião chocou-se contra o edifício e os cabos do elevador se partiram. A pessoa que estava dentro dele sobreviveu ao cair do 75º andar por causa da pressão do ar sob a cabine.
.
.
.

Dobradura de papel

Falso Fato: Não é possível dobrar um pedaço de papel ao meio mais de 7 vezes
Esta escutamos regularmente, e acreditávamos nela. Mas, em 2002, uma estudante, chamada Britney Gallivan, provou o contrário usando uma fórmula matemática e um rolo gigante de papel higiênico. Britney conseguiu fazer 12 dobras.
.
.
.

Salto de elefantes

Falso Fato: Os elefantes são os únicos mamíferos que não podem saltar.
É verdade que os elefantes adultos não conseguem pular (se considerarmos “salto”, o ato de não ter os pés no chão ao mesmo tempo depois de uma propulsão). Mas ao contrário do que diz o mito popular, ele não é o único mamífero a ter essa dependência. A preguiça, por exemplo, em função do seu estilo de vida, também não consegue pular. Além disso, rinocerontes e hipopótamos também não podem saltar.
.
.
.

Cães idosos

Falso Fato: Um ano de um cão é igual a sete anos humanos
A esperança média de vida humana é de 78 anos, enquanto a expectativa média de um cão seria igual a cerca de 90 anos. Além disso, diferentes raças de cães têm expectativas de vida diferentes, que vão desde poucos 6 anos à 13 ou mais anos (em geral, quanto menor o cão, maior sua expectativa de vida). Além disso, os cães têm uma infância menor, fazendo a comparação completamente inválida.
.
.
.

Ursos polares

Falso Fato: os ursos polares são canhotos
Cientistas que passaram suas vidas estudando os ursos polares descobriram que eles são realmente ambidestros (usam ambas as mãos igualmente bem). É possível que o mito tenha se iniciado quando as pessoas começaram a observar que os ursos trabalham bem com a mão esquerda, mas esqueceram de notar que eles também trabalham muito bem com a direita.
.
.
.

A Grande Muralha

Fato Falso: A Grande Muralha da China é a única estrutura construída pelo homem que pode ser vista do espaço.
Bem, isso é errado em muitos pontos. Em primeiro lugar, enquanto você ainda estiver perto o suficiente da Terra para ver a Grande Muralha, você também pode ver as redes rodoviárias e outros grandes objetos criados pelo homem. Além disso, enxergar a Muralha de tão longe é impossível porque foi construída com materiais que se confundem com o terreno e também porque embora sejam muito extensa, possui apenas alguns metros de espessura máxima.
.
.
.

Comer e entrar na piscina

Fato Falso: Você deve esperar 30 minutos depois de comer para entrar na piscina
Embora haja uma preocupação baseada no fato de que o corpo desvia a circulação do sangue ao intestino, podendo causar cãimbra, não há registros históricos de alguém que se afogou porque entrou na piscina com a barriga cheia. Partir para a piscina depois de comer uma grande refeição pode fazer você se sentir desconfortável, mas dará uma “congestão”, como muitos afirmam. Segundo afirmação da Faculdade de Medicina de Harvard, aguardar a absorção completa de uma refeição é claramente desnecessário. Depois de consumir alimentos, as enzimas na saliva e no estômago começam imediatamente o processo digestivo. Cerca de metade do alimento consumido permanece no estômago durante duas horas, e leva cerca de quatro horas para que o estômago fique completamente vazio. Segundo o documento, a antiga sabedoria nem sempre pode ser baseada em fundamentação científica sólida. Em qualquer situação, se você sentir dor, cãimbra ou fadiga enquanto nada, talvez seja melhor sair da piscina o quanto antes.
.
.
.

Telefone celular e avião

Fato Falso: Usar telefone celular num avião pode causar interferência e, consequentemente, um acidente
A FAA testou todos os tipos de dispositivos eletrônicos. Segundo o orgão, nenhuma ligação entre o funcionamento dos telefones e os dispositivos foi provada. Por este motivo, as companhias aéreas foram liberadas para determinar sua própria política. Na maioria delas, os telefones devem permanecer desligados. Ao utilizar seu telefone celular durante o vôo, existe o risco de interferir no trabalho da tripulação, mas não vai fazer o avião cair. Consequentemente, algumas companhias aéres estão permitindo a utilização de celulares durante os vôos.
.
.
.

Mudança de humor

Fato Falso: Quando você começa a envelhecer, torna-se mau humorado.
Um estudo recente descobriu que as nossas personalidades não mudam muito após os 30 anos. Assim, se você é alegre e sociável, pode esperar ser o mesmo aos 80 anos. Sinais de mudanças de humor não ocorrem devido ao envelhecimento natural, mas por alguma doença que eventualmente modifique o comportamento.

Já acessou o iG Jovem hoje?

Autor: - Categoria(s): Listas Tags: , ,

Ver todas as notas

64 comentários para “10 fatos que muita gente pensa que são verdadeiros, mas não passam de mitos”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Melhores Blogs, Blogopolis. Blogopolis said: 10 fatos que muita gente pensa que são verdadeiros, mas não passam de mitos http://bit.ly/75qKoo […]

  2. Michel says:

    Que coisa não
    mas estes mitos vão sempre estar presente em nosso cotidiano
    mesmo sendo provado que são falsos

  3. hector says:

    Efeito dominó? Quando as coisas desabam uma após a outra? Err… Não, Humberto.

  4. hector says:

    Mas muito bom post. ^^

  5. Jean says:

    alguem ai tentou dobrar o papel mais de 7 vezes? como ja tinha lido antes naum tentei, mais sei quem tentou rsrs

  6. suya says:

    meu amigo morreu ao pular na agua logo apos um churrasco. detalhe: ele sabia nadar.
    já vi reportagem de morte ao arrebentar os cabos.

  7. Lipo says:

    Eu não sei bem o que dizer sobre a parte de comer e nadar ser um mito. Eu já conheci gente que morreu por congestão quando foi nadar, do mesmo modo como a Suya disse.

  8. ana says:

    ola,

    o do comer e nadar eu ja vi um caso.

    um amigo do meu tio, tinha acabado de comer e foi nadar.

    resultado: ele morreu!
    nao facam exercicios que pedem muito esforco, o corpo precisa dessa energia pra fazer a digestao.

    • raphael says:

      Isso é bem relativo, acho que o fato de entrar na agua depois de comer nao tem haver com a congestao, pois a mesma se dá devido aos esforços logo apos comer…, e ai sim, teriamos um problema, mas nesse caso, o mesmo vale para atletismo e esportes em geral, e nao apenas ao ato de nadar…;-)

  9. Robbot says:

    Será que este próprio post não é um mito também?

    Eu não nadaria se tivesse comido uma feijoada.

  10. O post é interessante, apesar de eu não arriscar encher a barriga e nadar.
    O titulo esta estranho, existem fatos que podem ser mitos? Fato é algo comprovado correto?

  11. José Luiz Holtman says:

    Somente um adicional.
    Os celulares são proibidos em aviões antigos pois alguns instrumentos não possuem proteção contra ondas eletromagnéticas, mas teoricamente isso seria em ambito de cabine, mas a regra se aplica a toda a aeronave. Aviões mais atuais, já possuem proteções contra este tipo, mas a regra continua ativa. Não esquecendo que a média de idade da frota aérea no brasil é de 15 anos…

    • Davi says:

      O campo eletromagnético gerado por um celular chega a ser ridículo. Permitem câmeras, notebooks, mas não celular. Idependente da idade da frota, é preciso estar bastante perto do aparelho antigo para causar algum transtorno. Um ímã a 20 metros de uma TV causa algo? Fale sério, comer e nadar? E ainda tem gente que acredita nisso…

  12. MSC.MOZART says:

    Um conhecido do amigo do sogro do meu cunhado também móóóóóó´rreu…Ele disse que sabia nadar, mas esqueceu…deu branco…e móóóóórreeuuu…A tia terezinha, conhecida da minha amiga, sobrinha do tio gumercindo, parente do morto, confirma a história.

  13. DSaM says:

    A Boing já fez um teste onde todos os 270 passageiros embarcaram na aeronave com seus telefones ligados e usando eles… e não interferiu no vôo.

    Mas as companhias preferem não arriscar. 😉

  14. […] 10 fatos que muita gente pensa que são verdadeiros, mas não passam de mitos […]

  15. Marcelo says:

    Com relação ao cão, onde quanto menor for maior sua espectativa de vida é ao contrário: quanto menor, menor sua espectativa de vida, por isso os cães de raça chiuaua (acho que isso) tem vida bastante curta. A não ser que seja uma exceção.

  16. ronero says:

    …”potencialmente letal bactéria Escherichia coli”…

    de onde tiraram isso??? vc tem milhões dela agora msm no seu intestino te ajudando a sobreviver.

  17. amanda says:

    esse ano mesmo cai um elevador e saiu no jornal… e tb conhço gente q morreu só de tomar banho após comer d+

  18. Markin says:

    eu tenho uma foto com um rinoceronte pulando (as 4 patas fora do solo)

    http://img101.imageshack.us/img101/8383/rinocerontefelizinho.png

  19. Daniel Dourado says:

    Tem alguns erros alí ó Onoberto:
    1-“consequentemente, um acidente A FAA testou”
    Depois do acidente deveria ter um ponto final não?

    2-“Falso Fato: os ursos polares são canhotos”
    Em todos os ítens após o negrito você começou com letra maiúscula menos nessa…

  20. Davi says:

    Fato é um axioma. Fato falso é como dizer gigante pequeno. No máximo, pode-se utilizar aspas: “fato”. Aí sim…

    • fabiojbv says:

      fato não é um axioma, por definição axioma seria a parte indivisivel, ou aquilo que não necessita ser explicado, as teorias geradas a partir daquele axioma e que comprova sua veracidade. E um fato pode ser composto de varios fatores(partes). um exemplo de axioma na matematica(geometria euclidiana) é entre dois pontos pode-se traçar uma unica reta. Então no caso da utilização do celular dentro dos aviões eu vejo pelo menos tres axiomas: o celular usa ondas de radio, o avião usa ondas de radio e existe frequencias de radio que causão interferencia em outras frequencias.

  21. Bia says:

    Um cara do meu bairro morreu ao pular na piscina depois de almoçar. Ele nadava mto bem e chegou a vomitar na água antes de morrer. Todos os laudos ainda afirmam q a causa da morte foi o tal banho de imersão.

    • Nany says:

      Pois é até que eu sabia, podemos entrar sim mas evitar ficar pulando ou brincando por um tempinho, dpois fica tudo de boa

    • gabriel says:

      aham….o bozo tá aki do meu lado soltando pipa de folha de seda na chuva escutando heavy metal e chupan pirulito de cocÔ

  22. ariela says:

    bom… se eu num tiver essa doença pelomenos eu um dia serei uma velhinha feliz!!
    xD

  23. Feijó says:

    Celular não derruba avião, ta na cara, se derrubasse seria estritamente proibido, quem ia deixa uma pessoa mata varias por isso, outro fato importante é que as operadoras não tem tecnologia pra mudanças de torres tão rapido.

    nada depois de comer deve ter matado tanta gente porque quando agente come nosso sistema digestivo nescessita de uma grande quantidade de oxgênio(no caso sangue) e nossos musco tambem coma a tividade fisica, o que diminui a quantidade de sangue no cerebro fazendo com que aconteça desmaios em algumas pessoas

  24. Mulambo says:

    Meu cachorro é pequeno e tem 13 anos firme, forte e virgem.

  25. Parkyns says:

    meu pão caiu com a manteiga pra cima ontem…..

  26. Um elevador caiu aqui em minha cidade.. cerca de 6 meses atras.. moro em São Carlos, interior de São Paulo.. só checar os fatos…

  27. Um elevador caiu aqui em minha cidade.. cerca de 6 meses atras.. moro em São Carlos, interior de São Paulo, as pessoas q estavam dentro se machucaram pra valer…. só checar os fatos…

  28. guilherme says:

    bom sabe… agora minha vó n tem mais disculpa ^^

  29. Érica says:

    Eu sempre quis sabe dessa de comer e entrar na piscina^^

  30. Nadine says:

    Devo discordar de uma parte:
    Deve-se sim esperar no mínimo 30 minutos após se alimentar para entrar na pscina sim, pois quando você se alimenta, muitas funções do seu corpo alteram-se para que ocorra a digestão, da mesma forma como quando seu corpo entra em contato com a água, para que haja um choque térmico menor. Entre essas funções está a circulação do sangue, se você comer e entrar na água, seu sangue não terá capacidade para suportar o mecanismo que deve ser feito em ambos, deixando “de lado” parte da digestão para focar na derme, isso criará uma congestão. Isso pod simplesmente ser evitado se você esperar 1 hra!

  31. […] 10 ”fatos” que não passam de mitos […]

  32. almeidanv says:

    Se você se certificar de que a piscina esteja cheia de água, não morrerá, exceto se você nao souber nadar é claro rs.

  33. ETE says:

    Muito bons e curiosos!

  34. Norival says:

    Corrije aí:

    “algumas companhias **aéres**”

    Parabéns por desmitificar estes fatos.

  35. Gabriela says:

    Olá, este post está nos links da semana do Tenso blog. 🙂

  36. ijatir says:

    mentira a do comer e entrar na piscina, uma criança aqui em cascavel morrer na piscina mesmo, apos entrar de barriga cheia.

  37. indy says:

    “barriga cheia” foi mara huahuaahua

  38. André says:

    Nadine disse:
    2/12/2009 às 17:54

    Devo discordar de uma parte:
    Deve-se sim esperar no mínimo 30 minutos após se alimentar para entrar na pscina sim, pois quando você se alimenta, muitas funções do seu corpo alteram-se para que ocorra a digestão, da mesma forma como quando seu corpo entra em contato com a água, para que haja um choque térmico menor. Entre essas funções está a circulação do sangue, se você comer e entrar na água, seu sangue não terá capacidade para suportar o mecanismo que deve ser feito em ambos, deixando “de lado” parte da digestão para focar na derme, isso criará uma congestão. Isso pod simplesmente ser evitado se você esperar 1 hra!

    Então quer dizer que eu não posso comer e ir a algum mais frio ?
    eu acredito que seja perigoso fazer qualquer tipo de atividade fisica, seja dentro ou fora d’agua… comer e entrar na piscina e ficar em repouso dentro não deve causar nenhum problema…

  39. ricardinhus says:

    o problema de comer e entrar na piscina é o esforço fisico.
    é a mesma coisa que acabar de comer e sair para correr, pedalar etc. entrar na piscina não faz mal mas vai ficar dando braçadas pra ver o q acontece…

  40. fe says:

    q chato perdi tenpo atoa

  41. angélica says:

    Ahh, ainda bem que desmentiu o negócio da muralha! gostei, bjs

  42. Debora says:

    Comer e entrar na piscina, é verdade sim, um filho da minha Tia morreu, depois de ter comido muito e entrado na piscina.

    • Fabricia says:

      Uma vez eu vi uma menina comer churrasco num dia de calor e lindo final de semana e esqueceu que nao podia entrar na piscina , pulou e nao subiu mais , morreu na hora !!!!!!!!!!!!!!!! era uma japonesinha filha do vizinho da casa ao lado , foi um desastre total , uma gritaria e choradeira na casa do coitado vizinho !!!! tomem cuidado , pois isso nao eh brincadeira

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo