Publicidade

Publicidade
14/09/2010 - 00:01

Cientistas britânicos afirmam terem encontrado colírio que evita miopia

Compartilhe: Twitter

Uma notícia deu novo alento para as pessoas que sofrem de miopia. Um gene que causa o transtorno foi identificado por cientistas britânicos, abrindo caminho para o fim dos óculos.

Dentro de apenas dez anos, uma droga que impede ou diminui os seus efeitos da miopia já poderá ser utilizada. Administrado durante a infância, o colírio pode também evitar o uso de óculos na idade escolar.

Segundo o Daily Mail, a miopia, ou dificuldade em centrar em objetos distantes, afeta mais de um em cada três britânicos e está se tornando cada vez mais comum entre as pessoas que ficam muito tempo na frente do computador.

As últimas pesquisas, feitas por uma equipe liderada por especialistas do King´s College de Londres, foram publicadas na prestigiada revista “Nature Genetics”, oferecendo esperança para milhões de pessoas.

Para encontrar o gene, os pesquisadores compararam o DNA de mais de 4 mil gêmeos voluntários. Os gêmeos são frequentemente usados em tais estudos porque são mais fáceis de distinguir os diferentes efeitos da natureza e criação. Em seguida, para confirmar os resultados, mais de 13 mil pessoas, entre britânicos, holandeses e australianos foram pesquisados.

Cerca de 45% das pessoas possuem grafias diferentes próximas ao gene RASGRF1, responsável pelo foco da visão. Este gene é fundamental para as funções oculares e consolidação da memória visual.

“Esperamos que, através da compreensão dos mecanismos, possamos evitar que as crianças se tornarem míopes e impedir que crianças míopes tornem-se mais míopes ainda”, disse o Dr. Chris Hammond.

O uso do colírio é mais indicado para crianças, por terem desenvolvido apenas o nível inicial do doença. Entretanto, para os cientistas, algumas medidas simples podem desencorajar a miopia. Terri Young, da Universidade Duke, na Carolina do Norte declarou: “As pessoas precisam ir para locais abertos e olhar para o horizonte. Hoje, nossos olhos estão constantemente sob tensão, lendo jornais ou olhando monitores”.

Causando crescimento no globo ocular, que normalmente começa na fase de desenvolvimento infantil, em alguns casos graves, a miopia pode levar à cegueira.

Autor: - Categoria(s): Curiosidade Tags: , ,

Ver todas as notas

10 comentários para “Cientistas britânicos afirmam terem encontrado colírio que evita miopia”

  1. Lucas Cruz says:

    FIRST!

  2. Bruno says:

    Como essa notícia pode ser um alento aos que sofrem de miopia? Se o colírio só poderá ser utilizado daqui a dez anos e se ele deve ser administrado na infância, então eu teria que ter que idade pra estar lendo essa notícia e ficar feliz? 1 ano? Peraí que eu vou procurar alguém dessa idade que entenda o que é miopia.

  3. Eduardo says:

    primeiro!

  4. klauss48 says:

    super, agora é só retroceder no tempo, voltar a ser criança e desfrutar deste bem…

  5. Fernando says:

    foda se voce, mas pro seus filhos isso vai ser um beneficio.

  6. Eduardo says:

    Meu,sei lá depende da miopia não existe só um tipo de miopia…
    Tipo tem miopes que são miopes por causa da sua cornea ser muito curvada e dá o foco antes da retina,e tem gente que é miope porque o olho é maior que o foco….

  7. CJ says:

    Ainda bem que descobriram na Inglaterra, pois se fosse no Brasil o Lula ia dizer que foi graças ao governo dele, que antes do governo dele nem tratamentos tinha e que só foi possivel graças à ele. Assm como foi com o Pré-Sal!

  8. Steh says:

    Isso me deixou muito feliz…
    Apesar de já ser tarde pra mim, mas poderei usar em meus filhos…
    Assim eles não chegaram aos 18 anos com 7 graus de miopia em cada olho 😉

    Adorei a matéria!

  9. Isabela says:

    Essa notícia não me mostra solução alguma, levando em consideração que tenho mais de 1 ano de idade. Agora, para os meus filhos, quem sabe..
    De qualquer jeito, se estimam 10 anos, provavelmente em 21 teremos algum sucesso comprovado e duradouro, e então, em 35 anos acesso ao público, à “massa”.

  10. Geovani Mazetto says:

    Engraçado algumas pessoas comentarem que não veêm benefício algum. E seus filhos, sobrinhos, netos… crianças pelo mundo?

    Cabeça super pequena heim galera.

    Ótima notícia essa para gerações futuras, que não precisarão mais dessa porcaria de óculos e lentes (porcaria necessária neh).

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo