Publicidade

Publicidade
04/09/2012 - 00:03

Conheça a origem dos nomes de alguns jogos de videogame

Compartilhe: Twitter

Você já teve curiosidade de saber a origem dos nomes de alguns jogos de videogame? Bom, alguns, sobretudo os mais antigos, possuem origens bem curiosas.

Pac-Man
Não é fácil criar um jogo baseado apenas no conceito de comer, imagine dar um nome para ele. O nome Pac-Man foi inspirado na palavra “paku-paku”, uma onomatopeia japonesa que descreve o som de comer. Como o jogo foi traduzido para o mercado, o título mudou para Puck-Man e logo depois, Pac-Man.
.
.
.


Tetris
Quando o russo Alexey Pajitnov criou o jogo, rapidamente imaginou combinar duas palavras: Tetromino e Tênis. A Tetromino é uma forma geométrica com quatro quadrados. O tênis era apenas o esporte favorito de Alexey.
.
.
.


Grand Theft Auto
Segundo Gary Penn, um dos desenvolvedores do jogo, ele chamava-se Race ‘n’ Chase. Depois foi alterado para Grand Theft Auto, que é um termo referente a roubo de veículos.
.
.
.


The Legend of Zelda
Zelda é a princesa que o herói, Link, está tentando salvar. Segundo o criador do jogo, Shigeru Miyamoto, o nome foi inspirado em Zelda Fitzgerald, a mulher do escritor F. Scott Fitzgerald, simplesmente porque ele gostava do som dele.
.
.
.


Final Fantasy
Quatro anos antes de lançar Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi havia deixado a escola no meio do semestre para trabalhar como desenvolvedor de games numa empresa chamada Square. Depois, porém, ele começou a se questionar se fabricar jogos era realmente para ele. Então, decidiu que seu próximo título seria um termômetro. Se não fosse um sucesso, ele iria voltar para a faculdade para terminar o curso de engenharia elétrica. Como uma espécie de piada interna, ele resolveu chamar o jogo de Final Fantasy (algo como Fantasia Final), porque achou que seria, provavelmente, seu último trabalho. O jogo vende 400 mil cópias para o Nintendo e passou a ser um dos mais vendidos da história dos games.
.
.
.


Yars’ Revenge
Um dos jogos mais vendidos para o Atari tem este nome influenciado pelo CEO Ray Kassar. Yar nada mais é do que seu primeiro nome soletrado de trás para frente.
.
.
.


Donkey Kong
Apesar de Kong ser uma espécie de apelido japonês para designar “macaco”, certamente inspirado no filme King Kong, o nome do jogo é um mistério. Uma versão da história dá conta que o título deveria ser King Kong, mas houve uma falha de comunicação que levou a um erro ortográfico. Outra história, diz que o designer de jogos Shigeru Miyamoto foi procurar palavras em um dicionário japonês-inglês e encontrou a palavra “burro” (burro) como um sinônimo de estúpido e teimoso. Seja qual for o caso, ele foi um dos títulos mais vendidos do mundo.

Curiosamente, em 1982, a Universal processou a Nintendo por achar que Donkey Kong era muito parecido com King Kong – em nome e conceito. A Nintendo, então, contratou um advogado que foi capaz de mostrar que existem diferenças significativas entre os dois.

Via

Autor: - Categoria(s): Curiosidade Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

11 comentários para “Conheça a origem dos nomes de alguns jogos de videogame”

  1. mr. escariotes says:

    Show de bola esse post vei!

  2. Henrique says:

    Muito bom interessante; como é que eu só vim achar esse site esses dias? rsrs

  3. Saulo says:

    A mudança de Puck-Man para Pac-Man no mercado americano ocorreu para evitar associações com a palavra FUCK o que seria uma piada pronta com o nome do jogo.

  4. WILLIAN says:

    MUITO FERA O CARA DO FINAL FANTASY!!!

  5. Blumenau says:

    MUITO FERA O CARA DO FINAL FANTASY!!!²

  6. Fer Morelli says:

    Essa do Final Fantasy está mal contada, isso sim. O fato é que a empresa estava quebrada e dispunha de verba para um último game… daí o nome Final Fantasy. Como foi um grande sucesso e deu lucro, acabaram criando várias sequencias e uma não tem nada que ver com a outra, pois não foi deixada nenhuma “ponta solta” desde o primeiro!

  7. eduardo says:

    me diz uma coisa..

    Por que tem um mário no post do donkey kong?

    • Bado says:

      Pq Mário começou nos jogos do Donkey Kong e o nome dele era JumpMan… dpois q foi criado um jogo pra ele…

  8. Gordinho says:

    Muito criativo, esse russo ai é fera, ganhou fama com um joguinho extremamente simples.

  9. Martin says:

    ” A Nintendo, então, contratou um advogado que foi capaz de mostrar que existem diferenças significativas entre os dois.”

    O nome desse advogado era John Kirby,e eis um rumor para o significado do título de outra série de games famosa

    -didyouknowaboutgaming

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo