Publicidade

Publicidade
27/11/2012 - 00:03

10 coisas que você não sabe sobre si mesmo

Compartilhe: Twitter

Confira a seguir algumas curiosidades sobre os seres humanos que quase nenhum de nós sabemos.

Seu estômago é mais inteligente do que você pensa


Seu estômago tem mais neurônios do que muitos animais têm no cérebro. Sua coleção de neurônios é tão complexa, que alguns chamam de “segundo cérebro”. Ele é capaz de pensar por si próprio, o que significa que você pode digerir os alimentos sem ter que pensar sobre isso.
.
.
.

Você é tão peludo quanto um chimpanzé


Esta afirmação pode parecer falsa logo que você se olha no espelho (a menos que você sofra de hipertricose), mas você é realmente tão peludo quanto um dos primatas. Assim como os chimpanzés, que têm pelos por todo o corpo, o nosso é mais fino e curto do que dos nossos primos peludos. Por centímetro quadrado, temos uma média de 500-1000 folículos pilosos.
.
.
.

Você é um milagre


“Você já fez a coisa mais difícil que nunca mais vai poder fazer”, dizem alguns professores de biologia. Tudo começou com uma bola perfeita de células. Como explicar o surgimento de orifícios tão complexos como os olhos, ouvidos e narinas?
.
.
.

Você ajuda os vírus


Uma das maiores surpresas descobertas pelo Projeto Genoma Humano foi exatamente saber como colaboramos com os vírus. Os vírus não podem se reproduzir por conta própria – assim, eles inserem o seu DNA em uma célula hospedeira, a fim de ser copiado. Se o vírus insere-se em uma célula de esperma ou ovo, em seguida, a descendência resultante pode transportar o DNA do vírus em cada uma das sua células. Isso já aconteceu tantas vezes na evolução humana que não menos de 9% de nosso genoma é diretamente derivado do vírus.
.
.
.

Você não pode fazer cócegas em si mesmo


… A menos que você tenha esquizofrenia. Cócegas foi pensada para ser parte fundamental do vínculo humano, especialmente entre as crianças e seus pais. Mesmo quando crescem, a maioria das pessoas nunca superam a contração nervosa e o riso que vem quando são tocadas em certas partes. No entanto, como sabemos, não podemos agradar a nós mesmos, uma vez que nosso cérebro sabe exatamente o que esperar. Para esquizofrênicos, no entanto, não é tão fácil de reconhecer o toque como pertencente a si mesmos – muitos vão rir.
.
.
.

Seu corpo é mais jovem do que você


Você está mudando o tempo todo. Você inala, respira, come e excreta. A maior parte dos tecidos do seu corpo está em constante renovação. Acredita-se que a idade média de todas as células do corpo de um adulto podem ter apenas de 7 a 10 anos. No entanto, isso leva a um questionamento interessante, muito debatido por filósofos: se cada parte de você é diferente hoje, você ainda é a mesma pessoa de quando nasceu?
.
.
.

Você é praticamente cego


Infelizmente, seus olhos têm uma falha de design: ambos têm um ponto cego.Este ponto cego é grande o suficiente para causar problemas para aqueles que perdem a visão de um olho. Felizmente, para a maioria de nós, o fato de termos dois olhos significa que os pontos cegos passam despercebidos.
.
.
.

Você pode contar sem contar


Quando você é apresentado a um grupo de até quatro objetos, você não precisa contá-los para descobrir quantos são. Para estes grupos pequenos, você tem uma compreensão instintiva do número de itens. Os membros da tribo Pirahã no Brasil não têm quaisquer números em sua língua, e por isso eles são incapazes de contar – nem mesmo os pirahã são capazes de compreender números até quatro – não usam números, mas quantidades relativas
.
.
.

Você pode não ter o livre arbítrio


É muitas vezes um debate muito violento: você é livre para tomar suas próprias decisões, ou são as suas decisões moldadas por forças além de seu controle? Muitos argumentos têm sido apresentados em ambos os lados do debate, mas aqui vamos nos concentrar no experimento realizado em um paciente por Benjamin Libert.

Libert, ao observar o cérebro do paciente, disse-lhe para mover a mão sempre que quisesse. Libert descobriu que o cérebro registra um desejo de mover a mão antes mesmo do próprio homem estar ciente deste desejo. Isto sugere que podemos agir impulsivamente, sem realmente tomar uma decisão. Mais tarde, parece que fizemos algo de nossa própria vontade, desde que racionalizemos a nossa ação depois que acontece.
.
.
.

Você tem listras


Muitos mamíferos têm listras: os gatos podem ter listras muito claras, ou manchas. Os seres humanos não são diferentes – simplesmente nossas listras são geralmente invisíveis. Normalmente, você pode ver estas listras, linhas de Blaschko, quando uma doença afeta um tipo de célula.

Via Listverse

Autor: - Categoria(s): Curiosidade, Listas Tags: , , ,

Ver todas as notas

20 comentários para “10 coisas que você não sabe sobre si mesmo”

  1. Jack Noir says:

    Isso das cócegas não pode ser verdade. Devem ter testado em meia duzia de individuos e gerado o resultado.

    É bem comum pessoas sem nenhum sinal de esquizofrenia serem capazes de fazer cócegas nelas mesmas. Sola do pé e as vezes o céu da boca são bem vulneraveis.

    Só não conhece gente assim quem não sai muito.=p

  2. Ruy Crisostomo Barbosa says:

    É fantastico o que acabei de ler, para os racistas eles são pretos por dendro, para os préconceituosos eles realmente são primatas, para quem acha que é racional é mentira só quem ache por inpulso é quem ache por estinto o cachorro por exemplo. O livre arbítro foi feito para pensar. A história de na terra de cego quem tem um olho é rei! É gaolho e é mentira, Ter o corpo mais jovem, do que o dono é possivel sim a renovação para uns é melhor do”Q” para outros.
    Ruy Crisóstomo Barbosa / adorei ler isso..

  3. Nayara says:

    Muito interessante, principalmente a parte sobre o livre arbítrio..

    é possível fazer cócegas em si mesmo, no céu da boca e no pé!!

  4. Rafael says:

    Hhhmmmm, Interessante, então é assim que nascem os zumbis!!!

  5. lucy says:

    a do livre arbitrio faz sentido, mas no meu caso eu tomo as decisoes por impulso e depois que eu vou raciocinar eu vejo que nao era isso que eu queria 🙂

  6. Aline says:

    Mas cócega no céu da boca não conta como cócega ne!!! A mim parece um incômodo.
    E eu sinto sim muita cócega feita por mim mesma.. Devo ter esquizofrenia kkkkk

  7. Lista7 says:

    Show, cada coisa que aprendemos…

  8. WANDERSON says:

    na parte das cócegas: “No entanto, como sabemos, não podemos agradar a nós mesmos, uma vez que nosso cérebro sabe exatamente o que esperar”

    diga isso pra um punheteiro rsrsrs

  9. Thiago says:

    Foda,principalmente o do livre arbitrio.

  10. Yukiko says:

    Realmente o da cócegas não é verdade, ou será que sou esquizofrênico? Enfim, muito interessante essa matéria, parabéns.

  11. Leonardo says:

    “Você é outra pessoa a cada 10 anos”
    Completamente desmentido no meio científico. Existem diferentes tipos de células, e cada tipo é reposto em determinado período de tempo. NEURÔNIOS não são repostos NUNCA.

  12. Daniel Dourado says:

    “Você é praticamente cego”
    Poderia complementar dizendo que nosso olho vê apenas uma pequena quantidade de luz, a luz visível. Infravermelho, microondas, raios X, Ultravioletas, etc… A luz visível é menos de 1% da luz que está disponível para ser vista. Portanto, vemos menos que 1% do que há para ser visto 🙂

  13. JC says:

    A parte do “você pode contar sem contar” é bem explicada por Leontiév em “O Desenvolvimento do Psiquismo”. Lá, mostra que não é beeeeem assim não. O “contar sem contar” é na verdade uma forma peculiar de contagem, socialmente construída segundo outros parâmetros que comparados aos nossos, são irracionais (mas de verdade, para aqueles que o fazem, tem muito sentido e lógica).

  14. Eliezer says:

    “Como explicar o surgimento de orifícios tão complexos como os olhos, ouvidos e narinas?”

    Já ouviu falar em embriologia, biologia molecular, genética e evolução? Então, elas explicam.

  15. fernanda santana says:

    é muito interessante mas eu consigo fazer cócegas em mim só que não é a mesma coisa quando é outra pessoa que faz em você

  16. Pry says:

    Eu consigo fazer cócegas nos meus pés.

  17. Luiza says:

    O DAS CÓCEGAS É FALSO

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo