Publicidade

Publicidade
09/10/2013 - 00:04

Top 10 coisas incríveis que pouca gente sabe sobre formigas

Compartilhe: Twitter

formiga_01

Elas podem costurar feridas

Se um guerreiro Masai está na mata africana e tem uma ferida que precisa de sutura, tudo o que precisa fazer é olhar para um ninho de formigas, escolher algumas das maiores que puder encontrar e fazê-las morder a ferida. Em seguida, quebrar o corpo, deixando a cabeça. Os grampos improvisados podem durar dias, e podem ser facilmente substituídos se necessário.
.
.
.
formiga_02

Antes do homem, Deus criou a formiga

Ok, essa afirmação pode não ser tão real mas, sabemos que nós, como espécies, somos novatos em relação à toda a criação, evoluindo apenas 5 milhões de anos. Agora, compare com um fóssil de formiga, que tem cerca de 50 milhões de anos.
.
.
.
formiga_03

Elas enterram seus mortos

Apenas algumas criaturas na Terra tratam seus mortos de forma diferente: os seres humanos, os elefantes e as formigas. Quando uma formiga morre dentro do ninho, elas levam o corpo morto para o lado de fora por causa do saneamento, de modo que a infecção ou doença pode se espalhar para toda a colônia.
.
.
.
formiga_04

Podem clonar-se

Partenogénese é uma forma de reprodução em que não há necessidade de fertilização, tornando a descendência resultante de um clone da mãe. Um grupo de formigas na Amazônia foi descoberto em uma colônia. Não haviam machos.
.
.
.
formiga_05

Elas ensinam seus jovens

As formigas operárias não nascem com esta habilidade. Para que desempenhem seu trabalho elas são ensinadas. O professor formiga precisa ensinar uma formiga mais jovem sua função dentro da colônia.
.
.
.
formiga_06

Eles sabem como funciona a agricultura

Dentre todas as criaturas, temos agora apenas quatro seres que são evoluídos o suficiente para utilizar a agricultura como meio de sobrevivência: besouros, cupins, os seres humanos e as formigas. No entanto, entra as formigas e nós, parece que começamos a cultivar primeiro.
.
.
.
formiga_07

Elas usam herbicidas e desinfetantes

Em seus ninhos, elas usam várias substâncias que inibem a propagação de parasitas ou ervas daninhas. As formigas da madeira, por exemplo, adicionam resinas de coníferas solidificadas nos seus ninhos enquanto constrói, o que dificulta o crescimento de bactérias e fungos. A formiga de limão, que prefere ninho em árvores, produz um herbicida natural que mata todas as outras plantas ao redor de sua árvore.
.
.
.
formiga_08

Elas criam “gado”

Assim como os humanos, as formigas também criam gados. São pulgões, lagartas e mirmecófilas que secretam um líquido doce chamado melada.

As formigas mantém os predadores longe de seu gado e, até mesmo os conduz de um lugar para outro, assim como fazemos com as vacas.

Quando é hora de recolher alguma melada do gado, o leite das formigas, elas tocam-se com suas antenas.
.
.
.
formiga_09

Elas travam guerras

Há espécies de formigas, como as amazonicas, que estranhamente se assemelham aos espartanos em seu modo de vida. Ou seja, elas só sobrevivem através de guerras para obter mais recursos de outras colônias.
.
.
.
formiga_10

Elas praticam escravidão

As formigas são conhecidas por serem trabalhadoras, mas, assim como os humanos, há algumas maçãs podres no cesto. Existem várias espécies de formigas que são dependentes de trabalho escravo para a sobrevivência, e que vai empreender ativamente guerra contra outras colônias para roubar e escravizar as adversárias.

A maçã podre na cesta é uma espécie de formiga chamada Polyergus. Elas perderam a capacidade de cuidar de seus filhotes e até a si mesmas. Elas não vão buscar alimentos ou não se importam de limpar seu próprio ninho.

Via

Autor: - Categoria(s): Curiosidade, Listas Tags: , , ,

Ver todas as notas

26 comentários para “Top 10 coisas incríveis que pouca gente sabe sobre formigas”

  1. priscila :) disse:

    E depois de tudo elas virao, Tanajura e eu como elas…

    • Vinicius disse:

      Sua porca, nojenta !

      • Renato disse:

        Porque porca nojenta????
        Antes de comentar vai dar uma pesquisada pra disfarçar sua burrice.
        A farofa realizada com a tanajura é bastante comum e apreciada no vale do paraíba.

      • Roseli disse:

        Vinicius não tem nada de anormal nisso algumas culturas comem insetos e até escorpiões, você chama de nojento quem come formigas? Ah por favor deixa de ser fresco!

    • Renato disse:

      Priscila – você também precisa dar uma pesquisada…. só que no dicionário. Virão = futuro do verbo vir. O presente do verbo virar é “viram”

    • Renato disse:

      Priscila
      “Virão” é o futuro do verbo vir.
      O presente do verbo virar é viram.

  2. João disse:

    This is SP…ANT

    • Roseli disse:

      Em São Paulo também aparece essa tanajura, meu pai caçava pra fritar como se fosse amendoim, mas só se consome a bunda o resto do corpo ele descartava.

  3. duducson disse:

    Elas tb fazem promovem altas baladas sertanejo universitário com as cigarras

  4. Ah Mlk disse:

    Bem massa a matéria ! Formiga !

  5. michael disse:

    as formigas vão dominar o muuuundo!!!

  6. Dodi disse:

    hahahahahahahahaah Duduckson!!!

  7. Samuel disse:

    Medo de algum dia elas tomarem consciência ‘-‘

  8. Cícero Silva disse:

    Eu fiquei sabendo que em Brasília, os formigões que têm mandato lá, devoram o dinheiro do contribuinte de forma acintosa, já que não se emprega inseticida.

  9. william haddad disse:

    interessante esta matéria bem feita para os moldes de um blog onde se traz um pouco de informação ma não fica se arrastando em explicações…claro que para os que curtem este tipo de matéria haverá sites mas completos, mas foi gostoso de ler rápido e rasteiro…agora fazendo um aparte. o cidadão colega na web o VINICIUS, são não foi mais ignorante e estúpido com seu comentário pois se limitou em uma linda, diga-se de passagem que as respostas que obteve dos colegas mais elucidados servi-lhe de um CALA A BOCA MAGDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA…

  10. Glaucia Cristina c. Bilaia disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Eliseu Melo disse:

    Isto só prova que o ser humano é o ser menos desenvolvido nos quesitos desenvolvimento sustentável, e adaptação.

  12. Thayná disse:

    acha nojento quem come formiga, mas não acha nojento comer um bifinho né?

  13. mikael disse:

    muito boa a lista

  14. Luiza disse:

    Ainda dizem que Deus não existe!

    • Paulo disse:

      E ainda tem gente que diz que deus existe.

      Se existisse, as formigas frequentariam templos e rezariam para deus.

  15. Gilmar disse:

    No final as Tanajuras viraram frutas ex: Melancia, melão,morango, pêra etc.

  16. Jederson disse:

    Ninguém dá o mérito de tanta inteligência as várias espécies de formigas ao criador Jeová Deus .

  17. Danilo disse:

    Muito bom. Até os comentarios,cada um kkkkkkkk pelo amor.

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo