Publicidade

Publicidade
03/02/2019 - 15:56

Livros que viraram games e vice-versa

Compartilhe: Twitter

Desde o seu surgimento, a criação dos games se transformou num jeito divertido de combinar os mais variados elementos culturais com a intenção de engendrar uma realidade virtual e expandida para jogos cada vez mais interessantes.

Os apreciadores de jogos sabem que nem sempre um jogo é criado a partir de uma ideia exclusiva, várias vezes os desenvolvedores procuram inspiração em filmes e livros. Há vários jogos que são totalmente adaptados de obras literárias e outros que aproveitam somente alguns detalhes criados pelo autor em relação aos personagens. Os livros e os games andam de mãos dadas com o universo da literatura e dos jogos e por isso mesmo, não faltam casos de jogos que têm como fonte as grandes obras da literatura mundial, como The Wizard Of Oz, uma das mais célebres histórias infantis que também está disponível no formato de um jogo viciante!

Harry Potter é um personagem que ganhou fama e que também começou na literatura, cresceu no cinema e encontrou outras formas de existir, ressurgindo com peças teatrais, brinquedos e com idêntico sucesso, nos vídeo games, como uma possibilidade de desbravar o mundo de um dos bruxos mais queridos da história!

Game of Thrones escrito por George R.R. Martin, além de estar inserido no universo literário, também é encontrado em jogos de estratégia em tempo real, colocando o jogador no comando de uma poderosa casa de Westeros, que deve levar a história em direção à vitória ou à derrota, dependendo de suas ações, outra opção interessantíssima para quem aprecia jogos online.

“Roube aos ricos para dar aos pobres” – quem não conhece a famosa frase de Robin Hood, mais um clássico surgido na literatura? Pois saiba que também é possível encontrar Robin Hood em jogos com formatos de todas as variações possíveis inspirados neste personagem icônico!

O fato é que há muito tempo temos visto muitos filmes que acabam sendo adaptados para jogos ou livros que se tornam filmes e que consequentemente são transformados em games. Isto é tão comum que já estamos acostumados a esperar algum lançamento de game depois de um grande sucesso de bilheteria. Mas em contrapartida, nos últimos anos vêm acontecendo uma inversão de papéis nestes padrões, já que está se tornando cada vez mais frequente o lançamento de livros inspirados em jogos famosos, ou seja, games que surgiram como jogos propriamente ditos, sem nenhum antecedente nos livros ou nos cinemas. Isto está acontecendo graças ao vertiginoso mercado de games que cresce maravilhosamente bem. Não foi nada complexo perceber essa grande conveniência, já que vivemos em meio a uma onda crescente de livros com aventuras e fantasias para todos os gostos.

Em Países da União Europeia entre outros, este nicho já estava sendo bem explorado e nós brasileiros, também podemos agradecer às grandes empresas desenvolvedoras de games que começaram a enxergar e a reconhecer o Brasil como um país de pessoas extremamente apaixonadas por jogos, e um mercado com imenso potencial de crescimento.

Autor: - Categoria(s): Curiosidade Tags: , ,

Ver todas as notas

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo