10 fatos bizarros que só acontecem na China

Se você está pensando em dar um “pulinho” em Pequim para assistir as Olimpíadas, é bom conhecer algumas curiosidades dos chineses.
Fraldas descartáveis para viajar

Aproveitando o feriado do Ano-Novo chinês, que a cada ano cai em uma data diferente do calendário ocidental, os moradores viajam pelo País, criando o maior movimento migratório do mundo. E acredite, para fugir do congestionamento nos banheiros dos trens, alguns viajantes já se habituaram a usar fraldas descartáveis geriátricas.
Extremamente curiosos

Ter privacidade na China é como ir ao banheiro de porta aberta. O comunismo ensinou não dar muito valor aos conceitos privados. Acredite, é comum encontrar funcionários bisbilhotando o cartão de ponto dos colegas para dedurar aqueles que chegam atrasados, ou então, escutar atentamente a conversa de pessoas que não tem nada a ver com ela.
Tudo controlado

O comunismo ensinou uma outra história: controlar tudo que é comentado na web. 30 mil sensores fazem essa tarefa. Segundo o chefe supremo da nação, Hu Jintao, a intenção é “utilizar tecnologias avançadas para controlar a opinião pública da melhor maneira possível”.
Superstição total

Você sabe porque as Olimpíadas começarão no dia 08/08/08? Não é por acaso, os chineses são muito superticiosos. O número 8, cujo ideograma corresponde ao som da prosperidade é muito cultuado, ao contrário dos números 4, 14 e 24, que lembram o ideograma da morte. Para você ter uma idéia, nem os telefones celulares são esquecidos – se você não está nem aí para supertições, pode comprar um celular que contenham esses números por uma valor bem abaixo dos demais.
Nem tudo é permitido

A preocupação com o crescimento da população é constante e severo. Desde 2007, os lamas tibetanos estão proibidos de ressuscitar sem autorização do governo. O regime ainda não definiu os critérios que permitirão tal ressurreição.
Noivas fantasma

Até os crimes por lá são no mínimo curiosos. Para você ter uma idéia, no ano passado, a polícia desmanchou uma quadrilha de assassinos, responsável por matar mulheres jovens, com o intuito de vendê-las como “noivas fantasmas”. A tradição explica este fato bizarro: Segundo os hábitos chineses, os homens que morrem solteiros têm a linhagem comprometida na próxima vida. Para evitar este problema, a família decide arrumar um casamento “fantasma”, enterrando o corpo ao lado do solteirão.
Sem fuso horário

Não existe fuso horário. Todos obedecem o horário de Pequim! Com isso temos ocorrências naturais bem interessantes, como as que acontecem a leste de Xangai, onde o sol nasce às 4 da manhã, enquanto à oeste nasce às 9 horas. Imagine a cabeça dos moradores.
Estudantes de inglês

Vejam que continha interessante: a quantidade de chineses que estudam inglês é igual a população dos Estados Unidos.
Comidas esquisitas

A culinária é um assunto à parte. As famílias mais ricas do País costumam acrescentar ovos podres cozidos e sopa de ninho de andorinha na ceia de reveillon. Além disso, gafanhotos, ratos selvagens, cachorros, gatos, cobras, dentre outros, são bastante apreciados na culinária chinesa, tudo isso acompanhado de um bom arroz, claro!
Proibido saber o sexo

Na China é proibido saber o sexo da criança antes do nascimento. Em virtude da política do filho único, a preferência é pelos meninos, o que acaba por provocar um alto índice de abortos quando o casal descobre que vem uma menininha por aí.

Adaptado Superinteressante

Veja também:
• Os mendigos americanos e sua criatividade
• Vídeo mostra como os bandidos são “espertos”
• Como nascer de novo em apenas 16 segundos
• Topless Sandals – a sandália sem tiras
• Conheça: a mais velha piada do mundo
• Comentar futebol é coisa para os fracos
• A cena de luta mais esquisita dos últimos tempos
• Muuuuito mais

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!