Turistas fotografam encontro impressionante e perigoso

Enquanto navegavam pelas tranqüilas águas do Havaí, em busca de um encontro com tartarugas e quem sabe algumas fotos, turistas conseguiram registrar um momento extraordinário e assustador. O surgimento de uma baleia-corcunda (ou baleia-jubarte, como é conhecida aqui no Brasil), atrás do caiaque de dois amigos.

Embora não sejam agressivas, as baleias-jubarte podem atingir até 16 metros de comprimento e 36.000 quilos, causando grande estrago para quem estiver no seu caminho, enquanto ousam sair do mar.

Estas imagens extraordinárias mostram os jovens calmamente assistindo o gigantes do mar, surgindo das profundezas.

As fotos abaixo mostram a seqüência de movimentos da baleia:

Quando de repente ela mergulha e deixa um “spray” no ar, eles se dão conta de quanto são vulneráveis.

Os turistas navegavam ao longo da costa de Maui, onde os mamíferos se reúnem para ter seus filhotes, e o inusitado encontro pode ter sido motivado pela curiosidade das baleias. Sua extrema curiosidade costuma fazer com que se aproximem de embarcações, o que muitas vezes as torna bastante vulneráveis.

Estima-se que dois terços de toda a população de baleias-jubarte do norte do Pacífico, migram para o Havaí no inverno.

Os cientistas não sabem ao certo porque as baleias saltam para fora do mar. Alguns argumentam que é uma espécie de raspagem de pele, para se livrar de parasitas, outros acham que é simplesmente uma demonstração de alegria.

Devido aos seus hábitos costeiros durante seus períodos migratórios, a baleia-jubarte sofre com capturas acidentais em redes de pesca, colisão com barcos e navios, poluição dos mares e a destruição de seus hábitats. O encontro registrado pelas câmeras foi um verdadeiro presente.

Fonte: Daily Mail

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!