Não seja um chato do MSN, saiba usá-lo produtivamente

Se você usar o MSN com sabedoria, pode agilizar seu trabalho e manter seu networking afiado. Se abusar, ou usar errado, o MSN engole o seu dia.

Uso CORRETO do MSN:

Se deixar o MSN aberto o dia inteiro, vai ser interrompido inúmeras vezes. Se para seus amigos o status de Ocupado ou Ausente é um aviso inútil, e a solução é dar um logoff.

Não é porque um amigo da lista está online que você deve entrar em contato. Somente chame as pessoas para conversa se realmente tem algo a falar. E, se chamar, evite introduções inúteis sobre o tempo, a família, o trabalho. Cumprimente educadamente e, se tem perguntas a fazer, faça.

Se o seu contato começar a tergiversar, escreva ’em que posso te ajudar?’. Na maioria das vezes, estará fazendo um favor ao outro, que não sabia como pedir.

Concisão traz três vantagens: diminui erros ortográficos, já que você não edita seus recados antes de apertar o ENTER, sua mensagem se torna mais clara e economiza o tempo dos dois.

De acordo com o assunto, chat não é a melhor solução. Para assuntos importantes, em que se recomenda guardar uma cópia da sua solicitação, use email. Para assuntos mais delicados, ou que exigem uma argumentação melhor (como uma venda), use o telefone. Em casos mais importantes, faça uma visita pessoal.

Sua lista de contatos no MSN não precisa parecer sua lista de amigos do Orkut, e também há aqueles que adoram conversar a qualquer momento, sobre qualquer assunto. Não que sejam criminosos, mas bloquear às vezes é a melhor opção.

Seja breve e objetivo, mas não seja rude. Pessoas não gostam de encostos do MSN, seja objetivo, educado, não estique conversas cujo propósito já se esvaziou e, quando concluir, conclua. Para os colegas, tenha um bom dia, para os amigos, fui!.
Uso ERRADO do MSN

Se você fez uma pergunta, não fique perguntando ‘você está aí?’ ‘você está aí?’, se a pessoa demora um minuto para responder. Lembre-se, ela tem uma vida além do teclado, e não é legal ficar explicando o que foi fazer no banheiro.

Eu sei, você tem um blog, então divulga seu MSN. O problema é que quanto mais você divulga, maior vai ser sua lista de contatos, mais gente online, mais gente disponível, mais gente batendo na porta…

Extremo cuidado conversar sobre questões confidenciais no MSN, nunca se sabe quem pode estar lendo atrás dos ombros do seu contato. Além disso, conversas no MSN podem ser gravadas. Lembre-se disso também na hora de começar a falar mal de alguém.

Via Meta Executiva

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!