5 historinhas que costumamos ouvir desde pequenos, mas que não têm o menor fundamento

Desde pequenos somos bombardeados por algumas historinhas que nossos pais e avós contam, a grande maioria com boas intenções, mas sem nenhum fundamento. Pegando a idéia do Listverse, aprontamos uma listinha simples.
Pegando gripe

Há um grande número de mitos sobre a forma de pegar gripe, mas, na realidade, só há um caminho para se contrair o vírus da gripe – em contato direto com o próprio vírus. Você pode permanecer fora de sua casa, durante uma noite fria, com os cabelo molhados e suas chances de pegar gripe não aumentarão em nada. O motivo das epidemias de gripe durante o inverno não é o frio em si, mas o fato de que as pessoas tendem a viver com maior freqüência em locais fechados, e isso aumenta suas chances de entrar em contato com um doente. Cabe ainda dizer que, a maior parte dos medicamentos são completamente inúteis contra a gripe e não há nada mais a fazer para ajudar a aliviar as dores resultantes da gripe, salvo uso de analgésicos.

Masturbação provoca cegueira

Esta mentirinha é mais comum no interior. A lenda afirma que masturbação causa cegueira, e em alguns locais da França, é dito que provoca surdez. Obviamente que isso não é verdade (pelo menos não completamente), e foi a forma que encontraram para impedir as crianças de masturbar-se por motivos religiosos. Curiosamente, no esperma existe uma grande concentração de zinco, e uma grave deficiência de zinco pode realmente causar uma deficiência visual. No entanto, é quase impossível causar uma deficiência de zinco através da masturbação.

Estalar os dedos causa artrite

Embora seja verdade que estalar constantemente os dedos pode reduzir a força de sua aderência e causar inchaço, não leva a artrite. Existem diversas causas para a artrite (tais como trauma ou infecção nas articulações, ou velhice), mas estalar os dedos, definitivamente não é um deles.

Comidas picantes causam úlcera

Se uma pessoa sofre de úlcera, comidas picantes muitas vezes podem agravar o estado, no entanto, úlcera não é causada por alimentos picantes – se fosse assim, teríamos uma epidemia de úlcera em vários países. A úlcera geralmente é causada por excesso de medicamentos como aspirina e anti-inflamatórios.

Sapos transmitem verrugas

Este é um mito que nem todo mundo conhece, mas é quase certo que ele surgiu devido ao aparecimento de verrugas, tal como ocorre em muitos sapos. De fato, o surgimento de verrugas não é comum em todos os humanos. Verrugas são causadas por vírus e eles são quase sempre exclusivos para um determinado tipo de criatura. Humanos não podem capturar verrugas de outros animais, e os animais não podem capturar verrugas de humanos. O tipo de vírus humanos causador da verruga é o papilomavírus.

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!