Todos os riscos que você precisa conhecer antes de colocar um piercing oral
Listamos alguns dos riscos que o piercing oral pode oferecer, veja só:
Risco: Infecção VEJA FOTO
Como ocorre: Tocar as partes de metal depois de colocados na boca, aumenta o risco de contrair uma infecção, pois levará à boca diversas bactérias.
Risco: Dor e inchaço
Como ocorre: Dor e inchaço são muito comuns quando o piercing é aplicado. A situação preocupa mais ainda se a língua inchar demais, pois poderá fechar a passagem de ar e dificultar a respiração.
Risco: Ferimento na gengiva
Como ocorre: As peças de metal podem causar retração gengival, que causa uma aparência desagradável e torna os dentes mais vulneráveis a cáries e a periodontite, que caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecido ósseo adjacente. A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela acção bacteriana, acúmulo de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária..
Risco: Sangramento prolongado
Como ocorre: Não é por acaso que o piercing deve ser aplicado por um profissional. Caso ocorra a perfuração de um vaso sangüíneo durante o procedimento de colocação, pode haver um sangramento difícil de ser controlado com perda excessiva de sangue.
Risco: Mudanças nas funções da boca
Como ocorre: O piercing pode aumentar a produção de saliva, impedindo que você pronuncie corretamente as palavras e também dificulta a mastigação.
Risco: Hepatite
Como ocorre: O piercing da boca foi identificado pelo Instituto Nacional de Saúde como uma possível forma de transmissão da hepatite B, C, D e G.
Risco: Endocardite
Como ocorre: Você sabia que o piercing oral pode causar endocardite? A endocardite é a inflamação que ocorre nas válvulas e nos tecidos cardíacos. A ferida causada pela perfuração, dá às bactérias da boca a oportunidade de entrar na corrente sangüínea, podendo chegar ao coração.
Risco: Dentes danificados
Como ocorre: O contato direto com o piercing pode danificar as restaurações dos dentes.
Fonte: Colgate e Young Helth