Conheça os limpadores de orelha profissionais da Índia

Você precisa de uma ajudinha para limpar suas orelhas? Acredite, na Índia isso é profissão. Por cerca de 10 rupias (menos de R$ 1,00), você pode ter uma das suas orelhas bem limpinhas.

Sheikh Mohammed, de 25 anos, faz parte de um batalhão de profissionais que fazem limpeza particular de orelha no meio da rua – um grupo facilmente identificável no meio da população pelas cores rosa e laranja dos seus turbantes.

Munidos de uma pequena mecha de algodão e uma varetinha, eles precisam de pouco mais de 10 minutos para deixar suas orelhas limpas.

Mohammed contou ao jornal Times On Line que este é um comércio “muito bom”, porque todos gostam de ter suas orelhas limpas e ele está lá para fazer o melhor. Entretanto, um trabalho que rende 300 rupias (cerca de R$ 30,00) por dia, não é a atividade que ele deseja para seu filho.

Esta foi a solução encontrada para sobreviver em um país que tem uma infraestrutura insuficiente, uma burocracia pesada, altas taxas de juros e uma “dívida social” elevada (pobreza rural, importante analfabetismo residual, sistema de castas, corrupção, clientelismo etc.).

Definitivamente, cultura é um negócio fascinante!

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!