7 combustíveis que você gostaria de ter no seu carro

Se você anda preocupado com o preço da gasolina e do álcool ou sua consciência ecológica fala mais alto, saiba que existem várias alternativas para seu próximo carro.

Clique aqui e veja 7 combustíveis que você gostaria de ter no seu carro.

Ar comprimido
Talvez o mais tentador de todos os combustíveis alternativos é o ar comprimido. O carro foi projetado por engenheiros franceses e estará disponível para o mercado norte-americano até 2010. Este pequeno carro pode chegar aos 110 km/h, com autonomia de 200 km. Para abastecer, basta recarregar o tanque em compressores industriais espalhados pela cidade ou então fazer em casa, usando um compressor embutido no carro.

Óleos vegetais
Ambientalistas de todo o mundo salivam com a ideia da comercialização de carros movidos a óleo vegetal. Imagine que todo o óleo proveniente de frituras em restaurantes, e que normalmente é descartado na natureza, seja convertido em energia. O projeto garante um motor mais resistente e silencioso, em virtude do maior poder de lubrificação. Além disso, o óleo vegeral, assim como o biodiesel, não agride a natureza com a liberação de carbono, pois ele é absorvido pelas plantas. Para se ter uma ideia do efeito, cerca de 1,7 bilhão de kg de banha são produzidos todo ano nos EUA, que poderiam ser convertidos em 1,5 dia de combustível.

Células de hidrogênio
A possibilidade de usar um carro à base de hidrogênio tem esbarrado em vários desafios técnicos, tais como eficiência e armazenamento do hidrogênio em um veículo, sem que corra o risco de congelamento ou incêndio. Algumas empresas trabalham há algum tempo na criação de um automóvel que rode com células de combustível, que gerariam energia por meio de uma reação química entre o hidrogênio e o oxigênio, gerando água como resíduo. Além dos problemas técnicos, o projeto tem sofrido com os altos custos.

Etanol
A maioria de nós já utiliza etanol em nossos veículos, conforme a legislação federal, que exige um certo percentual adicionado à gasolina. No início de 2008 a Ferrari apresentou seu primeiro modelo 100% movido a etanol. Segundo a empresa, o carro emite 5% a menos de CO2 e teve um aumento de 10% na potência do motor.

Água
Acredite: o japonês Genepax alcança cerca de 80 km/h, por uma hora, usando apenas um litro de água como fonte de energia. A água é colocada em um depósito e um gerador a transforma em hidrogênio. A Genepax espera fechar um acordo com algumas montadoras japonesas para iniciar uma produção em massa.

Energia elétrica
Parece com um veículo de filme, mas o Moovie é real e dirigível. O carro da Peugeot venceu o concurso internacional de veículo do futuro. Não existe nenhuma previsão para o início das vendas, mas a sua mera existência já é um grande incentivo.

Biomassa
Se você achou estranho carros movidos a ar, água e óleo é porque nunca viu carro movido a madeira e a pó de café. O processo é simples: um gerador de gás queima o pó de café, produzindo o gás combustível. O interessante é que, qualquer veículo movido a gasolina ou álcool pode receber o motor sintetizado.

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!