Confira como o IBOPE faz para determinar a audiência na TV brasileira.
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Digamos que eu tenha o aparelho do IBOPE em casa. Eu entro em contato, POR EXEMPLO, com a Rede Globo, faço um acordo para deixar a TV sempre ligada no canal da Globo, ganho um bom dinheiro, e a Globo terá mais pontos no IBOPE, refletindo em seus ganhos com publicidade. Isso se a Globo não fechasse acordo com o próprio IBOPE. Ou seja, um método bem furado. Alguém acredita nestes resultados?
Anônimo, a principio, A PRINCIPIO, não teria que como isso acontecer, tendo em vista que as pessoas escolhidas são anônimas, como você.
Mas concordo sim que o método tem suas falhas e furos, assim como qualquer outro medido de medição que dependa da boa fé do entrevistado, como o próprio censo brasileiro.
Paulo, o problema é que existe uma grande tomada de decisão a partir do resultado desta pesquisa.
Numa pesquisa eleitoral, por exemplo, o entrevistado não sabe previamente que será entrevistado, então não teria tempo de negociar sua resposta com um candidato, por exemplo.
Se o entrevistado pode tomar algum proveito da sua resposta, não se pode confiar cegamente na boa fé.
Enfim, estamos muito evoluidos para utilizar um método como este para medir a audiência. Este resultado influência em toda a programação de uma emissora, que por sua vez envolve o emprego dos colaboradores. Fora toda a questão de publicidade. É muita decisão em cima de um método de medição bem arcaico.
Uma simples solução, sem alterar em nada o método, é aumentar o número de aparelhos distribuidos. Quanto mais aparelhos, maior a confiabilidade nos dados. Quanto mais aparelhos, menor a representação deste voluntário no resultado final da audiência, reduzindo o interesse de uma emissora fazer acordo individual por de baixo dos panos.
Não faz sentido isso, Paulo. Você não viu a matéria? O equipamento deles não fica dentro da TV, é um trambolho enorme que fica exposto pra qualquer um ver. Se você tiver o aparelho você vai saber.
Quem tem isso hoje em dia? Alem de ser grande e incomodo.
Eu sempre achei esse sistema muito furado.
sinto falta do “saiba hoje no diaario do curiosoooo” =(
“Digamos que eu tenha o aparelho do IBOPE em casa. Eu entro em contato, POR EXEMPLO, com a Rede Globo, faço um acordo para deixar a TV sempre ligada no canal da Globo, ganho um bom dinheiro, e a Globo terá mais pontos no IBOPE, refletindo em seus ganhos com publicidade. Isso se a Globo não fechasse acordo com o próprio IBOPE”
Nessa situação VOCÊ seria desonesto com a pesquisa (afinal a emissora não teria como saber quem tem o aparelho do IBOPE)…ou seja, a culpa não é da pesquisa e sim sua.
Exatamente Macoaz. EU estaria sendo desonesto. Mas a culpa continua sendo da pesquisa.
Ora, porque preocupa-se tanto com a urna eletrônica por exemplo. Se não fosse a desconfiança na honestidade das pessoas e os diversos interesse envolvidos, não havia necessidade de se preocupar em criar um sistema a prova de fraldes. A mesma preocupação e seriedade deveria ser aplicada a uma pesquisa de audiência.
Na boa, não tem como não ver um aparelho desse tamanho se estiver instalado na casa de alguém, parece um conversor de UHF !
Será que o método adotado hoje é esse ainda?
Sinceramente, é difícil acreditar que um método impreciso e arcaico como esse é levado a sério por alguma agência de publicidade.
qto mais baixarias qto mais sangue qto mais bafão e bjão gay maior o ibope e menor massa cefálica do espectador