Para o velório ser veiculado virtualmente, de forma gratuita, a família do morto precisa assinar uma autorização. Segundo a empresa Urbam (Urbanizadora Municipal S.A), que tem a prefeitura como acionista majoritária, o “velório online” é inédito no Estado.
Por meio de câmeras instaladas nas quatro salas de velório da funerária municipal, as imagens são disponibilizadas na página da empresa, permitindo que familiares e amigos ausentes possam acompanhar a cerimônia à distância e em tempo real.
Para acessar as imagens, o computador do usuário deve ter conexão de banda larga. Não é preciso senha, mas em alguns casos pode ser necessária a instalação de um plug-in (acessório adicional).
O serviço também permite que internautas enviem, por meio de um link no site da Urbam, mensagens eletrônicas de pêsames para a família da pessoa morta.
A empresa não soube informar o número de internautas que já acompanharam os velórios pela internet, mas afirmou que ao menos 30 mensagens de conforto a familiares já foram enviadas pelo site.
A assistente social Eliza Yukie Otsuka, 30, autorizou a transmissão online do velório do pai dela, que morreu na segunda-feira. Disse ter achado a idéia ótima.
“Tenho dois irmãos, um no Japão e um na Austrália, que foram informados da morte e também da possibilidade de acompanhar o velório pela internet. O do Japão acompanhou, e creio que o da Austrália deva ter acompanhado.”
Otsuka conta que, por meio do velório online, recebeu mensagens de conforto de pessoas desconhecidas da família. “Deve ter sido gente que acessou, deu uma olhadinha no velório e resolveu mandar uma mensagem de conforto.”
Mórbido?!?
Colaboração de Marcos
Que é isso! é o fim!!! como expor um momento tão doloroso assim? essa empresa devia pensar nisso não so nos lucros
Já penso diferente, qtas pessoas perdem seus entes queridos e por questões finançeiras e até mesmo a distância os impedem de dar o último adeus?? essa alternativa não é a melhor, mas não deixa de ser interessante, mesmo sendo doloroso, pois pela net vc poderá se despedir e ainda rever a família, nesta vida devemos analisar todos os pontos mas somente nos apegarmos aos positivos ;).
ach boa a ideia tbm !! a empresa esta prestando o serviço dela !! libera as imagens quem quer nao é mesmo
nao consigo assistir !!!!
Pra mim isso aí é koiza de Papa-Defunto (pessoas q adoram velório e não perdem um).
Com o advento do caos aereo,é um opção para as pessoas que estão atrasados para enterros!!!
não se espantem… a prefeitura aqui é capaz de qualquer coisa pra ganhar dinheiro…
Só faltava essa mesmo, eu hein, não vou pessoalmente em velório muito menos pela internet credo
Poxa, achei bem interessante…
Eu teria coragem de assistir, principalmente se não encontrasse condições psicológicas de “encarar o morto de frente”…
Achei uma boa idéia! Agora, se a moda pega, hein?! Hehe!!!!!
dá para somente dizer que foi ao velório, e fazer uma “média”. Não dá para dizer que não foi … hehe. è uma ótima desculpa para quem não quer ir ao velório dizer “eu não fui mas acompanhei pela internet”. hehe