Há quem diga que a juventude é um tempo de aprendizado e crescimento, mas para alguns jovens empreendedores, a juventude é uma época de construir impérios. Nos últimos anos, vários jovens se destacaram no mundo dos negócios e alcançaram o status de milionários antes mesmo de completarem 20 anos. Esses jovens empreendedores têm uma coisa em comum: uma visão empreendedora, uma mente inovadora e muita determinação.
Ashley Qualls
A norte-americana Ashley Qualls fundou a plataforma de design de sites Whateverlife.com em 2004, quando tinha apenas 14 anos. No início, o objetivo era atender apenas uma necessidade própria, que consistia em compartilhar no site suas próprias criações gráficas, mas rapidamente descobriu que havia uma grande demanda por gráficos personalizados para perfis do MySpace, que estava se tornando popular na época.
Qualls então começou a terceirizar seus designs personalizados gratuitamente, e rapidamente ganhou popularidade entre os usuários da plataforma. Seu site, Whateverlife.com, se tornou um dos sites de design mais populares para perfis do MySpace e rapidamente ganhou uma grande quantidade de acessos.
Com o sucesso do site, Qualls começou a receber ofertas de publicidade e parcerias, e começou então a cobrar por seus designs. Ela se tornou uma das empreendedoras mais jovens e bem-sucedidas dos Estados Unidos, alcançando a marca de US$ 1 milhão em receita aos 17 anos.
Entretanto, como tudo não são flores, a garota começou a enfrentou alguns desafios ao longo do caminho, incluindo problemas legais com o MySpace, que alegou que ela estava violando suas políticas de uso. Ela também foi alvo de críticas por cobrar por seus designs, com vários usuários argumentando que ela deveria mantê-los gratuitos.
Qualls não se intimidou e continuou expandindo seus negócios para incluir uma variedade de novos serviços de design, incluindo gráficos para sites, blogs e até mesmo tatuagens. Ela até recusou uma oferta de US$ 1,5 feita por um comprador anônimo. A proposta inda incluía um automóvel como bônus.
Veja também:
- 15 cápsulas do tempo curiosas e suas histórias
- Como os logotipos de empresas famosas mudaram com o tempo
- Avião faz pouso forçado em ‘árvore’; assista
- Chineses criam menor apartamento do mundo, com apenas 6 m²; assista
- Vídeo bizarro em fazenda de baratas viraliza na internet
Juliette Brindak
Outra adolescente que se deu muito bem no mundo dos negócios é a norte-americana Juliette Brindak. Ela foi co-fundadora da Miss O & Friends, uma plataforma online para meninas pré-adolescentes e adolescentes. Juliette começou a desenhar personagens fictícias quando tinha apenas 10 anos de idade, que se tornaram a base para o que eventualmente se tornaria a Miss O & Friends.
Juliette fundou a Miss O & Friends em 2005, quando tinha apenas 16 anos, com a ajuda de seu pai, Robert Brindak. A plataforma online oferecia jogos, quizzes, fóruns de discussão e conselhos sobre tópicos como moda, beleza, amizade, relacionamentos e autoestima para meninas pré-adolescentes e adolescentes. O objetivo do site era fornecer um ambiente seguro e positivo para meninas onde elas pudessem se conectar e aprender umas com as outras.
Desde seu lançamento, ela se transformou numa defensora da segurança online para meninas. Ela virou conferencista em eventos que abordavam temas como segurança na internet, assédio online e bullying. O site chegou a valer cerca de US$ 15 milhões.
Em 2016, a Miss O & Friends foi adquirida pela Girls’ Life, uma revista americana para adolescentes. Juliette permaneceu como consultora da plataforma até 2018. Desde então, ela tem trabalhado em outros projetos, incluindo sua própria marca de moda, a Sunny e Cher.
Adam Horwitz
Adam Horwitz começou sua carreira no marketing digital aos 15 anos de idade. Ele fundou sua primeira empresa, a iGaming, enquanto ainda estava no ensino médio. A empresa vendia produtos e serviços para jogos online.
Em seguida, em 2009, ele fundou a Mobile Monopoly, que mais tarde viria se tornar uma das empresas líderes em marketing mobile. Basicamente, ela oferecia treinamento e ferramentas para ajudar as pessoas a criar campanhas de publicidade móvel eficazes.
O sucesso na vida financeira do jovem veio em 2012, quando a Google adquiriu a Mobile Monopoly e ele passou a trabalhar nela como Gerente de Produto. Ele continuou até 2014, quando saiu da Google e fundou sua própria empresa de investimento e consultoria, a MadeMan Ventures. A empresa investe em startups e fornece serviços de consultoria em marketing digital.
Adam é conhecido por sua habilidade em criar campanhas de marketing eficazes e empreender com sucesso em um setor em constante evolução. Ele já foi destaque em publicações como Forbes, Business Insider e Entrepreneur.
Fraser Doherty
O escocês Fraser Doherty ficou famoso (e rico) por fundar uma empresa de geleias, a SuperJam, aos 14 anos.
O jovem começou a fazer geleias usando a receita de sua avó e então as vendia numa feira de agricultores local e rapidamente percebeu que havia uma demanda por seus produtos. Com isso, fundou a SuperJam, que tinha como diferencial usar frutas sazonais e sem adição de açúcar.
Fraser conseguiu expandir rapidamente sua empresa, vendendo seus produtos em supermercados em todo o Reino Unido. Foi quando tomou um empréstimo de US$ 9 mil e transformou isso em milhões de dólares, se transformando em um dos mais jovens empreendedores, sendo destaque em publicações como The Sunday Times e The Telegraph.
Em 2010, Fraser publicou o livro “SuperBusiness: How I Started SuperJam from My Gran’s Kitchen”, onde compartilha sua história de sucesso e dá conselhos para empreendedores iniciantes. Ele também se tornou palestrante motivacional, falando em eventos em todo o mundo sobre como superar os desafios do empreendedorismo e construir um negócio bem-sucedido.
Fraser também é conhecido por sua filantropia. Em 2011, ele fundou a SuperJam Tea Parties, uma iniciativa para ajudar a combater a solidão e o isolamento entre idosos, promovendo festas de chá para a comunidade.
Jon Koon
Jon Koon ficou conhecido por co-fundar a marca de moda e estilo de vida KITH, mas foi através da criação de uma loja de autopeças que sua vida começou a mudar.
Com apenas 16 anos, ele abriu a Extreme Perfomance Motorsports, que fornecia autopeças para programas da MTV. O negócio deu tão certo que ele começou a estudar marketing em Nova York e negócios internacionais na Baruch College.
Pouco tempo depois, Koon começou sua carreira na indústria da moda trabalhando em lojas de tênis em Nova York. Mais tarde, tornou-se vice-presidente de marketing da varejista David Z. Em 2011, ele se juntou ao designer Ronnie Fieg para lançar a KITH, uma pequena boutique no Brooklyn que se transformou em uma marca global de moda e estilo de vida com lojas em Nova York, Miami e Tóquio.
Rapidamente, a KITH ficou famosa por seu estilo e pela alta qualidade dos tênis e começou a colaborar com grandes marcas como Nike, Adidas e Coca-Cola. E não parou por aí. Além da KITH, Koon também lançou outras empresas de sucesso, como uma concessionária de carros de luxo e uma empresa de desenvolvimento imobiliário.
Seu negócio já ultrapassou os US$ 40 milhões e incluiu Koon na lista “30 Under 30” da Forbes na categoria de varejo e comércio eletrônico em 2016. Ele também já foi destaque em publicações como GQ, Esquire e Complex.
Menção honrosa – DonLad
Não podemos encerrar a publicação sem falar de um dos milionários da geração atual.
Este é DonLad, um influenciador e gerador de conteúdo online que ganha muita grana com suas postagens no Youtube, Instagram e TikTok. O tablóide britânico The Sun estima que ele lucra cerca de US$ 25 mil por postagem e já tem um patrimônio líquido de mais de US$ 1,2 milhão.
Curiosamente, DonLad acabou de completar 15 anos e adquiriu um Audi Q6 novinho e um Porsche. Mas não para aí. Ele possui uma coleção inteira de carros que custa cerca de US$ 13 milhões, incluindo uma Ferrari, Uma McLaren 570S, um Rolls-Royce Callinan e um lindo e único Pagani Hayra Roads e um Bugatti Chiron.