Ao longo dos últimos cem anos, os filmes têm sido a forma de entretenimento popular número um do mundo. Nossa linguagem comum. Nossa experiência cultural compartilhada. E assim por diante.
Portanto, não é de surpreender que os filmes não apenas moldem como vemos o mundo, mas também como o mundo realmente funciona. Aqui estão dez casos em que o impacto de um filme foi além da tela e atingiu nossa realidade.
As balas Reese’s Pieces, da Hershey’s, dispararam nas vendas, tendo aumento de 65% depois que o público identificou um pacote dos doces na mão do personagem Elliott, no filme E.T. (1982), de Steven Spielberg. Na época, antes de fazer parceria com a Hershey’s, Spielberg procurou a concorrente, Mars, oferecendo promoção para as conhecidas M&M. A Mars rejeitou a parceria.
As máscaras de Guy Fawkes se tornaram populares depois de ‘V de Vingança’.
Em 1986, após o lançamento de Top Gun, recrutadores navais em todos os Estados Unidos relataram um aumento nas consultas de marinheiros em potencial. Em uma reportagem do Los Angeles Times, os recrutadores apontaram o filme como um fator decisivo para muitos candidatos. A Marinha dos EUA não endossou oficialmente o filme – os regulamentos proíbem as forças armadas americanas de fazê-lo – mas Top Gun funcionou tão bem quanto um vídeo oficial de recrutamento. Um recrutador estimou que 90% dos novos candidatos com quem ela conversou viram o filme – um número que provavelmente não é totalmente coincidência.
No remake de 2003 de Uma Saída de Mestre, a equipe de assalto usa vários veículos durante a fuga, tornando o Mini Cooper, da BMW, um dos carros mais populares da época. De acordo com o Motor File, as vendas do veículo aumentaram em 20%. Como compensação, a BMW deu à produção do filme 32 mini Cooper para serem usados como quisessem.
As vendas de Shwarma aumentaram em algumas áreas após a cena pós-créditos em ‘Vingadores’. Shawarma é um prato típico no Oriente Médio.
O modelo Wayfarer de óculos de sol Ray-Ban, conhecido por suas armações grossas e pretas, foi lançado no mercado em 1952. No início dos anos 1980, a empresa estava pensando em descontinuar os óculos devido à queda nas vendas. Foi então que uma aparição na capa da GQ, seguida pela memorável cena de Tom Cruise em Negócio Arriscado, fez o Wayfarer renascer das cinzas. As vendas saltaram de 18.000 para 360.000 até o final de 1983. Em 1987, as vendas subiram para 2 milhões.
Os moletons rasgados com ombros caídos tornaram-se populares depois de ‘Flashdance’.
O .44 Magnum tornou-se popular apenas depois de ‘Dirty Harry’.
O interesse em abandono de Dálmatas aumentou depois de ‘101 Dálmatas’.
As vendas de Traço Mágico aumentaram depois de ‘Toy Story 2’ e ajudaram a Ohio Art Company a retornar à lucratividade.