Arquivos infectados normalmente aparecem disfarçados de aplicativos como jogos, adicionais de segurança, funções adicionais e, claro, pornografia. Algumas vezes, mensagens de texto infectadas roubam a linha do tópico de uma mensagem que você recebeu de um amigo, o que evidentemente aumenta a probabilidade de que você a acesse, mas acessá-la não é suficiente para se infectar. Você tem que aceitar abrir o anexo da mensagem e executar o programa de instalação, o que é outro obstáculo à infecção em massa. Até hoje, não há casos de vírus de telefone para telefone que se auto-instalam. Os obstáculos de instalação e os métodos de propagação limitam a quantidade de dano que a atual geração de vírus de celular pode causar
Danos causados pelos vírus
O primeiro vírus de telefone celular que surgiu, o Cabir, era completamente inofensivo. O pior dano que ele causava era o desgaste mais rápido da bateria. Outros vírus, no entanto, não são tão inofensivos.
Um vírus pode acessar e/ou deletar todas as informações de contatos e todas as entradas no calendário no seu telefone. Ele pode enviar mensagens MMS a todos os números da sua agenda e, como isso geralmente tem um custo, você está na realidade pagando para enviar um vírus a todos os seus amigos, familiares e contatos profissionais. Nos piores casos, o vírus pode deletar ou bloquear certos aplicativos ou estragar o telefone completamente, tornando-o inútil.
Protegendo seu telefone
A melhor maneira de se proteger de vírus para telefone celular é a mesma pela qual você protege o seu computador: nunca abra nada que você não sabe o que é ou que não solicitou. Veja abaixo algumas dicas que você pode seguir para diminuir as chances de ter um vírus instalado.
Desligue o modo bluetooth identificável – configure seu telefone como “não-identificável” para que outros telefones não possam detectá-lo e enviar o vírus. Você pode fazer isso na tela de opções do bluetooth.
Instale algum tipo de software de segurança no seu telefone – diversas empresas estão desenvolvendo softwares de segurança para telefones celulares, alguns são gratuitos, outros pagos e outros ainda destinados aos provedores de serviço de telefonia celular. O software pode simplesmente detectar e então remover o vírus uma vez que tenha sido recebido e instalado ou proteger o telefone para que ele nem sequer pegue os vírus. O Symbian desenvolveu uma versão de antivírus para o seu sistema operacional que permite que a conexão bluetooth do telefone aceite apenas arquivos seguros.
Hj em dia tem vírus pra td. Daki a poko aparece vírus pra Memory Card de Playstation…q apaga todos os games salvos….
Outro dia um amigo me passou um video que pedi a ele pelo bluetooth e logo dps apareceu uma outra solicitação de um arquivo estranho, mas eu não aceitei, e meu amigo disse que não era dele.