A Antártida é literalmente o fim do mundo e, embora nós, humanos, tenhamos feito muitas incursões para estudar o sétimo continente, ainda há muitos mistérios sobre a massa de terra nevada; alguns resolvidos, outros não.
Aqui estão 10 dos mistérios mais estranhos do fim do mundo.
Veja também:
- 10 mistérios estranhos encontrados no ‘fim do mundo’
- Influenciador é acusado de colocar fogo na sua Porsche por engajamento
- Inteligência artificial recria partida filmada em 1902 com cores e qualidade 4K
- Fotos interessantes e as histórias por trás delas (Parte 347)
- Homens pescando piranhas com pedaço de osso viraliza na internet
Cachoeira de Sangue
Na seção do Vale Seco de McMurdo, na Antártida, uma enorme cachoeira de cinco andares deságua no oceano… mas a água é vermelho-sangue. Felizmente, não há nenhum crime violento acontecendo. Em vez disso, geleiras se formando sobre o topo de um lago subterrâneo profundo cortam todo o oxigênio da água. Depois disso, a água extra salgada se tornou densa em ferro e não congelável. Agora, essa água densa em ferro flui vermelha.
O Maior Buraco
A Antártida abriga o maior “buraco” do mundo. Conhecido como polínia, o fenômeno ocorre quando água mais salgada nas profundezas do oceano sobem à superfície, derretendo seções de gelo. Esta polínia foi aberta em 2017 e, com 78.000 quilômetros quadrados, é do tamanho da Irlanda.
O barco salva-vidas Bouvet
Em 1964, uma foto de um barco salva-vidas abandonado foi tirada na ilha antártica incrivelmente remota de Bouvet. Como ele chegou lá? Ninguém sabe.
O polvo monstro do lago Vostok
Quando cientistas russos romperam um lago subglacial pela primeira vez em 2012, rumores circularam de que eles encontraram um polvo metamorfo pré-histórico e mortal. Obviamente, isso não é verdade, e embora o lago contenha vida microbiana, é improvável que algo maior possa sobreviver às condições extremas.
Vida selvagem
Você pode pensar que as águas da Antártida são tão frias que nada pode sobreviver lá, mas isso não é verdade. Abaixo do gelo, aranhas, vermes e lulas assustadoramente grandes sobrevivem com pele translúcida e dezenas de outras adaptações biológicas
Gelo Gritante
A plataforma de gelo Ross é a maior da Antártida e tem um segredo especial: ela faz barulho. O vento soprando sobre as dunas de gelo desencadeia uma resposta harmônica, causando atividade sísmica audível. O som é muito profundo para os ouvidos humanos, mas os cientistas usam o barulho para ficar de olho na plataforma de gelo.
Potenciais OVNIs
As pessoas adoram vasculhar o Google Earth em busca de possíveis OVNIs, e muitas possibilidades foram encontradas. Aqui estão algumas. Obviamente, são todas rochas, avalanches ou outros fenômenos naturais.
Gravidade inconsistente
A Terra de Wilkes do Norte, na Antártida Oriental, pode realmente ter uma gravidade um pouco mais forte do que o resto da Terra. Como? Cientistas acreditam que o local fica acima de uma cratera enorme, possivelmente o resultado de uma antiga cratera de impacto de asteroide de 250 milhões de anos atrás, várias vezes maior do que aquela que destruiu os dinossauros. Claro, essa mudança na gravidade é imperceptível para os humanos.
O Lobo
Quando os europeus desembarcaram pela primeira vez nas Ilhas Falkland, na década de 1600, eles ficaram chocados ao encontrar uma criatura parecida com um lobo lá. Sem outros mamíferos nas ilhas, o lobo ou warrah das Ilhas Falkland parecia impossível. Evidências de DNA indicam que um ancestral canídeo comum provavelmente caminhou até as ilhas durante o Último Máximo Glacial.
Monte Érebo
O Monte Erebus é o vulcão ativo mais remoto do mundo e, devido às condições extremas ao seu redor, os cientistas têm se esforçado para visitá-lo mais do que um punhado de vezes. O pico contém organismos que vivem da atividade térmica do vulcão, que são considerados os organismos mais únicos do mundo.