Imagens exibidas pela TV RBA durante o programa Barra Pesada na tarde de sexta-feira 17 de agosto de 2007, que mostrou um homem sendo linchado até a morte por populares, causou polêmica na sociedade paraense. Um rapaz com idade entre 20 e 25 anos, no bairro do Tapanã, foi morto a pauladas e pedradas após assaltar uma moça e roubar seu celular. Ela estava acompanhada pelo namorado, que reagiu e saiu em perseguição ao bandido. A poucos metros do local do assalto, ele foi alcançado e iniciou-se uma sessão de linchamento. Várias pessoas começaram a se aglomerar e participar da tortura, jogando paus e pedras no acusado, que gritava por clemência.
Cercado e sem poder reagir, ele corria de um lado para o outro na tentativa de fugir das agressões. Pessoas de várias idades aplicavam golpes no acusado em uma cena de selvageria e barbárie. Transeuntes circulavam livremente pelo local e não demonstravam nenhum sentimento como dó ou indignação diante do que estavam presenciando. Passado dez minutos ininterruptos de agressões, o rapaz caiu desfalecido no chão. Uma pessoa não identificada se aproximou e deu o golpe derradeiro. O rapaz morreu no local e após algumas horas no meio da rua seu corpo foi removido ao Instituto Médico Legal”.
O vídeo mostra a reportagem, não somente a cena que citei anteriormente, além disso, não mostra nada de extraordinário ou diferente do que já temos costume de ver na tv, mas mesmo assim, não adianta advertir os mais sensíveis.
Vi esse vídeo no PV e achei que seria interessante falarmos a respeito.
Naum dá mais pra ver o vídeo…
Ps.: Não tenho dó de ladrão.
Bandido bom é bandido morto. Se a população começasse a fazer justiça com as próprias mãos, a bandidagem ia pensar 10 vezes antes de sair por ai cometendo crimes.
nossa, ja tiraram o vídeo????
Se houvesse justiça pelas leis isso seria barbarie. Como ela não existe, a população deve se proteger e atacar bandidos como estes. Sim, bandido bom é bandido bem morto. Não importa se é morto a pauladas ou se morreu atropelado.
Bandido tem que morrer.
This video is no longer available…
O próximo vai pensar bem antes de tentar fazer igual ele.
se o povo acreditasse na justiça do nosso pais com certeza isso não teria acontecido … seisso não tivesse acontecido ele iria preso e em no maximo 7 dias estaria solto de novo roubando e quem sabe até matando pra isso, portanto pra mim , bandido bom é bandido morto!!!
Menos um bandido nas ruas!
EU QUERO VER O VIDEOOOO..POIS É TUDO QUE É BOM DURA POUCO RSRS…
Pra quem acha que covardia se combate com covardia é um prato cheio. Mas a quem foi dado o direito de julgar em frações de segundos ?Morosidade da justiça ou julgamento a jato por covardes? 8 ou 80? Atire a primeira pedra com as mãos sempre limpas !
Antes que eu me esqueça, nenhum dos post(e)s anteriores teria colhões para enfrentar ninguém! Só se for no playstation!
não concordo com a frase! também acho um absurdo justificar essa barbárie com o argumento “a justiça é lenta” ” vai servir de exemplo”. Não compreendo um mundo civilizado com esse tipo de justiça com as proprias mãos. pior que o ‘olho por olho, dente por dente”. o cara rouba e morre espancado! o linchamento ocorre pela fúria coletiva.. não imagino um deles sozinho fazendo isto!!
Não sou um indivíduo afim de dividir território com pessoas de má índole. Serei claro. Perguntarei a você que contraria o meu posicionamento. Quantos são os indivíduos que também procuram a sobrevivência, todavia buscam outros meios para obtê-la? Por mais que tenha sido um xampu (shampoo), por mais que tenha sido milhões em cuecas! Francamente, existe uma solução clara e simples para os bandidos.
Se você é aquele que apela tanto assim para a justiça, apesar de para mim justiça é sinônimo de vingança (apenas embelezaram a palavra), porque devemos ser justos com aqueles que estão atrás das grades e não com aqueles que nem se quer ousaram pensar em praticar um mau feitio?
Sinceramente, fico contente com este sentimento humano seu de pena, esta sensibilidade humana, fico contente mesmo. Entretanto, caro colega, tenha cuidado. Guarde esta sua pureza para aqueles que realmente merecem. Uma coisa é você sobreviver e pensar no próximo. Outra coisa é você sobreviver sem pensar no próximo.
Esse kazo akonteceu devido a algo q o Ricardo disse: MOROSIDADE DA JUSTIÇA.
Se a justiça fosse feita nesse país, isso naum teria akontecido…
Compreendi os demais posts exceto o deste talzinho de Ricardo aí. Sei que um dia ele amadurecerá e compreenderá situação.
Faltou bater… ele ainda levantou, cambaleou e caiu… não foi o golpe do rapaz (o golpe de misericórdia) que apagou o bandido. Ele apagou quando tentou se levantar e caiu sozinho no chão e bateu a cabeça. Portanto, ele cometeu suicídio. Ninguém é culpado, são todos inocentes.
Tsc…deve ser uma kriança…
“Bandido bom é bandido morto! E enterrado em pé ora nao ocupar espaço!”… ouvi isso em uma reportagem, um delegado, nao me lembro de onde que disse…
sinceramente?! Concordo com ele!
“não imagino um deles sozinho fazendo isto!!”
Um monte de bandido roubando e estuprando uma mulher pode,mas bandido sendo morto por um monte de gente honesta não pode né ???
Gostei da teoria do suicidio !!!
Moro no Paraná, em uma cidade aqui perto, Umuarama, cerca de 25 anos atrás, dois bandidos raptaram e torturaram, com requintes de crueldade, um casal de namorados, depois de matarem o rapaz estupraram seguidamente a garota antes de também mata-la. Foram presos, a população revoltada invadiu a delegacia, tirou os dois prá fora e, em praça pública, linchou os dois queimando os corpos, até os dias de hoje não repetem mais fatos como os que os dois bandidos praticaram naquela cidade. Será que é preciso que, em toda a parte onde a criminalidade está em alta, o povo tenha que fazer justiça com as próprias mães, visto que as autoridades não o fazem?????
tem alguns que só querem roubar por necessidade,desespero,etc.mas a maioria é %!@$&@#que gosta de maltratar,humilhar e matar por diversão.tem que matar esses…
bando de ignorantes!!!!
“De caçador a caça”.
Antes de responder a sua pergunta, e sem querer entrar na discussão de certo ou errado, gostaria de propor uma outra situação:
Imagine um pré-histórico caçador faminto sem nenhum mantimento e perdido em um ambiente hostil. De repente ele avista um animal solitário, desgarrado de sua manada, e que lhe parece frágil e, portanto, presa fácil. Tomado pela fome não exita em lhe eleger sua caça e atacá-lo. Ele tem uma necessidade (a fome) e precisa saciá-la, e nada lhe parece mais natural e correto do que se servir daquele pequeno e frágil animal.
Primeira pergunta: Ele está errado em atacar uma presa para saciar a própria fome?
Mas eis que o resto da manada aparece exatamente nesse momento e reage ao ataque sofrido pelo pequeno animal, matando o caçador e evitando a morte do seu igual.
Segunda pergunta: A manada está errada em proteger um dos seus?
Acho que a questão aqui não é saber se um ou outro está errado, mas sim que, se encontrando ambos em condições hostis a sua sobrevivência, agiram de forma a tentar mantê-la. Por certo se o caçador estivesse acompanhado por outros de sua espécie, não só o animal que era a caça, mas também os outros que saíssem em sua defesa seriam subjugados e mortos. No entanto, como a situação foi inversa, quem morreu foi o caçador, e o que temos aqui é apenas uma questão de probabilidade e lógica; venceu quem estava em maior número no momento e no local certo.
Por certo que estou falando de uma situação hipotética, mas que transformo em uma metáfora para ilustrar o absurdo da situação relatada. Vivemos a beira do caos em pleno século vinte e um, e retornamos aos tempos de barbárie dos primórdios da espécie humana, uma época em que apenas o mais forte sobrevivia, e onde um filhote de mamute que estivesse sendo caçado por um único homem pré-histórico talvez não fosse capaz de resistir à estocada de uma lança, acabando por servir de alimento para esse e sua família, mas que se acompanhado pelo resto da manada, seria capaz de destroçar o seu caçador.
Penso que, ao se relatar a história desse assalto e depois levantar a questão quanto ao fim trágico que teve o assaltante, questionado de que qual a posição do leitor quanto ao fim trágico do assaltante, dever-se-ia perguntar primeiro, quem seria mais merecedor de nossa piedade, se o bebê mamute que estava para ser caçado, ou o malfadado caçador que acabou destroçado pela manada. Vivemos um tempo onde os mamutes, os tigres dentes-de-sabre ou qualquer ou qualquer outro animal daquelas selvas pré-históricas, não agüentam mais serem apenas caça. Por certo que eles também não querem ser caçadores, mas também é óbvio que eles querem sobreviver.
Somos humanos, somos pessoas, gostamos de pensar que somos também civilizados, e com toda a certeza não somos esses extintos animais que se quer coexistiram com a espécie humana, mas também estamos cansados de ser apenas vítimas de uma situação caótica que nos parece sem solução e com a qual nenhuma autoridade parece se importar de fato. Não exalto aqui nenhuma posição, não concordo com o linchamento sofrido pelo assaltante nem com o fazer justiça com as próprias mãos por populares, mas tampouco concordo com a violência que foi o assalto realizado. Não concordo com nada do que aconteceu desde o início, mas acredito que a pergunta está equivocada. Deveria-se perguntar, o que você acha que se deve fazer para evitar que isso ocorra novamente? Ou, em outras palavras, o que você acha que se deveria fazer para que nem o bebê mamute fosse caçado, e nem o caçador precisasse caçá-lo?
Primeiramente gostaria de dar os parabéns ao colega denominado “Ip” pela metáfora apresentada. Como ele mesmo disse, não concordo em hipótese alguma com o fazer justiça com as próprias mãos, e nem tão somente com o ato ilícito de roubar, matar, torturar, sequestrar e todos os outros tipos de males praticados por delinquentes. Sinceramente, precisamos deixar de ser hipócritas e sempre colocar a culpa nos governantes e em qualquer outra pessoa que não o próprio “EU”.
Será que todos os problemas do mundo são realmente causados pelos governantes? Quantas vezes somos desonestos? E os “gatos” de TV a cabo? E o troco do ônibus que não devolvemos? Os impostos sonegados? Todo povo tem os governantes que merece!!! E também vivemos numa sociedade criada por nós mesmos!!!
Podem me atirar pedras, podem me pregar na cruz, mas não posso me tornar um primata e concordar com esse povo enfurecido. Não posso juntar minha voz a essas pessoas, tanto as que cometeram o ato, como as q
Olho por olho e dente por dente!
agora matar uma pessoa por causa de um celular!
o q esse homem sofreu ele infelizmente n pôde se arrepender, mas se esse fossi o fim dakeles assaltantes q arrastaram o menino joao helio por sp, por mim teria sido pouco!
celular por uma vida, na acho isso certo!
éééé…
chego uma hora em q a população começo a faze justiça com as proprias mãos….
Bom, li praticamente todos os comentarios em relaçao a esse video, algumas pessoas tem noçao da realidade e sensibilidade, outras ainda nao possuem maturidade para se quer dar uma opiniao…
Bom… ao ver o video pela primeira vez achei barbaro a atitude tomada pelos moradores… mas ao ver pela 2 vez e ter prestado atençao um poko mais… percebi a explicaçao… (foi a revolta dos moradores daquele bairro) significa dizendo curto e grosso q eles nao estavam mais aguentando esse tipo de vandalismo cometido por bandidos…
Infelizmente a revolta e a união da “manada” aconteceu em cima de um ladrao de celular…
Sinceramente, nem um bixo merece esse castigo. Que sociedade é essa que estamos construindo ???Bandido Bom é Bandido Preso ! e A justiça sendo feita. Agora Matar covardemente ? Não concordo e acho que ninguem deveria concordar com mais essa barbárie. Chega de violência, vamos buscar a Paz … Sempre !!!!
UMA NOTICIA TRISTE a todos.
Sou de Belém e após uma semana do ocorrido, saiu na capa do Diario do Pará (www.diariodopara.com.br) a %!@$&@#do bandido com o cabelo ja tingido de preto e vivinho o fdp. Qual a chamada da noticia? “Retornou do Inferno” o vagabundo ainda alegou ser inocente.
Se fosse mesmo com certeza este não estaria vivo.
cadeia? justiça? hahaha faz-me rir, estamos no Brasil, se o governo ta cagando pro povo, o povo sevira sozinho
menos um!!!
mas foi covardia!!!
Não concordo em fazer justiça com as proprias mãos nesse caso, todo mundo sabe que o sistema falha, mais o cara até onde consta não tento matar ninguém, não é porque ele é um criminoso, que vc vai sujar as suas mãos e se torna um também, e no caso ele iria preso , foi um crime desnecessário que torno vítimas em criminosos, parabéns pros babacas ke se tornaram criminosos, se toda vez que alguém roubar, fizerem o mesmo, a violência vai aumentar, não são os mesmos que reclamam disso? vai entender.
blog muito bom.
=*
um pequeno detalhe tbm, falaram aqui da situação atual do Brasil , será que a culpa não foi nossa de ter chegado a esse ponto?, a droga do país ta uma %!@$&@#e ninguém tomou atitudes , ninguém fez nada, so com aqueles comentários de %!@$&@#dentro de casa, fora isso anos e anos de conformismo, e ninguém fez nada a respeito, matar alguém vai melhorar a situação do Brasil ? da criminalidade ? , matar não é assim tão simples, se vc mata e não sente remorso vc tem algum disturbio mental, as pessoas cometem pequenos crimes constantemente dentro ou fora de casa, rico ou pobre, a sociedade é a massa, se hj existe essa quantidade de problemas, não foi culpa somente dos criminosos.
Não me venham kom esses papos de “ai…ele roubou pq é pobre, tava desesperado”, “ai, ele estuprou pq ninguém dá pra ele”.
NAUM TEM ESSA!
NADA JUSTIFICA UM ASSALTO, UM HOMICÍDIO OU UM ESTUPRO.
NADA!
TEM MAIS É Q MATAR ESSES F*LHO DA P*TA MESMO.
KABÁ KOM ESSA RAÇA DE SAFADO!
100% APROVADO UM A MENOS PARA NÓS SUSTENTAR TEM Q MATA TUDO PENA DE MORTE JÁ!! CHEGA DE SUSTENTAR BANDIDO … TEMOS É QUE INVESTIR DINHEIRO EM EDUCAÇÃO E NÃO GASTAR COM BANDIDO
Interessante a violência nesse país, primeiro porque devemos diferenciar a violência feita pelos descaminhados e outra feita pelo resto da sociedade. Em seguida parece que ninguém tem vontade de linchar aqueles que matam direta ou indiretamente os os que desviam verba de educação, saúde, segurança…afinal esses são os responsáveis por essa cena infeliz.. Ao contrário as pessoas sempre estão atrás deles, lambendo e puxando, para conseguir favores pessoais. Tenho certeza que todos que escreveram aqui conhecem alguém que se beneficia, mas ninguém empunha armas e vão matá-los. Por que essas coisas de classe inferior as classes superiores, até aceitam que aconteçam, coragem de verdade é se insurgir contra o sistema e não contra o aspecto sintomático isolado. Matar ladrão de celular é fácil, não exige grandes consequencias. A verdade é que pena de morte ou vingança social por mais estranho alívio que traga, sequer arranha ou diminui o problema da violência. Uma mobilização social contra nossos verdadeiros algozes, com essa mesma energia, em busca de educação, distribuição de renda…essa sim é a base do crescimento social e desenvolvimento do país. Chega de exploração!! A revolução francesa e americana não foi feita contra ladrões e sim com a ajuda deles, a revolução verdadeira é feita contra os reis.
quem aqui nunca assistiu uma reportagem dessas que acontecem lá no rio que arrastam criança pelo cinto de segurança e nunca pensou assim : SE FOSSE COM ALGFUEM DA MINHA FAMILIA EU MATAVA COM AS PROPRIA MAOS !! pois é, acho que os moradores passaram por um momento desses ! sem poder sair de casa e sem a policia fazer por*a nenhuma !! mataram com as proprias maos !! e tem mais bandidos matao só pra ver o presunto cair !! nao estao nem ai pro que nos do bem pensamos e nao sentem dó de ninguem !!!
nada de falso moralismo aqui, mais nada justifica um crime desses, não acredito que matando 1 ladrão, eles vão livrar o bairro deles da violência, até mesmo porque ai o cara nem tinha como se defender, e os outros infelizmente tem como se defender, e tem como matar em 1 minuto uma pessoa de bem , atos como esse so geram mais violência, o dinheiro que sustenta os criminosos chulos no Brasil, não se compara em nada ao dinheiro que a gente da de mão beijada pros GRANDES CRIMINOSOS, não vêm nem ao caso falar disso, até mesmo porque o dinheirinho que vc tiro da estadia desse ladrão na prisão, nõ vai voltar pros nosso lindos bolsos.
bandido morto é bandido no caixão sim!!! e se vier me roubar e eu tiver a sorte de pegar ele vai acontecer pior do que aconteceu com esse cara do video!!!
O povo tem que deixar de hipocrisia. Deveria ser criada uam Comissão de Apoio aos Humanos Direitos e não aos Direitos Humanos, pois bandido não deve ser considerado como ser humano. Esta foi uma das cenas mais lindas que já ví. Só lamento não poder ter estado lá para ajudar a acabar com aquele maldito.. Que o DIABO o tenha no pior lugar do inferno
Menos um. Ainda bem. Mais um vagabundo morto e espero que linchem muitos mais.
Na minha concepção se bandido roubou a mão armada o linchamento até foi merecido, agora se fosse de mão leve os cara pegaram pesado demais
:~
do mesmo jeito me sinto mau vendo esse video =~
Isso ae é o caos absoluto! Não é com selvageria que se faz justiça.
Acho que vcs são uns babacas! pq não fazem isso com os politicos corruptos? Meus amigos, é daqui pra pior! por isso ja to arrumando minhas malas e me mandando do Brasil! pra vocês que ficam!
Isso tem dois aspectos: 1º: Só iguala assaltante a agressores. Em quê essas pessoas que agrediram e mataram esse ladrão são melhores que ele?…. 2º: Mostra a total falta de confiança na Justiça. Quando a sociedade começa a fazer “justiça” dessa maneira é um sinal que a já não confia nas nossas instituições. Estou fazendo uma análise fria dos fatos. Não concordo com isso.
eu nao sei se estou certo ou nao,mas acho que alguma vez ouvir dizer que o chico buarque foi preso por “pilantragem”,sera que as pessoas que o prenderam fizessem isto ai,nos tiriamos nos livrados de mais um marginal?
Quem defende os direitos dos marginais, é pq nunca foi vítima de assalto ou de qq outra violência, ou então não teve uma pessoa querida q passou por isso. Qdo o “calo” é no nosso pé, aí sim incomoda!