No estudo que fizeram, apresentado na conferência anual da Academia Americana de Otorrinolaringologia, em Washington, foram analisadas cem pessoas que usaram seus celulares por mais de uma hora por dia durante quatro anos.
Os pesquisadores observaram que os participantes começaram a confundir sons de alta freqüência, como os de palavras que se iniciam com as letras s, f, t e z. As vogais continuaram a ser entendidas normalmente.
Os danos foram verificados principalmente no ouvido direito, onde a maioria das pessoas costuma usar o telefone.
Os autores do estudo, liderados pelo médico Naresh Panda, acreditam que os resultados demonstram que mais pesquisas serão necessárias para comprovar a ligação entre o celular e os problemas de audição.
“Não queremos amedontrar as pessoas. Nosso objetivo agora é continuar as pesquisas para comprovar a extensão do problema”, disse Panda.
Os estudiosos, no entanto, acreditam que os usuários devem ficar alertas aos primeiros sintomas de que a audição pode estar sendo afetada, como o aquecimento e entupimento dos ouvidos, além de zumbidos.
Os pesquisadores sugerem o uso de fones de ouvido, porque acreditam que estes causariam menos danos à audição do que o contato direto do telefone celular com a orelha.
[ FONTE ]
Fones de ouvido da mesma forma…
ainda bem q falo pouco no cel..rs
abraços
Thales
http://lista10.blogspot.com