:: Ronaldinho com novo sorriso ::
Os fãs apaixonados por futebol ou os dirigentes do Barcelona conseguem imaginar o meia Ronaldinho Gaúcho parado de três a seis meses? E se o motivo dessa parada não fosse uma lesão grave? Eleito o melhor jogador do mundo em 2004 e 2005, o jogador do time catalão ficaria afastado dos gramados caso quisesse corrigir o seu problema dentário para mudar a parte estética e funcional de seu corpo.
Em um primeiro momento, Ronaldinho Gaúcho teria que utilizar um aparelho para corrigir algumas imperfeições dentárias antes de uma cirurgia óssea. Posteriormente, o meia seria submetido a uma cirurgia ortognática, que consiste na fratura de sua maxila – parte superior da boca – por ter uma compressão no local. O procedimento, que tem como objetivo expandir o palato (céu da boca) para a distribuição dos dentes na arcada do atacante, duraria aproximadamente três horas.
Além da fratura na parte superior da boca, Ronaldinho Gaúcho teria que realizar uma outra cirurgia. O novo procedimento serviria para avançar a mandíbula – parte inferior da boca. A recuperação do meia do Barcelona demoraria de três a seis meses e o atleta precisaria trabalhar com uma fonoaudióloga, com um otorrinolaringologista e com outros profissionais para reaprender os principais movimentos da boca.
– O Ronaldinho Gaúcho não poderia jogar futebol por pelo menos três meses, tempo médio para uma fratura óssea cicatrizar. Para ele, que está passando por seu melhor momento no futebol, não valeria a pena. Além disso, o Ronaldinho teria que aprender a respirar, falar e corrigir outras funções alteradas pela cirurgia – afirma o dentista Leonardo David, que tratou dos dentes do melhor jogador do mundo quando ele ainda atuava no Grêmio.
Após a cirurgia, o meia encerraria o tratamento com a confecção de dentes de porcelana, que seriam colocados no lugar dos antigos. De acordo com Leonardo David, Ronaldinho Gaúcho teria um melhor desenvolvimento de suas funções, além de uma mudança estética. Resta saber qual será a decisão do craque da seleção brasileira: ficar mais bonito ou deixar de mostrar o seu talento nos gramados pela Europa.
Fonte: Globo Esporte
FICOU MEIO ESTRANHO O ROSTO DELE.