Você vai precisar de um tubo de cobre de 1/8, 1/4 ou 3/8 de diâmetro, fácil de encontrar em casas de material para construção. Neste projeto, 7 metros foram suficientes. Enrole o tubo em espiral na parte de trás do ventilador (1), prendendo com arame, fita isolante, zip ties, ou o que você achar melhor (2).
A mangueira, de mesmo diâmetro, deve ser cortada em dois pedaços: um pedaço será encaixado numa das pontas do tubo de cobre para escoar a água aquecida (a ponta da mangueira deve ficar abaixo do balde). O outro será encaixado na outra ponta do tubo e colocado dentro de um balde com água gelada. A água flui naturalmente do balde para a outra ponta da mangueira pelo princípio do termosifão. Vale lembrar que o ventilador não pode ficar muito acima do balde, e nem abaixo. Se não funcionar, use aquelas bombinhas de aquário.
Dicas:
1- Acrescente sal para abaixar o ponto de congelamento da água. Assim a água passa a congelar entre -4ºC e -2ºC, e o aparelho funcionará por mais tempo.
2- Se quiser vento mais frio, faça uma mistura de água e álcool isopropil (meio-a-meio). O ponto de congelamento cai para algo próximo de -20ºC.
3- Use um radiador de carro no lugar dos tubos de cobre para melhorar a eficiência.
4- Para iniciar o processo de troca, o tubo deve estar inteiramente preenchido com água.
Não consome megawatts de energia, não faz aquele barulhão e nem causa problemas respiratórios por causa de ar seco ou filtro sujo.
[ FONTE ]
nossa..
muito boa a ideia, mas tem como vocês mandarem mais detalhes sobre esse “ar condicionado caseiro”?? gostei da ideia e pretendo tentar desenvolver essa ideia!!
meu email eh “[email protected]” aguardo alguma resposta!
obrigado!
Muito útil essa dica, pra variar!!!!
Será de extrema importância, pq no sitio que temos no interior não colocamos ar condicionado pq não justifica o investimento além de ser perigoso por causa dos larápios. Mas essa dica veio a calhar!!!
Olá, muito boa a idéia mesmo. Também Gostaria de mais dicas e de outras fotos que mostrem o dispositivo completo e os baldes. A parte dos Baldes ficou meio confusa… Favor enviar no meu e-mail [email protected]
Obrigado!
poderiam explicar melhor o lance dos baldes? não entendi direito.
Obrigado
HOla, Boa Tarde
Mtuio legau isso ae msmo
se puder mandar mais dicas..
Obrigado
[email protected]
Não se empolguem tanto! Dependendo da temperatura ambiente e da quantidade de gelo, os baldes vão ter que se trocados de meia em meia hora. E o resultado (se funcionar) nem chega perto de um ar condicionado.
Brasileiro é uma coisa de outro mundo né? hehehe
Prezados, tudo o que gerar eficiência na matriz energética deste país será muito bem vindo. Sugiro utilizar isopor para manter a água gelada por mais tempo, e uma bomba de maior vazão para que a água esteja sempre gelada no tubo de cobre, possibilitando assim que esta água seja devolvida para o mesmo isopor sem muita perda de temperatura. Um abraço para o Lula.