1. Consultar um dicionário online – O dicionário de Língua Portuguesa Priberam é grátis. Além disso, ele oferece a conjugação de 13 mil verbos.
2. Consultar a Academia Brasileira de Letras – A maior autoridade ortográfica da Língua Portuguesa no Brasil é o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de responsabilidade da Academia Brasileira de Letras. O que está ali é lei. Não há o que discutir. A academia também tem um serviço de respostas a dúvidas relativas à língua.
3. Aprenda o básico de ortografia – Existem algumas regras – bem como suas muitas exceções – que facilitam sua vida se aprendidas. Procure dicas de ortografia, o sentido e o significado de ortografia, o uso correto das consoantes e vogais e suas combinações e tudo o mais que você puder encontrar e então você passará a cometer cada vez menos erros.
4. Consultar o Google – Se estiver em dúvida sobre o modo certo de escrever a palavra, o Google pode sugerir a forma certa de escrevê-la, às vezes, no topo dos resultados. Já achei esse recurso um tanto intrometido, mas depois de ele ter me tirado de algumas cruéis encruzilhadas ortográficas, mudei de idéia.
5. Coloque as palavras para brigar no Googlefight – Se a sua dúvida for entra duas formas de se escrever uma palavra, coloque-as para brigar no Googlefight. Em geral, a vencedora é a correta. O que prova que a maioria das pessoas ainda cuida de escrever com correção. Além disso, é divertido. Veja o resultado da luta entre a palavra exceção e a palavra excessão. Se a vitória for apertada, desconfie. Algumas palavras têm mais de uma forma correta de serem escritas e algumas grafias dão significados diferentes às palavras, como sessão e seção.
6. Consultar um dicionário físico – Pode ser, por exemplo, o Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa.
7. Instalar um dicionário eletrônico no computador – O Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa tem uma versão eletrônica que se integra a outros programas se o usuário quiser. Mais confiável que o corretor ortográfico que vem de fábrica nos editores de texto.
8. Pergunte a alguém – Se esse alguém não souber, ao menos você vai instaurar a dúvida e outra pessoa além de você aprenderá algo.
9. Use sempre mais de um dos métodos sugeridos – Só assim você terá certeza e ainda terá a chance de fazer descobertas inesperadas sobre as palavras.
Fonte: Livros e Afins
Não conhecia esse googlefight, muito legal!
Valeu pelas dicas !!
Queira acolher meu caloroso aplauso por tão elogiável iniciativa. A grafia do nosso idioma está sendo vítima de um massacre sistemático, a ponto de alguns internautas afirmarem que “é charme escrever errado na internet”! Ainda que seu post não obtenha a repercussão e o acato que merece, resta o indiscutível mérito de proporcionar àqueles a quem interessa a preservação da integridade de nossa língua.
Intaum chora, vai…
não eram 8 dicas,
no texto tem 9.
o.O