Muitos donos acreditam que seus cachorros ficam mais bonitos de rabo empinado ou quase sem orelha. A mudança no visual só é possível, na maioria dos casos, após uma cirurgia nos animais.
A prática é muito comum em cachorros treinados para o combate, como as raças pit bull e rottweiler, mas veterinários dizem que a operação é perigosa. “Não existe necessidade de expor o animal a um risco anestésico ou de pegar uma infecção durante a cirurgia. É um risco desnecessário, que o animal não precisa correr”, argumenta o veterinário Gustavo Seixas.
Segundo o G1, o Conselho Federal de Medicina Veterinária proibiu nesta quarta-feira (19) duas práticas muito comuns no Brasil: a conchectomia, que é o corte da orelha do cachorro, e a onicectomia, que é a retirada da unha do gato.
Segundo o conselho, a decisão foi tomada porque é preciso estabelecer uma convivência de respeito mútuo entre o animal e seu dono, e as cirurgias não trazem nenhum benefício aos bichos.
A proibição pretende estimular os donos a conhecer os animais como eles realmente são e evitar as mutilações.
Palmas para o Conselho Federal de Medicina veterinária.
Jah era hora huh ???
http://www.iuha.blogspot.com
que ótima noticia!
fiko feliz! 😀
O CACHORRO É MEU E EU CORTO SUAS ORELHAS SE E QUANDO QUISER.
QUEM VAI ME IMPEDIR?
Ação barbárea! keria ver se fosse com esses donos.. corta a bunda as orelha e arranca suas unhas se eles iriam gostar…
ÓTIMA NOTÍCIA!
Uma coisa é proibir, outra coisa é deixar de acontecer. Também acho isso uma mutilação, mas infelizmente acho que essa proibição vá inibir quem o faz.
Putz imagina meu boxer orelhudo e com rabo comprido? %!@$&@#que %!@$&@#..
Até quem fim uma decisão inteligente nesse setor. Pena ainda ver muita gente ignorante (inclusive aqui) que continua falando asneiras.
Au au auauauau auau au
Não precisava de lei. Bastaria os donos que fazem isso admitir que não amam os animais, e sim a si mesmo.
Portanto, quem faz isso (mutilação) repita 10 vezes: “eu não amo meu animal coisa nenhuma, eu não amo…” etc.
Parabéns pelos 3 milhões!
Não vai rolar uma rodada grátis neste Buteco não!
abração do amigo
Alex http://tapanacara.com.br/blog/
Passou da hora essa lei. Já tive quatro cachorros, e todos,inclusive o atual Frank Panda, inteirinhos com orelhas caidas e rabos longos abanando que tem vez que até assusta ao bater em algum móvel.
E as unhas ainda pode? cachorro com unhas grandes machuca.. aff!!
Esse foi o comentario de um colega meu dono de um cão pitbul.. aquele tipo de cara fortinho.. lembra do casseta, igual!!
um abraço,
mas infelizmente acho que essa proibição NÃO vá inibir quem o faz.
É isso ai gurizada, pelo menos alguns setores desse país ainda tem bom senso! Queria poder cortar as orelhas de quem gosta de fazer isso com seus cachorros, sem anestesia e com tesoura velha!! Muito bem feito. Grande noticia, abraços!
vá a MERDA TROUXA,VOU CORTAR É SEU PAU PRA VC DEIXAR DE FALAR MERDA…………..AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHU
A impressão que eu tenho é que quem mutila os animais para que eles se adequem ao seu gosto é porque não gostam realmente deles. Com celular, computador, sua casa, tudo bem, mas em animais, não faz sentido.
Boa
ta ser nao pode cortar o raboe as orelhas dos cachorros por que isso e injusto com eles
Primeiramente vou dizer minha opinião como veterinário e criador.
Essa velha histórinha pra boi dormir que dizem sobre criar fungos, humidade, parasitas sob as orelhas dobradas é simplesmente ridícula. Todo cão precisa de higiene em baixo das orelhas, sendo elas cortadas ou não. Isso deve ter sido inventado por algum grupo de veterinários ambiciosos afim de defender a cirurgia para seu próprio benefício. A audiçao também nao é alterada, nada de escutar mais “abafado”. Isso simplesmente não existe.
Para aqueles que alegam que os cães de ataque necessitam das orelhas e rabos cortados por ser o ponto fraco do corpo do animal numa luta, meu recado é bem direto. RINHAS DE ANIMAIS É CRIME !!! Mutilar seu cão com esse argumento somente leva a crer que essa pessoa utiliza o animal para brigas entre cachorros. Sem comentários para esse tipo de pessoas.
Quanto à descaracterização da raça, é a pior das discuções. Eu pessoalmente sou contra essa história toda do pessoal do Kennel Club. Mas sou muito fraco para brigar com eles a nível mundial. Existem comunidades no mundo todo tentando (e com razão) derrubar o Kennel Club. Simplesmente porque eles não estão nem um pouco preocupados com a saúde dos animais, e sim apenas no “status” que lhes são proporcionados. Cães mutilados não deveriam ser características de uma raça. Uma raça se define por uma série de cruzamentos. Se você ainda assim precisa “cortar”certas partes, entao seu cão não nasceu dentro da raça.
Existem animais sofrendo, como por exemplo o Pastor Alemão. São treinados para andar com as patas anteriores agaixadas, sofrendo sérios e irreversíveis danos à coluna e aos membros traseiros. Sob um argumento que se auto diverge: Para ter mais força e mais impulso nos membros traseiros. Quem quiser pode pesquisar e vai ver que tudo isto que eu disse é tema de discussão internacional.
E o pior de tudo é ainda ter que ler alguns criadores usarem a comparação: É como furar as nossas orelhas.
RIDÍCULO!!!!
O furo nas orelhas eh feito numa parte quase morta. Em 1 semana o sujeito não sente mais nada.
Já num cachorro é bem diferente. Cartilagem é cortada, pele é costurada, o canal auditivo fica exposto do dia para a noite. Sem contar o trauma pós operatório. O cão tem de usar aquele cone ao redor do pescoço para evitar usar as patas para coçar.
Uma coisa é certa, o animal sofre demais e sem entender o motivo. Que na verdade é pura “estética” exigida por seus “donos”.
Lembren-se que para os nossos padrões pode ate ser que um animal seja feio com um rabo fino, ou orelhas caídas. Mas força-los a sofrer mutilação é uma prática terrivel. Se os cães falassem vocês acham que eles iriam querer isso ?
Pimenta nos olhos dos outros é refresco…
Acho isso de proibir no minimo contraditorio,ainda mais com o argumento de q isso é uma multilação,isso não passa de uma palhaçada da sociedade protetora dos animais q na grande maioria das vezes é encabeçada por artistas q kuam por uma causa inutil pra ter um bom retorno na midia,por que se perguntarem pra mim se preferia cortar as orelhas a ser castrado com certeza ficava sem orelhas,mesmo pq a castração sim comprovadamente trás mudanças de hormonais,de comportamento e outras tanto em cães como em gatos,e isso é uma pratica q eles adoram lutar a favor,como muitos aki disseram,pq nao cortam o saco então,deve doer menos q a orelha né?
Meu cachorro esta mordendo o rabo, já tratei. Passaram-se seis meses e voltou a praticamente comer o rabo, penso em madar corta-lo. Mas com essa descisão, como porderei fazer isso?
Mutilação é uma pratica no mínimo desumana!
pq proibir se traz alguns beneficios a algumas raças de caes
acho q ñ deveria proibir se traz beneficios alem da estetica