“Supernanny dos animais” dá dicas de como educar seus bichos de estimação
As dicas a seguir foram publicadas na revista Veja e foram dadas por Victoria Stilwell, apresentadora do programa da TV inglesa “Ou Eu ou o Cachorro e pela veterinária americana Mieshelle Nagelschneider, especialista em comportamento de gatos pela Universidade Harvard. Veja como a Supernanny dos animais pode ajudá-lo.
Problema: O cachorro se recusa a fazer suas necessidades em um local da casa.
O que a maioria das pessoas fazem: Todos fomos orientados a punir o cachorro. Gritar, bater e esfregar o cachorro não vai fazê-lo entender o motivo do castigo.
Solução, segundo os especialistas: Habitue-se a dar passeios diários com ele. Evite bloquear o acesso ao local onde ele deve fazer suas necessidades em casa, como manter portas abertas e seu “banheiro” à mostra.
Tempo para resolver o problema: Em média três meses é suficiente para fazê-lo entender sua rotina na casa. Caso não resolva, vale à pena consultar um veterinário, pois o animal pode estar com incontinência urinária.
Problema: O gato adora afiar suas unhas por toda a casa
O que a maioria das pessoas fazem: Batem e tiram o animal de perto do objeto que ele utiliza para arranhar
Solução, segundo os especialistas: Como os gatos têm necessidade de arranhar, seja para afiar as unhas, livrar-se da sujeira ou trocá-las, não há muito o que fazer senão ajudá-lo a fazer de maneira que não prejudique sua casa. Uma boa idéia é comprar um “arranhador”, que transfere para ele o hábito de arranhar os móveis e sapatos. Em paralelo, adote castigos que não machuquem o animal, como aplicar adesivos que façam com que suas unhas fiquem grudadas. Uma sensação nada agradável para um gato.
Tempo para resolver o problema: Uma semana, sem cessar.
Problema: O cachorro adora pular em cima da pessoa que se aproxima dele.
O que a maioria das pessoas fazem: Gritar e repreendê-lo, nem pensar! O cão é um animal que adora chamar atenção, então o faz desta forma.
Solução, segundo os especialistas: Esta é uma tarefa que requer paciência (a sua). Faça-o entender que ele está exagerando, para isso, ignore-o enquanto estiver fazendo suas acrobacias. Responda-o somente quando estiver com as quatro patas no chão. Caso não resolva, tente deixá-lo isolado em alguns momentos.
Tempo para resolver o problema: Em média 15 dias, talvez mais.
Problema: Durante uma viagem, ele fica incontrolável.
O que a maioria das pessoas fazem: Os gatos precisam de tempo para adaptar-se a um novo ambiente, até isso acontecer, muitos o ignoram.
Solução, segundo os especialistas: Apresente o animal ao novo ambiente de forma gradativa. Até sentir-se seguro ele se mostrará confuso e irritado. Segundo os especialistas, uma técnica que surte efeito é soltá-lo no menor cômodo da casa e lá espalhar obejtos com os quais o gato esteja acostumado.
Tempo para resolver o problema: Em média 3 dias.
Problema: O cão late incessantemente durante todo o dia.
O que a maioria das pessoas fazem: Gritar, bater e ameaçar.
Solução, segundo os especialistas: Esta é outra tarefa que requer paciência e sentimento. Os especialistas explicam que os cachorros gostam de sentir-se donos do território e usam o latido para chamar atenção e mostrar que ele está sempre alerta. A dica é fazer com que ele entenda que com barulho não conseguirá nada, para isso, recomenda-se ignorá-lo e só voltar a procurá-lo quando ele se acalmar. Quando isso ocorrer, ele deve ser premiado com uma brincadeira ou com algo comestível.
Tempo para resolver o problema: Normalmente um mês já é suficiente.
Problema: O gato costuma subir nas árvores, mas não consegue descer.
O que a maioria das pessoas fazem: Oferecem brinquedos e comida, tentando chamar sua atenção, mas entendendo que trata-se de preguiça.
Solução, segundo os especialistas: Os especialistas explicam que os gatos têm dificuldade de descer, porque o fazem de frente. A dica aqui é fazê-lo acostumar-se a descer de ré. Usando algo comestível, na altura do peito, procure chamar sua atenção, enquanto ele ainda está na posição de subida. Esta tática tenta fazer com que ele fisgue a comida e retorne de costas ao chão. As garras, funcionam como ganchos na hora da subida, mas na descida, não conseguem sustentar o peso dele de frente.
Tempo para resolver o problema: Normalmente um mês.
Dá mais trabalho do que criança
É por essas e outras que eu odeio cães e gatos.
Ótimo post
Veterinária, aí vou eu! o/
tenta faze isso aqui em casa… esse negócio de supernanny não ta com nada… assim como a criança, o cachorro tbm precisa apanhar para aprender. não é pra espanca-los, mas 1 ou 2 tapas bem dados resolvem o problema, se tornar a faze-lo mais 1 ou 2 tapas.. até aprender…
adorei as dicas,vou usa´las c/ meus 6 caes e 2 gatas,esse mau-amados ai de cima acham q eles foram santos qdo criança?eu prefiro 1000 x um animal do q um pentelho mau educado na meu pé…
%!@$&@#que %!@$&@# Repararam que os gatos aprendem mais rapido que os cachorros?
Eu to chegando a conclusão que no reino animal, o “burro” na verdade eh o cachorro!!!