Esta ilusão foi descoberta por Diana Deutsch, e é um exemplo de como nosso cérebro “agrupa” notas idênticas, em conjunto. Duas grandes escalas são tocadas: uma ascendente, uma descendente. Entretanto, as notas suplente se alternam de ouvido para ouvido.
Existem várias maneiras das pessoas ouvirem os sons, mas o mais comum é em grupo. Em outras palavras, o cérebro joga algumas das notas para uma outra orelha, a fim de fazer uma melodia coerente. Curiosamente, pessoas destras tendem a ouvir a melodia aguda no ouvido direito e a grave no esquerdo, enquanto os canhotos mostram respostas mais diversas.
NOTA: Ouça através de fones de ouvido, ou caixas de som afastadas.
Algumas obras utilizam alta velocidade ou padrões de repetição de forma bastante sutil. Se eles forem tocadas com mais rapidamente, o cérebro capta a mudança e agrupa para formar uma melodia. A melodia desaparece quando a música é tocado lentamente.
Compare essas gravações de Christian Sinding’s Frühlingsrauschen. Na velocidade mais elevada, a mudança das notas nos dá uma percepção que faz associar a uma melodia, mas na velocidade inferior elas estão muito separados.
Esta gravação foi sintetizada por Jean-Claude Risset. Pares de acordes soam como se eles estivessem avançando na escala, mas, na realidade, o par inicial de cordas é o mesmo que o par final. Se você esta colocar a música em um loop, não conseguirá distinguir o término da música, parecendo ficar cada vez mais aguda.
Esta é uma gravação que dá impressão que sinos estão caindo através do espaço. Enquanto eles caem, o som parece que vai ficando mais grave, mas na realidade está ficando mais agudo. Se você colocar o som em loop, perceberá claramente que o som vai ficar mais grave quando o arquivo começar a tocar novamente. Isto revela que o início é obviamente muito mais baixo do que o fim.
Esta gravação é sutil. A batida do tambor soa como se seu ritmo estivesse ficando mais rápido, mas o ponto inicial é o mesmo que o ponto final.
Esta é uma demonstração do efeito estéreo. Ouvindo esta gravação, você sentirá como se você estivesse em uma cadeira de barbeiro, com o barbeiro se deslocando ao seu redor. Quando o barbeiro “se move” à sua direita, o volume aumenta ligeiramente no canal direito e diminui no esquerdo. Do mesmo modo, o aumento do volume de som da tesoura dá a a impressão de que ele está cada vez mais próximo de cada orelha. A ilusão demonstra a nossa capacidade de localizar sons no espaço; comparando a chegada do som nos dois ouvidos, podemos distinguir de onde ele vem.
Esta, tal como a barbearia acima, é mais uma ilusão do efeito estéreo. Nesta ilusão, um homem balança uma caixa de fósforos em torno da sua cabeça e, ocasionalmente, acende fósforos.
Esta ilusão também foi descoberta por Diana Deutsch. Nesta gravação, algumas pessoas poderão ouvir duas notas que vão do grave ao agudo, enquanto outras ouvirão do agudo para o grave. É um bom efeito para ouvir em grupos, assim que você pode comparar as notas depois. Curiosamente, estas notas foram consideradas malígnas e não foram utilizadas em músicas até os tempos modernos.
Atenção: Não reproduza o vídeo até ler o texto!
Quando tocá-lo pela primeira vez, faça com os olhos fechados. Ouça o que o homem está dizendo. Em seguida, assista-o novamente, só que desta vez com os olhos abertos. Diga se você ouvirá BA-BA, GA-GA, ou DA-DA?
A maioria dos adultos (98%) acham que ele está dizendo “DA”. O “D” é o resultado de uma ilusão audio-visual. Na realidade você está ouvindo o som “BA”, enquanto você está vendo os movimentos labiais, dizendo “GA”.
Esta ilusão foi inicialmente demonstrada por Diana Deutsch, na Universidade da Califórnia, San Diego. A gravação mostra seqüência sobrepostas de palavras ou frases repetidas, localizados em diferentes regiões do espaço estéreo. Quando você ouve várias vezes, repetindo-a, você vai começar a ouvir frases específicas. No entanto, nenhuma das frases existem. Seu cérebro está construindo estas frases em uma tentativa de tirar o sentido do barulho sem significado. Na verdade, você pode achar que as frases que você ouve são relacionados com o que está na sua mente – por exemplo, as pessoas que estão fazendo dieta ouvem freqüentemente frases relacionadas com comida.
Esse efeito MgGurk eh bem louco!!! Eu ouvi o maluco falar da
A primeira parece que está dizendo “Nowhere” e “Random”. Mas não tive saco de tentar mais que 2 vezes, pois enche o saco.
eu ouvi uma mulher com gripe falando “nao é nao é nao é nao é”
ouvi não é, nowhere, no bread e nao aguenta
lol
mto bom o post
Pink Floyd usou alguns desse efeitos no disco THE FINAL CUT, ouçam, irão gostar.
1. meubemmeubemmeubem….
Sensacional… caramba o 1° só escutei “não é, não é….”
O melhor foi a barbearia, eu até fiquei preocupada se estavam cortando meu cabelo(hahahaha).
Adorei!!!
nowhere nowhere, no way no way no way, blow green blow green blow green, plw ehre plow here plow here.
Olá! Tenho um blog de áudio, http://www.audioclicks.com.br, e gostei bastante desse post, repliquei ele no meu blog, espero que não se incomode! Obrigado, Abraços! Paulo Assis
Sem dúvida a melhor coisa j´apostada aqui…
a única coisa que ouvi foi “meu Deus” hehehe
Na última eu ouvi foi :
créu créu créu créu … velocidade 5 !!
hahauahua
É o vento… eu ouvi isso
mto som bom pra botar num set psicodelico!! chama na doideira!!
eu ouvi uma mulher com gripe falando \”nao é nao é nao é nao é\”[2]
Na última eu montei as frases:
No way
Milk
Window
Love right
Fica mais impressionante quando vc não tenta prestar atenção. Deixe no loop e faça outra coisa.
Eu ouvi Ba Ba com o olho aberto ou fechado, na 2. =]
eu ouvi..
“hungry”
e “long way”
xD
Bueno // Pedro // No way // Noob // Dropei
MELHOR REPORTAGEM DO BUTECO
PARABÉNS
locura locura .. post mto massa .. curti d+ ..
random, window, no way, nao eh.. mto loco
parabens
eu ouvi isso “o dono desse blog rouba banda do listverse.com”
no ultimo eu ouvi “grêmio, grêmio” e “windown, windown”
na ultima eu escutei duas palavras…
Não é, Não é, Não é…
e
Jump, Jump, Jump
post muito bom
eu ouvi um gambá gambá gambá!
=/
aHH eu queria mto ouvir..mas não sei o pq q a pág não abriu..
;/
eu também escutei Grêmio Grêmio Grêmio heheh
kpaz escutei / nowei nowei nowei nowei ..
nada a ve esses som
eu tinha baixado uma vez um som q durava uns 30 minutos e se o cara ficasse concentrado escutando com fone ficava doidão, alguém se lembra? não tive paciência pra testar
Já tinha ouvido alguma coisa parecida com P. Floyd. Mas, definitivamente, parabéns buteco sempre com notícias interessantes.
Ah! primeiro foi nowhere nowhere nowhere depois, no way no way …e por fim não é não é….
no som q parece q forma palavras.. eh mtoo locoooo
eu ouvi d olhos fechados ai qndo eu abri pra ver se tinha ligado a repetição a mulherzinha falou: -de novo, de novo
medonhooo
eu escutei me chupa me chupa…depois escutei me chupa nao me chupa nao
Eu escutei VAI TOMAR NO CU
‘ai não’
verdão verdão verdão
ah juro q escutei isso
nao sou palmeirense
caraa, o da barbearia virtual é mtoo %!@$&@# escutar com os olhos fexados é sinistro; parece meeesmo qe vc ta láa, na cena; heuehueh
quando ao das palavras fantasmas eu ouvia : não é, não é, não é…
beeeem massa ;D
o mais legal do palavras fantasmas é que eu falo 4 linguas diferentes, e ouvi palavras e frases diferentes nas 3 línguas!
%!@$&@# o mais louco é tentar ler os comentários desse post ouvindo o som… a cada palavra que alguem disse que ouviu, eu passava a ouvir também imediatamente na hora que lia..
Em tempo… antes de ouvir outras coisas por conta da “sugestão”, eu tava ouvindo “não guento, não guento, não guento”
Eu escuto “não é”
Ah tá de parabéns esse post ADOREI!
Um dos melhores post do buteco, todos os sons são bastantes curiosos…
Beijão!
Cara é muito lgl isso! a cada palavra q pensava ela falava! primeiro ouvi nao eh,nango,tando,não não é redondo.no way e muitas outras coisas! muito %!@$&@#me senti o fodão mudando as palavras apenas com a mente!
Palavras fantasmas: “Novembro eu venho”
Pode ser no dia 2 de novembro.
No ultimo só deu Grêmio, Grêmio, Grêmio!
Na palavra fantasma eu ouvi “não é tempo” e “não é pena”
No Phantom Voices, ouvi “Não é”, “No brain” e “no pain”.
Muito legais os sons. O Barbershop é o melhor!
Gente eu ouvi : – Venda! Venda!
e depois: – Linda! Linda!
e uma frase acho que era em outra língua. Entendi %!@$&@#nenhuma.
Algumas, com um pouco de concentração, é possível não se deixar enganar…
Essa 3 é balela pois toca os 2 tanto grave pra agudo quanto agudo pra grave to ca um depois o outro alternado… tentei puxar a 1 nota igual a anterior e percebi isso.
A 2 realmente engana se eu viro o olhar pro lado de ga vira o ba…
Na 1: velho, velho, velho…
é não, é não, é não…
não é não, não é não, não é não(não pergunte)
gua, gua, gua…
nou, nou, nou…
nowhere, nowhere…
Na última ouvi:
Platão, pois é, sei não, não é.
u.u
kk eu ouvi
tampa, calma ai
tampa ,calma ai
Na última, eu ouvi “não é” e “não guento”. Pode ser efeito ao ler outros postes. Entre a negação e a diversão.
eu ouvi ”no way” , ”não vem” e nuvem..
hsiuahsaiausi.