“Olho por olho, dente por dente“, foi esta a forma que o tribunal de Teerã resolveu punir um sujeito que jogou ácido no rosto de uma garota.
A pena do rapaz foi compatível ao dano causado à vítima: 20 gotas de ácido nos olhos.
Tudo ocorreu em novembro de 2004 quando, na ocasião, Movahedi pediu a mão da moça em casamento. Revoltado por ter sido rejeitado, ele não pensou duas vezes em vigar-se, jogando ácido no seu rosto.
Desde o atentado, a garota submeteu-se a 17 cirurgias na Espanha, numa tentativa frustrada para reconstruir seu rosto. Seus ferimentos provocaram a perda de um olho e deixou o outro cego. De acordo com o Jornal The Guardian, o governo iraniano chegou a gastar cerca de R$ 66 mil pelo tratamento.
Movahedi disse no julgamento que decidiu atacar Bahrami depois que ela disse que tinha casado com outra pessoa.
“Decidi jogar ácido no seu rosto, porque seu marido a deixaria e só assim poderia tê-la“, disse ele.
Ao ser questionada se desejava que a aplicação da lei do talião fosse adotada, ela declarou que a condenação era “selvagem”, mas aceitava que as autoridades aplicassem 20 gotas de ácido no rapaz para ele entender como ela está sofrendo.
Você é à favor dessa lei? Acha que a criminalidade diminuiria no Brasil caso essa medida fosse adotada?
Amigo, o ditado é ao contrário: Olho por olho, dente por dente.
Hamurabi deve estar se debatendo todo agora, em baixo da terra.
Por ONEberto: Obrigado, já corrigi. Só espero que ele entenda.
Hamurabi era o cara. Ele conseguiu em uma linha o que a constituição brasileira não consegue em suas trocentas páginas, criar uma lei simples e justa.
Tirou um olho, deve perder o seu, matou seu filho, deve matar o dele, é assim que deve funcionar.
eu cortaria as mãos dele fora, pra não jogar mais nada em ninguém. Vai precisar de ajuda pra limpar a bunda
É cara nos países árabes você pode andar nas ruas sem medo nenhum de assalto por causa das severas leis contra ladrões! Está na hora do presidente do STF Gilmar Mendes para de bancar o bonzinho e realmente punir os bandidos e corruptos ao invés de punir que grampeia telefones.
Acho q esse caso comprova mais do q qualquer outro q “Olho por olho e o mundo acabará cego”, dita por Gandhi, um dos homens q entenderam a mensagem de Cristo
Ele dizia q admirava Jesus, mas não entendia os cristãos q tanto se distanciaram de sua mensagem
Algum de vocês já pensou no real motivo da lei de talião se usada no código de Hamurabi e não mais de lá pra cá? Vocês estão simplesmente cuspindo na cara dos antepassados que asseguraram o seus direitos nesse país, e estão cuspindo na cara das pessoas que realmente se importam com o ser humano. Uma lei dessas é ridícula, e todos que estão dando suas opiniões, inclusive o autor da matéria, não tem noção da besteira que estão falando.
Alexandre, eu concordo com você que essa lei é absurda, mas acho que o código penal do Brasil é uma merda bem grande.
Duvido que você o ache correto, no Brasil a maior pena, que nunca é cumprida, que alguém pode pegar é 30 anos.
Não acho que a lei de Hamurabi deva ser aplicada, de forma alguma!, mas acho que o código penal deve ser revisto. Precisamos de punições mais severas e de uma sistema carcerário diferente.
Você mataria o filho de outra pessoa porque ele matou o seu?
Uma criança que não deve ter nada haver com o que se passou? Isso não é certo.
Fala sério!
e como esse lei iria se aplicar aos ladroes iriam roubar do ladrão =P
Para o Alexandre…
A lei é ridicula porque não foi na sua mãe que jogaram acido na cara..
Queria ver se fosse nela como a historia seria diferente…
E se ainda ia achara lei ridicula…
Hipocrisia das grandes dizer q a lei é ridicula e o caralho a 4,só qdo acontece com a gente é q podemos opinar d verdade com as coisas q acontece.Eu mesmo perdi um filho em um assalto, e sabe o que aconteceu com assassino?…2 anos de cadeia,agora tai pelas ruas circulando tranquilamente,o código d lei brasileira é completamente ridiculo,duvido q c cortasse a mão fora do fdp q fez o q fez com meu filho,ele faria de novo com mais alguem,fora q finalmente eu poderia dormir em paz….
Eu achei boa,queria ver se isso service para estrupadores tambem…
Eles iam ver o que o outro sentiu literalmente
Concordo, plenamente acho que esses vagabundos que assaltam sequestram, roubam e estrupam DEVEM sofre as consequencias na pele, por mim mataria tudo, mas como os direitos humanos defendem mais esse trolhas que as pessoas que realmente necessitam
Grande Alexandre, mais um a passar a mão na cabeça dos criminosos. é por essas leis que nosso país afunda cada vez mais na lama. Espero que nunca joguem acido em vc meu caro. Pra vc continuar a achar bom prender um merda pq ele tirou a vida ou a dignidade de uma pessoa de bem.
Por mim o acido nos olhos é pouco. Movahedi deveria ter o pênis arrancado pra nunca mais cobiçar uma mulher.
sem duvida… acido neles!!!
eles estão certos. quero ve outro engraçadinho pensa em taca acido na cara de outra mulher.
aki nao tem lei, 30 anos niguem compri, a lei é cheia de furos. queria ve ameça corta a mao de um ladrão pra vc como é qu a coisa ia mudar.
eles ate podem ser radicais em muitas questões, e são; mas eles sabem aplicar a lei.
Filho da puta, pelo menos ele não vai morrer,
assim ele vê(ou não) o que fez e vai sofrer o que ela tá sofrendo.
Desgraçado…
“A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena” – Seu Madruga
Fazer ele levar umas gotinhas não vai fazer os olhos da gúria voltarem…
Eu acho que o mais certo é pegar uma bomba atômica bem grande e explodir o país do cara que fez isso, matando todo mundo mesmo, o problema é se eles também tiverem uma bomba, e quiserem usar essa lei de olho por olho, daí a gente tá fudido né. huahuahuahuahuah
Aplicar penalidades dessa natureza é coisa de povo subdesenvolvido, diria mais, coisa de animais! Pra quem acha que é assim que as coisas devem ser, vou apenas dar um exemplo de como esse tipo de pena não funciona. Imagine que o ladrão assalta uma loja e a polícia chega no meio do assalto. Se o delinquente sabe que ao ser preso vão cortar suas mãos, com certeza ele vai ter mais motivos pra reagir, até mesmo para pensar que só sai de lá morto. Isso aumentaria a violência dos bandidos. E isso é fato! Estudos de criminologia mostram que em lugares onde a polícia é violenta e mata muito, os ladrões são mais violentos e a criminalidade é bem maior, situação que se inverte quando a polícia utiliza-se de forças não letais.
Já falei muito, mas apenas para completar, quem aí em cima disse que aplicar o “olho por olho, dente por dente” seria muito mais justo que nossa Constituição, saiba que nossa Constituição é respeitada no mundo todo por sua inovação e preocupação em garantir os direitos humanos. O problema não está na lei e sim no nosso sistema político e no nosso povo sem cultura!
pois eu vou te dar um exemplo então de que funciona. O baixissimo indice de criminalidade aonde leis selvagens como essa são aplicadas. Nos povos “subdesenvolvidos” como diz você. Direitos humanos para quem é humano, quem se comporta como animal deve ser abatido como tal.
sei la e dificil mas acho q isso ñ vai mudar nada ,ñ se paga o mal com o mal ,mas sei q se fosse comigo tambem /ñ ia gostar ne ….. como diz pimenta nos olhos dos outros e refresco ,,,,,,,nesse caso acido ne
apoiado!
Pessoal, li todos os comentários. e gostaria de lhes questionar o seguinte:
– e a pessoa que vai aplicar as gotas de acido o que tem a ver com a historia? Não seria mais um a se prejudicar por uma luta que não era dela?
Como vc se sentiria ao saber que deixou uma pessoa cega? que na verdade esta fazendo vingança por uma terceira? e QUE ESSA PESSOA NADA FEZ A VOCÊ????
Entendo perfeitamente que o sistema judiciario é uma merda, que juizes se vendem a todo momento, que polícia nada faz qdo realmente precisamos dela
Eu estou enfrentando uma luta judiciaria contra um politico ( presidente da camara de vereadores e assessor de um deputado estadual, aqui no fim do mundo em Tapejara RS interior mesmo cerca de 20.000 hab.)
o cara articulou uma merda tão bem planejada que me obrigou a entregar meu proprio filho de 11 meses e que mamava apenas no peito, fui até ministerio publico, falei com juiza, defensor publico, e adivinhem: ninguem me ajudou …ah os outros advogados da cidade me dizeram que nao lutariam contra o poder..e eu tbem nao tenho condiçoes financeiras pra contratar advogado,nem que fosse de porta de cadeia de outra cidade….
e me pergunto o que eu poderia fazer?
Se na politica, nao existe nenhuma pessoa honesta, porque o cara honesto esta trabalhando de sol-a-sol, esta dentro de sua empresa….eu escrevi a todos os deputados do RS, e Deptados Federais e Senadores..ninguem se manifestou…
…..A nossa justiça esta muito corrompida, no caso da mulher queimada ela entao deveria aplicar o acido, mas no brasil, vcs tem noticia de algum assassino de posses ter sido condenado?…um promotor assassinou outro jovem e pelo que vi nada lhe aconteceu? na minha cidade quanddo existe briga e é necessario chamar a BM, eles chegam milagrosamente, qdo os animos ja estão acalmados…
Se existisse pena de morte, tenho certeza que novamente quem morreria seria apenas o ladrao de galinhas, é preciso que seja feito uma reforma completa no judiciario, legislativo e principalmente nos orgão de seguranca….e alguem tera de exterminar os corruptos, a ganancia, e vacinar toda a população com uma grande dose de honestidade, integridade, moral,paciencia, vontade de trabalhar….que seria a chave pra acabar com a marginalidade e a falta de meios para combatê-los
……….
……..mas queimando os olhos dele, vai restituir a visao dela?????
…………..se eu matar um assassino vou ter a vida de meu ente querido restituida? nao me tornarei assassina igual a meu algoz?
Não posso dizer que estou satisfeita com a situação penal do Brasil. Mesmo que não seja oficial o “olho por olho, dente por dente” de certa forma isso existe no Brasil, já que estupradores são estuprados dentro das cadeias. Isso não é justo, uma vez que o nosso país cria bandidos para depois puní-los, não damos educação, saúde, alimentação e moradia decentes para todos, portanto, não podemos exigir que tenham o mesmo comportamento que o nosso e, não se pode negar que no instinto de viver, de querer alimentar os nossos filhos, nós mataríamos sim! É o instinto. As pessoas deveriam ficar presas em locais adequados com tratamento psicológico para sair com uma outra mentalidade e aí, sim, parar de cometer atos ilícitos. Violência só gera violência. E eu não estou sendo hipócrita, se matassem alguém da minha família eu iria querer ver o criminoso morto sim. Mas isso não é o mais correto a fazer. Vamos refletir um pouco.
Isso é extremismo, não se deve concordar com isso… Não gostaria de ser morto se meu pai mata-se o filho de alguém…
es muito dificil opinar mas a verdade es que quen tem dinheiro manda aqui o na china aonde seja a verdade es que o mundo nunca vai mudar sempre vai ser assim uma merda
Lindas palavras jandira f da costa…. qdo vc tiver uma filha estuprada e esquartejada…. a mae queimada por acido e desfigurada, o pai assassinado a queima roupa por causa de um tenis, um irmao espancado até a morte por mauricinhos cheiradores de maconha, aí sim vc volta aki e repete td o q escreveu. A partir daí eu levo em consideraçao sua “ridicula” opiniao.
Briot: Não concordo em parte da lei…
Acho que se ele matar o filho do outro, não tem que matar o filho do bandido e sim matar a ele!
“Se eu matar um assassino vou ter a vida de meu ente querido restituida”? (Jandira)
Não, mas vai simplesmente evitar que esse “assassino”, continue solto por ai, matando mais e mais pessoas inocentes, estando sempre em liberdade já que ninguém o prende!
Detesto ouvir essas coisas, de que “Ohhh, me tornarei assassino se eu fizer isso” conseguir dar uma lição nele legalmente, seja o prendendo, castigando ou conseguindo uma pena de morte para ele. Mas não, o que acontece? A pessoa é fraca e prefere o deixar a solta porque acha que vai se tornar outro “assassino”. Dai usa aquela linguagem típica dos filmes “Não vale a pena”.
Você deixar matar ele, não vai te fazer um assassino! Afinal, você matou alguém inocente? Matou alguém e logo depois vai sair nas ruas e matar mais gente como eles (os assassinos de verdade) fazem? Você simplesmente resolveu o problema!
Isso de deixar as coisas como estão é só para os fracos! Que mesmo vivendo em um mundo caótico e violento como o nosso, onde quando finalmente surge uma chance de se fazer alguma coisa, são fracos para tornar uma decisão! Essa história de que “bem vence o mal” é rídicula! Já que geralmente o bem é um ser fraquinho, inocente de mais que deixa o mal a solta por ai!
Me lembro de uma frase que diz: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons”.
E é a mais pura verdade!
Acredito
eita…
cliquei sem querer…
Tem cara que acha certo quando um mata o filho do outro, tem que matar o filho dele…
E se seu pai fosse um assassino (vc nao tem nada a ver com isso), matasse um filho de alguem?????
Ridiculo isso!!!
O ideal aqui no Brasil, seria ter pena de morte, e aumentar a pena máxima…
Pois enquanto muita gente passando fome, o governo fica gastando grana com o beiramar por exemplo …
É, o povo fala tanto em ser bonzinho, em cuidar do bandidinho pq eh um ser humano, e n ve q ele n penso duas vezes em prejudicar a guria…
Qdo vc olha pra comentários como os acima, q defendem os presos, passa pela minha cabeça ao menos a q ponto xegamos.
O cara vai la, mata, rouba e ainda kerem q ele fk sendo tratado pelos nossos impostos na cadeia. A gnt q paga pra um cara q pode ter morto alguem q a gnt conhecia ser sustentado. Diz pra mim se isso eh justo?
Outra coisa, axo q a pessoa deixa de ser um ser humano qdo faz uma coisa dessas, e deve ser tratado como qual =]
Pensem antes de dizer hipocrisias do politicamente correto
ah soh pra rever, filhos e outras coisas nada tem a ver, kem tem q pagar eh o próprio preso
Com certeza essa é a lei mais justa que vi, assim as pessoas pensariam mil vezes antes de cometer essas maldades (que para mim são pessoas piores que animais). Esses tipos de pessoas devem sentir na pele, assim passariam o recado para frente. Quanto ao Brasil é um caso a parte, não creio que haja melhoras apenas pioras, infelizmente há pessoas que defendem esse tipo de ser, pessoas que acham justo uma família honesta perder um membro da família para pessoas vagabundas e ainda esses vagabundos receberem um tratamento melhor que pessoas de baixa renda que trabalham muitas vezes só para se alimentar. Os DIREITOS HUMANOS deveriam auxiliar pessoas HUMANAS e não ANIMAIS que não se importam com ninguém.
Bom acho que todos devem pensar duas vezes antes de ir contra esses leis, pos amanhã pode ser com um membro da sua família, e depois ainda ter que ver essa pessoas livre rindo a toa por ai.
obs: primeira vez que comento e quero aproveitar e dizer que é um ótimo blog, acesso todos os dias.
Vlw.
Ah velho acho q isso eh justo.
Sou mais a favor ainda de pena de morte.
Acho q só assim pra essa merda de criminalidade acaba
Não entendo, como é que empleno século vinte e um esses tipos de coisa podem acontecer, vingança, só gera dor e odio, e odio gera revolta, sou contra esse tipo de punição, acho que opto pela lei divina um dia a vida ia fazer ele pagar.
Olha só que noticia maravilhosa pena que é lá fora
como muitos já bateram na tecla nem vo insistir mais, que forma melhor de demostrar ao criminoso o que ele fez para a vitima que como pudemos ver nesse caso o unico crime foi se distanciar desse maniaco,
morte a todo fdp que fizer mal aos outros sem razao
é isso
Acredito que essa atitude não vai fazer voltar o rosto da menina, mas o medo de acontecer com vc vai fazer que no futuro o autor dessas brutalidades pensem 2x antes de fazer.
Apoio
Depende:
por um lado sim, pois assim o cara que cometeu alguma coisa desse tipo, sofreria a mesma coisa, fazendo esses crimes horriveis diminuirem muito
mas, por otro lado, como a justiça nao funciona muito aqui no Brasil, só os pobres iriam sofrer isso, poq os ricos iam comprar os juizes e talz.
Se aqui no Brasil tivesse essa lei,a criminalidade diminuiria consideravelmente.
PoLêmica lançada. Ainda mais em um país violento como o nosso. Pode não haver guerra, pode não haver disputa de território, mas existem muitas pessoas cruéis, sem nemhum valor ou respeito pela vida. O Bem não pode se rebaixar ao mau. Mas não pode deixar que seja superado por ele. O problema é que os criminosos estão acreditando na impunidade. Acredita nela, porque ela é real. Não existe uma punição severa. Simplesmente trancafiar um cara por 5 anos em uma cadeia, não dá mais nenhum resultado. Por mais cruel que seja a “lei” dentro de um presídio, ele pode se manter, vai sair e não vai dar resultado nenhum, porque não teve valor moral acrescentado a ele. A cadeia não acrescenta nada. O cara pode sofrer pra caramba dentro, mas a mente além de vazia, vai se tornar violenta para poder reagir ao sofrimento. O sistema penal tem que ser revisto. Tem corrupção demais. O Brasil ainda vai implodir com um monte de gente inocente dentro.
É uma boa… visto que nós todos nos tornaríamos ricos com o dinheiro devolvido ao nosso bolso pelos políticos.
Se falar no fim da super lotação das cadeias, e outras coisas mais.
Mas é algo muito mais profundo. Já dizia algum filósofo dos tempos da escola: “O homem nasce bom, é a sociedade que o corrompe”. Se o governo soubesse como prover o crescimento das crianças desse país teríamos uma sociedade mais coerente e justa…
Penso que a lei de talião poderia ser usada para “limpar” a corja que compra a liberdade e sai impune, após isso, apenas o incentivo na qualidade de vida e educação seriam suficiente para desenvolver esse país.
Acho 20 gotas um exagero. Só 10 já tava bom.
sem duvida nenhuma essa moda tinha que pegar aqui no Brasil, mas por causa de um monte de babaca, frouxos e cornos e piranhas isso não seria permitido .
basta ver que pior do que os imbecis dos direitos humanos pra defender pilantra são os pais das vitimas que vão a publico perdoar o coitadinho que estrangulou, roubou, estuprou, espancou, cortou, queimou, rasgou, furou, deformou, seus filhos, seus pais, esposas e maridos ou parentes em geral
sem falar nessa hipocrita sociedade de elite fumadora de maconha e cheiradora de cocaína que fica levantando bandeira da paz mas por traz financiam a compra de armas o trafico de drogas e outras mazelas
Esse tal de Briot que postou aquele comentário lá em cima, com todo o respeito, só poder ser um criminoso para dizer que quem mata um filho de alguém deve ter o seu filho igualmente morto.
ONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS?
Tomem cuidado com certas coisas que dizem.
Como disse um amigo aí acima, aplicar penalidades dessa natureza é coisa de POVO SUBDESENVOLVIDO.
Se o Brasil quer tanto ser um país de primeiro mundo não deve jamais permitir ser aplicado este tipo de atrocidade.
Não estou protegendo o criminoso, mas tentanto concientizá-lo do fato de que ele é tão ser humano quanto você.
Mas… Afinal, o que se poderia esperar de um país como Teerã?
Palavras jogadas fora…
Estou de acordo com o comentario do fabio alexandre.
Esse pessoal que é contra a lei da reciprocidade são os que apos sofrerem uma agresão defendem o bandido e ainda dão o cú prá ele
BANDO DE IGNORANTES
BANDO DE IGNORANTES 2
Entrei só pq gosto de fazer parte de alguma coisa…
Não tenho amigos, então é isso ou então me matar =(