É curioso, mas a foto acima mostra itens tecnológicos que um dia já foram sensação. Hoje, algumas décadas depois, eles até parecem cômicos. Se você tem menos de 18 anos talvez não tenha conhecido. Se tem mais, vale a pena relembrá-los.
1 – Microsystem
Na década de 80, os microsystems fizeram sucesso no mercado. Hoje eles ainda são comercializados, evidentemente, com recursos bem mais avançados, como CD e MP3 e visual bem mais agradável. Os antigos systems traziam apenas rádio AM/FM e toca-fitas.
2 – Câmera Betamax
Na década de 80, quando surgiram as primeiras câmeras caseiras, as pessoas ainda estavam acostumadas a usar filmadoras Super 8, aquelas que precisavam de projetor para exibir as gravações. Era só retirar a fita da filmadora e colocar no seu videocassete Betamax.
3 – Telefone de teclas
Antes dos anos 80, era praticamente impossível imaginar telefones com teclas. Até então, a única opção era o telefone a disco. As teclas foram incorporadas aos aparelhos para tornar o processo de ligação mais rápido, prático e com menos riscos de erro. Hoje, a história é diferente – é raro vermos telefones a disco.
4 – Walkman
Existem adolescentes que, sequer ouviram falar em Walkman. O tocador portátil de fitas e rádio foi criado em 1979 no Japão. Logo acabou conquistando todo o mundo e tornou-se grande sucesso em vendas. Hoje, é praticamente impossível imaginar alguém usando um destes, com o surgimento dos práticos iPods, MP3 players e celulares multi-funções.
5 – Gravador cassete
O conceito não mudou muito dos gravadores de hoje. A grande diferença está no uso das fitas cassete. Atualmente, os gravadores são digitais e possuem memória interna suficiente para gravar várias horas.
6 – Aparelho de som 2 em 1
Era assim. Antigamente, os aparelhos de som eram classificados como 2 ou 3 em 1. Para quem não sabe, 2 em 1 indicava que o aparelho podia ler e gravar fitas cassete e permitia escutar rádio AM e FM. Já o 3 em 1 permitia os mesmos recursos do aparelho anterior, com a possibilidade de escutar discos de vinil.
7 – Watchman
Na década de 80, poucos possuíam recursos para comprar um Watchman. Para quem nunca ouviu falar, o aparelho possuía uma pequena tela que transmitia imagens em preto e branco. Tecnologia totalmente obsoleta, se compararmos com os aparelhos que transmitem imagens digitais (HDTV).
8 – Fita cassete
Talvez esta tenha sido a maior invenção tecnológica dos últimos tempos. Criada para permitir gravação de áudio, a fita cassete foi por muito tempo a grande responsável pela popularização da música, sobretudo com a invenção do walkman. Ela era composta por uma caixa plástico que continha um rolo de fita. Ela permitia a gravação de até 60 minutos (30 de cada lado).
9 – Fitas Betamax
Comparado ao conhecido VHS, a fita Betamax é bem menor e possuía qualidade superior. Curiosamente, a Betamax não se sustentou no mercado doméstico e perdeu espaço para o VHS, assim como o aparelho.
10 – Máquina de datilografia eletrônica
Elas perderam espaço para os PCs e impressoras. As máquinas de datilografia eram tão populares que até havia grande oferta de cursos de datilografia no mercado. Além de já fazer o que as tradicionais máquinas faziam, a eletrônica possuía alguns recursos espetaculares, como a possibilidade de apagar o texto.
11 – Videocassete Betamax
Os primeiros videocassetes Betamax, possuíam aparência que não lembram em nada os aparelhos de DVD da atualidade. Possuíam controle remoto com fio e recursos básicos, como avançar, rebobinar e dar play e pause.
Bem interessante!
sera que em 2040 a gente vai falar caramba que tecnologia ultrapassada de 2010
provavelmente faremos isto em 2020..hehehe a tecnologia hj avança muito mais rapida do que antigamente…
legal, o iphone faz tudo aqulo e muito mais rsrsr!
Nossa.. me lembro de quase tudo… apesar que eu vi tudo isso na decada de 90 por que em 80 eu ainda era nenem,.. rsss muitooooooooo legal… se bobiar ate tenho alguma coisa dessas ainda….
Esqueceu de falar da calculadora digital que revolucionou a vida dos engenheiros que até então usavam réguas de cálculo ou tinham que programar em computadores de cartão perfurado….
Nos anos 80 ainda temos a inovação tecnológica dos relógios digitais com calculadora!
O terror das aulas de matemática.
Bom o Ipod não reproduz disco de vinil…
kkkkkkkkkkkkk
eu vivi tudo isso… TV com controle romoto tb não existia… alguém lembra da TV Mitsubishi que tinha função Zoom?
Muito boa a matéria. Tenho 34 anos e passei por essa fase de ouro dos anos 80, mas devemos lembrar também dos games como o Atari e Odssey que faziam a alegria da criançada.
Eu nasci em 91, porem so mto ligado em som, e sei q antigamente, posso falar isso pq tenhu um Mitsubishi de 87, os fabricantes nao tavam ligando mto pra aparencia e potencia, e sim com QUALIDADE!
c vc for no extra, vcs podem ver os aparelhos cheio luzinhas, mp3 e otrsocaralho a 4, falando q tem 1000w rms,
mas qnd poe pra toca o som eh uma porcaria, sem definiçao nenhuma e um grave tdo embolado,
inquanto meu som eh soh uma caixa preta cum uns botoezinhos e um VU metter, q toca bem mais q essas porcarias….
cmo eu queria ter nascido nessa epoca….
A diferença é que se um rádio hoje custa 100 reais, nessa época custava 900. Tudo era muito (mas muito) mais caro, por que teoricamente duraria a sua vida inteira. Não se tinha a cultura de descartáveis de hoje.
Na época a gente ria dos japoneses que jogavam TV fora depois de 2, 3 anos e hoje nós fazemos a mesmíssima coisa.
Pois é, a maioria dos sons de hoje, tem um grave horrendo…As pessoas não se tocam que incomoda pacas, não é nem a música alta que está tocando, mas é o ” tum, tum, tum” que de longe se escuta. Eu ainda tenho um som antigo do meu pai, um que só tem rádio e fita cassete. Pode colocá-lo no último volume, a única coisa que vc vai ouvir é a música, mais nada.
Ontem, teve um festa ao lado do meu prédio, eu fiquei estressada, não com a música, nem alta estava, mas com a qualidade do som. Dá até dor de cabeça!
Bons tempos….
Muito legal! Onde você achou essa foto?
É uma foto norte-americana, Gilmar. Tinha gravado no meu HD, mas não me recordo onde a encontrei.
adoro essas bugigangas ENORMES te qd eu nasci
parece q tudo tinha necessidade de se parecer com um móvel pra chamar bastante atenção
nosso nostagia pura,nasci em 89,mas lembro de quase todos essas “super tecnologias”,tenho até hj o meu walkman e suas fitinhas,ahahaha
Isso sim era fã da Sony hein!
O futuro é agora!
Caramba, me senti um idiso agora!
🙂
*idoso
🙂
eles vendem caro esses trem Oo… http://www.e-castig.com/index.php?r=o16W6 PIREEEI
antigamente existiam produtos de qualidade, o que não ocorre hoje. bem como no ensino público. e hj, o tamanho dos aparelhos diminui nuito e com mais recursos. sem falar que a matéria-prima custava muito caro para ser inportada e do governo Collor para frente, isto barateou muito, haja visto a grande quantidade de automóveis importados hj rodando em São Paulo e no País, coisa que há algum tempo víamos apenas em filmes.
Tô ficando velha!!!!
Dos itens acima, ainda tenho meu walkman, na verdade dois. Tenho um telefone de disco, muito antigo da época do meu avô, engraçado que, enquanto os telefones sem-fio e de tecla já estão dando defeito, o dito cujo ainda funciona bem.
Tenho o system antigo do meu pai que tem um som muito bom – eu ganhei um novo de presente há pouco tempo, mas só durou um ano, aí foi para o conserto mais 2 vezes e por fim, desisti da porcaria! Tecnologia descartável, sem falar do som abafado, ruim!
Há 4 anos atrás, eu ainda tinha um video-cassete e uma televisão da Sharp, que o fundo era de madeira, com botões para trocar de canal, sem controle remoto. Ambos duraram vários anos e nunca foram para o conserto, só foi fora quando quebrou de vez.. Em comparação, meu aparelho de DVD já foi para o conserto 1 vez e a televisão 2 vezes em menos de 4 anos. Por aí, se vê a qualidade dos produtos de hoje, tudo feito para durar pouco tempo.
o nome disso é obsolecencia programada e sim, tudo hj em dia eh fabricado com prazo de vida
saudade
Viva a era do analogico!
Me corrijam se eu estiver errado, mas outro dia lí que quem realmente inventou o walkman , foi um brassileiro, e a reportagem dizia que ele havia ganho um dinheiro da Sony por ter surrupiado a ideia dele, ou algo parecido.
Tá aqui nesse link:
http://aprendiz.uol.com.br/content/spicunepre.mmp
Faltou falar do CD que tá alí no meio, criado em 89. Causou um rebú absurdo, praticamente dominou o mercado da música e acabou com as fitas cassetes para computadores (que eu usava com o meu TK-85). E custava um absurdo de caro quando foi lançado aqui…
Abraços!
Ainda tenho um som da Sony, que nunca foi pro conserto, tem dois deck’s para fita cassete, e ainda tem pick up, uma vez um ano novo rolou uma festança no quintal de casa a familia toda reunida, amigos todo mundo tirando maior lazer, acabando a festa, hora recolher as coisas e a 1º coisa que fui guardar foi o som, e tropecei num degrau e bum o som foi pro chão, ele ficou todo torto, os botões tem mal contato, mas ele funciona que é uma beleza, e é a minha reliquia.
Gostei da matéria mas faltaram alguns itens que fizeram muito sucesso, os Relógios Dijitais a prova de choque,o Video Game Atari,o Radio FM esterio,a Antena Parabólica etc…..
Bons Tempos aqueles das Discotecas hehehe
a fita cassete também era utilizada para gravar programas de computadores (ou aquilo que à época se chamava de computador), pois não existiam os cd’s .
O Pense Bem era 80’s ou 90’s???
Eu tenho um Betamax que ficou de herança do meu pai. XD alguem quer comprar?
ONEberto,
Já sou “tiozão” então me permita corrigir alguns dados:
1 – Microsystem
Aqui no Brasil era chamado de Rádio-Gravador (com hífen);
2 – Existiam, também, as câmeras VHS;
4 – Walkman
Só conheço o que está ao lado do número 5, o outro pode ser uma evolução, sei lá.
5 – Gravador K7
Utiliza (porque até hoje é usado) as “mini” fitas K7, que gravam até 2 horas de áudio.
6 – Aparelhos de som 2 em 1
Esses eram chamados de Microsystem!
Isso em função de que haviam os “Aparelhos de som”, que eram “colunas” de toca-fitas, sintonizador de rádio, amplificador/equalizador e a pickup de discos de vinil. Todos independentes, em gabinetes separados.
Depois disso, apareceram os 3 em 1 e os 2 em 1, que eram equipamentos mais populares (baratos), pois reuniam os equipamentos que citei acima em um único módulo.
O que é mostrado na foto é o que chamavámos de “Microsystem”, pois era pequeno e reunia as funções de rádio, toca-fitas e equalizador em um pequeno equipamento.
A redução de tamanho foi em função de não ter uma pickup para tocar os discos de vinil.
7 – Watchman
Era uma aparelho de TV portátil
9 – Fita Betamax
Perdeu espaço para o VHS porque a industria de filmes porno americana optou pelo formato VHS (Na realidade, pq a Sony optou por tornar o formato Betamax proprietário, enquanto o VHS era aberto).
10 – Máquinas de datilografia elétrica
O nome é “Máquina de escrever”. E, sim, fiz um curso de datilografia de 150 horas, com direito á diploma!
11 – Videocassete Betamax
Nunca “pegou” aqui no Brasil. Primeiro pq era cara prá cassete e segundo, pelo motivo que escreví acima.
Abraços e parabéns pelo blog.
Há tb, auxilando suas anotações as fitas K-7 que poderiam ser gravadas em 90min 45 min cada lado.
Se pensarmos bem, na verdade tudo isso ai continua sendo usado, apenas foram “melhorados”. Ja que tudo é apenas evolução de algo para algo mais novo. Um Ipod nada mais é que um walkman com novos recursos, mas que serve pra mesma coisa, basicamente ouvir musica, somente o meio de armazenar é que mudou. Usamos os mesmos carros desde o Ford T, nada mudou, apenas melhorou!!!
Ahh e pra terminar, ser for pra levar ao pé da letra, nas últimas decadas não inventamos nada, tudo foi apenas modificado. Invensão real é um cara que tinha um radio em casa e agora compra um TV, coisa que ninguem tinha visto antes. Isso sim é revolução teconologica. Me digam uma invenção recente que não veio de algo ja existente??? Algo realmente novo!
Algo realmente novo desde a ddécada de 80? INTERNET!
Legal mesmo, tem bastante material sobre os anos 70, 80 e 90 aqui: http://supercomentario.com.br/tag/nostalgia
Todos muito maneiros. A diferença é que os temos funcionando até hoje, enquanto a propaladíssima tecnologia digital é absolutamente descartável, num dia você tem 1Tb de fotos num HD e no outro não tem nada.
O lançamento soviético do Sputnik causou como consequência a criação americana da Defense Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), conhecida como ARPA, em fevereiro de 1955, com o objetivo de obter novamente a liderança tecnológica perdida para os soviéticos durante a guerra fria.[3][4] A ARPA criou o Information Processing Techniques Office (Escritório de Tecnologia de Processamento de Informações – IPTO) para promover a pesquisa do programa Semi Automatic Ground Environment, que tinha ligado vários sistemas de radares espalhados por todo o território americano pela primeira vez. Joseph Carl Robnett Licklider foi escolhido para liderar o IPTO.[5]
Licklider se transferiu do laboratório psico-acústico, na Universidade de Harvard, para o MIT em 1950, após se interessar em tecnologia de informação. No MIT, fez parte de um comitê que estabeleceu o Laboratório Lincoln e trabalhou no projeto SAGE. Em 1957, tornou-se o vice-presidente do BBN, quando comprou a primeira produção do computador PDP-1 e conduziu a primeira demonstração de tempo compartilhado.
No IPTO, Licklider se associou a Lawrence Roberts para começar um projeto com o objetivo de fazer uma rede de computadores, e a tecnologia usada por Robert se baseou no trabalho de Paul Baran,[6] que havia escrito um estudo extenso para a Força Aérea dos Estados Unidos recomendando a comutação de pacotes ao invés da comutação de circuitos para tornar as redes mais robustas e estáveis. Após muito trabalho, os dois primeiros elos daquele que viria a ser o ARPANET foram interconectados entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles e o SRI (que viria a ser o SRI International), em Menlo Park, Califórnia, em 29 de outubro de 1969. O ARPANET foi uma das primeiras redes da história da Internet atual.
na verdade nem a pr[opria internet e nova e sim modificada pois em 1995 se nao me engano e que foi expandida ao publico.
fraco… esses nao sao os mais tecnologicos dos anos 80… na decada de 80 surgiram muitos computadores… diversos padroes, ta faltando isso na foto, por exemplo linha MSX… e tb os video games antigos e outras coisinhas mais
De qual site você tirou essa matéria:
“Controle remoto com fio”… se é com fio, não é remoto. Pérola.
Hoje em dia um simples celular faz o q todos esses aparelhos juntos fazem.
Viva a tecnologia
Os Cursos de datiligrafia deveriam voltar porque a maioria só fica catando milho no teclado hehehehe
Ficou faltando um Gameboy aí!!!!
FALTO 1 GAMEBOY ENFIADO NO SEU RABO!!!!
eu tenho um Casio FP 200 ele é um pc portátil de 1982 ,ele está super novo na caixa com todos os manuais e certificados ,e ainda com as pilhas originais de fabrica lacrados,alguém pode me ajudar com algum site de colecionadores de produtos eletronicos?
legal os anos 80