A propaganda abaixo, veiculada na década de 70, causou a maior polêmica. O personagem e ex-jogador Gerson, dizia que a marca de cigarro em questão era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras. Veja abaixo.
O problema é que a frase “Gosto de levar vantagem em tudo” acabou marcando a vida do ex-jogador para sempre. Foi dela que surgiu a expressão “Lei de Gerson“, cujo sentido negativo faz referência ao aproveitamento de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais.
Alguns anos mais tarde, Gerson comentou que ter associado sua imagem ao comercial foi um grande erro.
O diretor tentou salvar a campanha, criando um outro anúncio que dizia: “levar vantagem não é passar ninguém para trás, é chegar na frente“, mas já era tarde demais. Segundo ele, houve um erro de interpretação por parte do público.
Não espere ver tão cedo outra desta no Brasil.
feio vindo dum atleta, porém, antigamente era moral fumar (diferente de hoje em dia).
nesse tempo creio que era mais moral fumar do que pegar mulher, rs..rs..
ou traveco…
Realmente, quando vi o video achei estranho um jogador fazendo tal propaganda..
Mas se realmente for verdade o que o Alex escreveu, acho mais vergonhoso ainda, imagina, ” SOU O CARA, POIS EU FUMO “.
e outra essa frase do final, TOTALMENTE NADA A VER ! ! !
foram muito infelizes :/
Fumar é prova definitiva de que os seres humanos são um projeto falido…..ou é inteligente botar na boca algo que tem mais de 100 substâncias tóxicas???
Na verdade sao 4500…
Mais de 4700
e mais de 100 não é 4500 ou 4700? #Fail
Aproximadamente 4708,5.
Naquela época era comum fumar… Não havia tantas pesquisas referente aos males do fumo. O comentário feito pelo ex-jogador não foi infeliz na minha visto que é comum querermos levar algum tipo de vantagem. As vezes uma vantagem pode ser beneficiar o próximo. E para você: como gosta de levar vantagem???
Tá, comentário infeliz blz… Mas, porra brasileiro sempre leva tudo pra outro sentido, como o Jalopnik mostrou, ao ser lançado no Brasil, o teto solar fez grande sucesso. Porém, logo começaram os apelidos de Cornowagen e parecidos.
nao critico, pois isso na epoca era modismo, da mesma forma que casacos de pele, dentre outros! persepçao que so adquirimos com o tempo de que fizemos algo nao muito etico ou da forma mais correta. talvez muitas das nossas atitudes de hoje serao questionadas por nos mesmos com o passar do tempo.
ainda criticar alguem q quer o melhor p si isso e demagogia, mundo em que vivemos nunca foi marcado pela benevolencia. so a titulo de exemplo a religiao (todas) esta ai como prova secular!
No futuro um propaganda do Kaka para a Pepsi pode ser um absurdo…
Absurdo eh Ronaldo e Dunga fazendo propaganda de cerveja.
Na verdade, houve uma distorção, pois a “vantagem” referia-se a relação preço x tamanho do produto (100 mm pelo preço de um king size) e acabou sendo carimbada como “malandragem”, estendida a uma espécie de arquétipo do brasileiro, maldosamente impingida no vocabulário popular como ‘lei de Gerson’ (putz, acho q fumei 1).
Literalmente o Gersão aí levou fumo!!!!
Ainda bem que certas coisas mudam.
“Fumar é prova definitiva de que os seres humanos são um projeto falido…..ou é inteligente botar na boca algo que tem mais de 100 substâncias tóxicas???”
Não é inteligente botar algo na boca que tem mais de 100 ou 400 substancias toxicas, mais é inteligente faturar milhões de dolares explorando pessoas que fazem isso…
Ano passado eu estudei a Lei de gerson na escola (1º ano do ens. Médio), foi cobrado em prova e tudo mais, é conteúdo indispensável na matéria de sociologia
Quero ver levar vantagem na hora de comprar um supositorio na farmacia.
Pelo visto só vc usa isso ainda!!!
No meu modo de ver, há dois aspectos a serem considerados que eximem Gerson da imagem negativa decorrente do comercial, a saber:
1. Efetivamente, na época da veiculação do anúncio os malefícios do tabagismo já eram conhecidos mas não muito divulgados, por influência dos fabricantes de cigarros a quem não interessava a divulgação desses males;
2. O comercial foi produzido por uma agência de propaganda, responsável igualmente pelo respectivo script.
Gerson apenas decorou o texto e o repetiu frente às câmeras.
Pois é, naquela época era bobagem, hoje é lei imposta pelos “guias” deççe país…
O mais idiota é crucificar o Gerson (que tem culpa tbm, pois topou entrar nessa)e nem citar o publicitário.
Pra mim é “Lei do Publicitário “
Não existia a conscientização que existe hoje quanto aos males causados pelo cigarro!
PELÉ já foi marca de cachaça sabiam? que o sabiá sabe assobiar