Em 1950 as rádios não eram tão abundantes quanto hoje. Naquela época, se você não gostasse das opções que estavam dentro da escala do seu rádio, a opção mais viável era desligar o rádio e ouvir o barulho da estrada ou o ruído do motor.
Como dizem que a necessidade é a mãe da invenção, o norte-americano Peter Goldmark acabou de vez com a monotonia da época. Em 1956, ele foi capaz de oferecer aos compradores de novos modelos Chrysler um toca discos.
O aparelho era montado na parte inferior do painel e ligado diretamente no rádio do carro. Ao pressionar um botão na frente da porta do player, ele se abria. Um prato deslizava para fora e o passageiro encaixava o disco. Obviamente, manter a agulha sempre no caminho certo era um exercício de paciência.
Confira a seguir, alguns modelos vendidos na época. Comparados com os modernos aparelhos de hoje, é difícil imaginar como eles podiam trazer algum tipo de diversão.
Vo compra um desse pro meu carro pow
autos moderno!
Queria um desse pra ouvir meus 12″ no meu carro…..
Qualquer musica virava funk nas estradas daqui.
BOA BOAA asehiasehieuhiaseu
musicas mixadas
Imagine os “hits” da época como estúpido cupido de Celly Campello e Parei na Contramão do nosso querido Robert Charles. Imagine a cena, vc parado em um sinal e vem um cidadão com o som nas alturas e…”Parei na contramão
O broto displicente nem sequer me olhou
Insisti na buzina mas não funcionou”. Diga ai meu amigo que da hora??
Que comentário zé ruela.
Imagino que aos seus meros 15 anos de idade ou mental deve ser bem Zé Ruela, Mas ouvir sua bandinha favorida de codinome “Restart” ou “Nx Zero” é bem bacana né?
Esse comentário é uma puta falta de sacanagem! 😀
Vou te falar q num mustang com um disco do led zeppelin eu num ia ter do que reclamar…
Poa mas ai estamos falando de anos 70 já acho que o período do fato acima é bem antes o primeiro carro com toca discos foram modelos Crysler em 1956
rsss eu acho q o som não era nas alturas…rss
tem uns disquinhos desses la em casa,são bem legais
eu imaginei q era pra fik mais facil de guardar q eles eram
pequenos,não pensei q era pra ouvir no carro…
cara imagina a loucura ….. buraco , lombada , estrada de chão ou qualquer coisa q fizesse o carro balançar já tirava a agulha do ponto .hauahauhau
keria ver quando passa em algum buraco..da musica 1 ..vai la pra 6….hahahahahahhaa
Assim que foi inventado o “shuffle”…
Boa!!!
kkkkkkkkkkkk
posso estar enganado, mas acredito que eram para serem usados com o carro parado. Tipo, na praia, na frente de uma lanchonete, etc.
Fala sério, esses toca disco pareciam mais uma radiola. visitem meu blog: http://www.sonazueira.com
A finalidade dele é igual aos de hoje, ou seja tocar uma porra de musica….
Até o Amaury Jr que aparece nas primeiras fotos tinha um!!!!
A pouco tempo a gente usava CD no carro , e achava bom , é quase a mesma coisa .
Pelo seu comentario parece que vc esta dizendo que o som do Cd é inferior ao MP3, se for isso você esta equivocado o som MP3 e bem inferior ao Cd quem é musico ou possui um ouvido mais sensivel musicalmente, facilmente nota isso.
Um MP3 de 128kbps é pior mesmo, mas um MP3 de 940kbps é bem melhor que a qualidade de um CD.
WOW! Que sensacional!!
Naquela época sim é q se ouvia música boa!
O único problema é que com a trepidação isso aí deveria pular faixas e riscar discos…PRECIOSOS discos…
Uma verdadeira aula de história este post, gostei!
caraaaca, que style cara.
Apenas uma observação: estes compactos eram, normamente, de apenas 1 música. Para escutar a outra tinha que virar o disco.
foi dai que naceu a mixagem e os djs
se chamavam, compact disc, tinham duas musicas uma de cada lado, os Lps eram long play e tinham até 15 musicas, época de ouro mesmo, e naum eram pra zé ruelas era pra quem podia e muito mesmo
imagina um desses aqui no brasil com tantas estradas esburacadas ñ seria possivel ouvir se quer uma musica inteira
achei lindo,sou colecionador de vinil e toca discos queria um desses para meu opala valeu!
Nunca imaginei que isso poderia ser real. Gostei. Acho que era seguro viu? Vejam o video que achei http://www.youtube.com/watch?v=PToh5alPMMU
Aqui em Porto Alegre apareceu um “Cadilac” que tinha este equipamento,era um carro de luxo, mas a novidade não vingou, não só por causa da vibração mas a dificuldade de armazenar e transportar os discos no carro, os discos na época eram muito frageis, e deformovam com o calor do veiculo.
Coisa linda que da saudades, eramos felizes e não sabiamos …ahahah. eu tinha um desses da Philips e apesar de dizer que não tocava inteira a musica, não é verdade, os buracos não influenciavam case nada só qd muito fortes o msm que os toca Cds de hj. LINDO …simplesmente Lindossss
Achei ótima a documentação, procurava algo assim, postei no meu tumblr, se não se importa, dei créditos.
Achei ótima a documentação, procurava algo assim, postei no meu tumblr, caso não se importe, dei créditos.
Por volta de 1965 nos meu 4 anos de idade todo dia eu ia cedinho comprar o pão, o dono da padaria tinha um Simca com esses toca-disco e sabia que eu era louco por música. Resultado: eu pegava o pão ele me colocava sentado no banco e enquanto eu não ouvia pelo menos uns três discos nada de pão chegar para o café da manhã. Não esqueço nunca.