A evolução das logo das grandes montadoras

Depois do post da evolução dos logos das grandes empresas, veja abaixo a evolução das logos das montadoras de automóveis.

Em 1909, Childe Harold Wills, o primeiro engenheiro chefe e designer da Ford (que também ajudou a projetar o Modelo T), emprestou um rabisco que ele criou para fazer o seu próprio cartão de visita, para criar o logotipo Ford. O famoso azul oval foi adicionado mais tarde para o Modelo A 1927 – e permaneceu em uso até hoje.

Supostamente, o famoso logo da Fiat criado em 68 (foto acima) foi concebido pela empresa Chief Designer, que desenvolveu a marca certo dia, durante uma falta de luz na fábrica da Fiat e visualizou um esboço de um neon da fábrica assinando contra o céu escuro. Ao que parece isso é o típico romance explicativo.

O logotipo VW foi supostamente concebido por Franz Xavier Reimspiess, um empregado da Porsche, durante uma competição oficial de logotipos. Foi dado pelo logo o pagamento de 100 Reichsmarks (cerca de US $ 400).

O logotipo circular da BMW era uma representação da hélice girando do Bavarian Luftwaffe. Naquele tempo, as aeronaves eram pintadas com cores regionais e cores da bandeira da Baviera (brancos e azul). Diz-se que um piloto viu a hélice com alternados segmentos de branco e azul, e daí veio o logotipo.

Durante a I Guerra Mundial, a BMW era um grande fornecedor de motores de aeronaves (e mais tarde aviões como o Barão Vermelho – Red Baron), para o governo alemão. Depois da guerra, a Alemanha foi proibida pelo Tratado de Versalhes a fabricar aviões e a BMW foi forçado a mudar o seu negócio: primeiramente fez freios ferroviários antes de fazer bicicletas motorizadas, motos e carros.

O engenheiro alemão August Horch, após trabalhar na Karl Benz, fundou sua própria empresa automobilística a Horch & Cie, em 1899. Uma década mais tarde, abandonou a própria empresa, criou uma nova empresa em outra cidade e continuou usando a marca Horch. Seus antigos parceiros brigaram e Horch foi forçado a procurar um novo nome.

Quando Horch conversava com o seu parceiro comercial Franz Fikentscher em seu apartamento, o filho de Franz disse o nome Audi.

E assim, a Audiwerke GmbH nasceu em 1910. Em 1932, quatro fabricantes: Audi, Horch, DKW e Wanderer fundiram para formar Auto Union. O logotipo da Auto União eram quatro anéis interligados que mais tarde iria se tornar no moderno logo da Audi que foi utilizado apenas em corridas automóveis – as quatro fábricas continuaram a produzir automóveis no âmbito dos seus próprios nomes e emblemas. Mais tarde, a Auto União finalmente se tornou a Audi que hoje conhecemos.

Via Arrobazona

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!