As curiosas e diversas origens das refeições mais populares do mundo

Não há quem resista a uma boa pizza ou um sorvete. São refeições tradicionalmente americanas, mas em quase todo lugar do mundo você pode matar sua fome. Confira as curiosas origens de algumas delas.

Hambúrguer
A invenção do hambúrguer é reivindicada por, pelo menos, quatro origens. Mas, não parece haver dúvidas sobre o fato de que o nome se origina a partir de Hamburgo, na Alemanha.

Em 1885, Frank Menches deu uma entrevista dizendo que, devido à escassez de carne de porco, ele e o irmão começaram a usar carne moída como sanduíche.

Uma outra teoria diz que Charlie Nagreen teria sido o criador do hambúrguer. Ele tinha 15 anos quando começou a vender almôndegas na feira da cidade de Seymour. Como seus clientes queriam passear pela feira enquanto comiam, ele pensou em colocar as almôndegas achatadas no meio de duas fatias de pão. O sucesso foi tal, que logo apareceram outros vendedores.

Sorvete
A provável origem do sorvete é creditada aos persas, que foram os pioneiros no emprego de técnicas de importação de gelo das montanhas com a finalidade de fazer sobremesas. Eles misturavam o gelo com frutas e outras especiarias.

Algumas centenas de anos mais tarde, os califas de Bagdá adicionaram uma espécie de creme na sobremesa, produzindo algo bem próximo ao que conhecemos como sorvete.
.
.
.
.
.

Pizza
Relatos históricos afirmam que os soldados do imperador persa Dario, o Grande, colocavam seus escudos no chão e cozinhavam pão em cima deles, adicionando queijo.

A pizza pode ter migrado para a Grécia, quando Alexandre, o Grande, quebrou o império persa. Os gregos, então, teriam produzido o que associamos com a pizza moderna, inclusive com o uso de ervas e cebolas.

Foi no século XVII que nasceu a pizza moderna. A pizza era um alimento de pessoas humildes da Itália. Servida com ingredientes baratos, a receita tinha o objetivo de matar a fome. A massa de pão recebia uma cobertura de toucinho, peixes fritos e queijo.

Cachorro quente
Os habitantes de Frankfurt, na Alemanha, reivindicam a criação do cachorro quente. Uma das teorias diz que um açougueiro teria criado a salsicha, batizando-a com o nome de seu cachorro bassê. No entanto, a salsicha parece ter sido criada pelos gregos em 600 aC.

E como surgiu a salsicha entre o pão? Um vendedor de salsichas cozidas escutava muitas reclamações de seus clientes que acabavam sujando e queimando as mãos. Sua primeira solução foi distribuir luvas brancas com cada salsicha. Obviamente, não demorou muito para que eles descobrir que não era a melhor alternativa. Foi então que seu cunhado, um padeiro, sugeriu que ao invés de luvas, usasse pães.

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!