Para chegar ao nível atual, os publicitários precisaram passar por uma fase bem curiosa. As propagandas beiravam o mau gosto e a mensagem nem sempre chegava ao destino desejado.
Veja alguns exemplos, e se for publicitário(a), tome como alguma referência.
Numa época em que as propagandas de cigarro eram liberadas, valia tudo
em nome da venda.
A PETA nessa época não era tão ativa.
Eles não tinham percebido o poder de observação das crianças, caso contrário,
não incentivariam determinadas campanhas.
Cigarro + Jovens, essa combinação até bem pouco tempo era usada.
Para quem não entendeu, tem algo como: “ela pode ter um aspecto limpo – mas
é uma prostituta. Propagação da sífilis e gonorréia, você não pode continuar no exército se estiver doente“
Novamente, crianças em anúncios politicamente incorretos.
Assustador
Este anúncio na época não parecia nada incomum, mas hoje ganhou novo sentido.
Veja mais notícias e posts no Buteco da Net
Via Batecabeça
Curti as propagandas.
O objetivo de uma propaganda não é chamar atenção? Elas conseguiram, tanto que por mais antigas que sejam geram repercussão até hoje.
Adoro propaganda antiga, é assim que os publicitários conseguem entender os pilares que regem a publicidade atual.
A do porco é engraçada !!!
A propaganda da gillette me chamou atenção meu filho fez isso e se cortou olha que ele viu o pai dele fazendo se ele tivesse vendo esse garotinho fazendo isso ele queria fazer ,criança observa cada detalhes em propagandas.
Ahh,,,, poderia ter colocado algumas de agrado, caro gerente.
a do porco eh engraçada!(:
mais a que mais me chamou atenção foi a das torres gemeas!;x
Temos que acrescentar algumas propagandas atuais que associam um “pé de cana ridículo de boina”, à facilidade de conseguir lindas mulheres. Ainda hoje as propagandas são direcionadas para os jovens, especialmente as de bebidas.Esse blog é 10! Quase morri de rir com as capas de disco antigas!!!
Assim como a criança desejou fazer a barba, quem me garante que os terrosristas, não se inspirarom naquela da PIA
Miguel
são ridículas as propagandas não resta dúvidas;
nessa época havia menos fumantes, não havia aids as doenças que preocupavam eram sifílis, gonorréia e câncoro que bastava ir na fármacia tomar algumas injeções e estava resolvido.
a propaganda do porco é pura realidade é o que acontece , hoje é hipocrisia.
novamente falando em cigarros, nas propagandas são escondidos as crianças, mas na vida real por aí em periferia é comum ver mães com crianças no colo e o cigarro na bôca.
agora soltar fumaça no rosto alheio, isto está cheio por aí.
É por isso, que digo: “a propaganda é a alma do negócio” para enganar tolo, ou como dizia meu avô: “haja invenção que tolo não falta”.
Achei de muito mau gosto, sem criatividade…
Rubens, você disse tudo!
Eu estou de acordo com o teu avô!
abraço
A regra é clara:
Mau é o contrário de bom
mal é o contrário de bem
Apesar de não ser do ramo publicitário, acho q temos q considerar algumas coisas…a época, por exemplo… q eu me lembre as crianças não tinham tanto acesso à “midia” como têm hj!!! sequer entravam em um bar ou padaria sós…hj em dia vão pra Balada já com 12, 15 anos…….
Hj nos dizem que Leite de “caixinha” é natural….
Mta coisa mudou….
Mto legal para refletirmos sobre como as coisas mudam….
Afinal o peixe morre pela boca……..
absssss
antigamente….
Propagandas macrabas…
No futuro, as pessoas vão dizer o mesmo das propagandas de hj, principalmente das de alimentação da Sadia, Perdigão etc, onde mostram franguinhos felizes fazendo propagando contra vida deles mesmo.
Macabras….
Interessante aquela do cigarro a quarta para baixo: blow in her face and she’ll follow you anywhere: assopre na cara dela e ela te seguira a todo lugar! Imagine alguem assoprando fumaça de cigarro sobre uma mulher, para conquista-la! Muito, muito, muito mau gosto para qualquer epoca. Lembro-me da propaganda co corsel 1, com Tarcisio Meira – o Corcel vinha sobre um vagão de trem – propaganda de um minuto ou mais! E a cor era amarela! Ou a do Tigre esso, com uma motinha – desenho animado. Eram quase 3 minutos de propaganda! Bom, pelo menos naquela epoca havia o mau gosto, mas não a exploração do homossexualismo e da prostituição (mulheres que vendem o corpo), para vender produtos!
Puxa.. como era esquisitas as propagandas antigas, de um total mal gosto…
Belo post!
Concordo com o Miguel, também acho que os terroristas se inspiraram no comercial da Via Pia.
…como os valores mudam…
A propaganda (comercial) tem que atingir um determindo publico de uma determinada epoca. Os comerciais vistos nesta materia são absurdos para o dia de hoje, quem nos garante que os atuais não sejam chamados de absurdos no futuro.
a do porco pede que nos tornemos vegetarianos o.o
Perdoe-me pela correção, mas não consigo resistir. O termo correto é “mau gosto” e não “mal gosto”.
A propaganda da PIA é coincidência demais. Já ouvi falar em diversas hipóteses sobre o caso das torres gêmeas. Não consigo acreditar que seja apenas coincidência…
Evolução!
Podemos ver que evoluiu a propaganda!
http://blig.ig.com.br/blogdodenispd/
Com respeito à propagandas do exército americano (a da prostituta e a da mãe com cara de Greta Garbo fugindo das mãos do Eixo) são mais institucionais. Os jovens recrutados ficavam muito tempo longe das famílias e como muitos tinham aquela criação WASP, as “pick up girls” (como aparece no texto) que eram as garotas que ficavam nos bares a espera de clientes eram seu desafogo. Como não havia uma campanha de incentivo para uso de camisinha (um produto meio caro, por causa do Latex) rolavam as VDs (Venereal Diseases) com muita facilidade, até porque bastava uma dose de penicilina. A da Gilette foi usada na capa de um bootleg do Van Halen. E a da PIA, que profética: Osama deve ter assistido várias e várias vezes na sala de estar da sua casa e falado: “um dia eu faço igualzinho”
a das linhas paquistanesas é de autoria de um publicitário chamado newton dorian, cujas iniciais são as mesmas
de nostra damus.
Eu sou muito pervertido ou o “blow in her face” pode ter um outro sentido também? A propaganda do “Buy Victory Bounds” não é tão de mau-gosto assim, é o tipo de imagem forte que se pede numa propaganda de tempos de guerra, como era o caso.
Zandor, tb não resisti, alô redação do IG!!
MAL GOSTO?? (ou mau gosto?)
I want blow in her face too! 🙂
Realmente muita coisa mudou, inclusive a forma de se expressar, com tantas abreviaturas e formas horríveis de escrever um simples comentário.Cuidado para as crianças não lerem isto…Sr.Mauro.
Quanto às propagandas, para a época serviu…
num entendi nd ta tudo em ingles,e mesmo se fosse em portugues pela cara eh muito podre
Propaganda é a ARMA do negocio
Uma correção, se me permite: Se fala mau gosto e não “mal” gosto, ok?
Realmente, estava pensando se, além do mau gosto dos anúncios, alguém teria reparado no “mal escrito”. Ainda bem que nem todos queriam somente ver os anúncios. Alguns prestaram atenção no que estava escrito.
Na verdade são propagandas q fogem do sentido que as mesmas tinham que era atingir um determinado publico, mas como na epoca não tinha tanta tecnica em publicidade funcionava. Concordo com o comentario do Antonio futuramente vão dar risadas de nossas criações, como Parmalat crianças vestidas de animais e o franquinho feliz da Sadia isso é bom! é o desenvolvimento da publicidade.
É interessante ver o nível das propagandas antigas, contudo chamou-me mais atenção a propaganda da “PIA”, pela coincidência do desenho ao fato,e principalmente por pertencer a um país oriental.
Essa do porco chega a ser sinistra, um porco se fatiando para depois ser comido, parece coisa de publicitário esquizofrénico;e a das torres gêmeas então; parece profética!
É realmente mal com “L” maU com “U” é deprimente, bendito português…
Qto as propogandas, não tenho pq criticar. Olha qto tempo tem isso. Muita coisa mudou. Graças à Deus.
Acredito e muito que o coleguinha redator deva escrever muita coisa de grande utilidade como é esta reportagem, por essa razão é naturalmente desculpável um errinho de escrita, mesmo porque “quem escreve não deve revisar”, isto é uma pequena regra de jornalismo. Você está plenamente desculpado, e continue mandando ver…queremos mais anúncios antigos. Grande braço.
O que poucos perceberam ou comentaram é que o mais importante a ser observado é o quanto a propaganda e o marketing influenciam comportamento e principalemente cultura num mundo globalizado.
Sou profissional da área e posso dizer que se meus colegas de profissão antigos e atuais tivessem um pouco mais de bom senso e ética em suas criações não teriamos grande parte dos problemas sociais que hoje enfrentamos.
Enfim, essa é grande lição a ser tirada de tail post!
Ah uma dica pra vocês que apesar de conviver com ela não a estudam… aprendam a ler a propaganda e o que está por trás dela poruqe nada ali é por acaso!
Realmente é de assustar ao ver como através das propagandas o ser humano pode ser manipulado e induzido a hábitos e ações o qual outrora não praticavam. Ter utizado imagens de crianças para expor o produto, como o do cigarro e o aparelho de barbear foi de uma incoerência tremenda para a época. Hoje não poderiam ousar no mesmo feito. Quanto ao da Cia Via Pia é assombroso mesmo, pois vai saber se já não era uma prévia do que ocorreu em New York com as torres gêmeas. Se estas propagandas visuais já insunuam a um comportamento diferenciado para os seus próprios interesses lucrativos, imaginem agora o poder de persuasão que exerce a midia sobre as pessoas e a opinião pública.
Pois bem, subtraímos o real sentido do preposto no blog…passamos a discutir apenas e tão somente a gramática, semântica e afins….para o bom entendedor…meia palavra basta…acho que já ouvi isto em algum lugar…..
Como expressei….muita coisa mudou….a nossa língua está mudando (Acentuação)…como sempre mudará…..não sou letrado nem tão pouco poeta…apenas acompanho o fluxo das coisas (quando posso….)
Me perdoem amigos, apenas expressei minha opinião!
Quanto às abreviaturas…havia e ainda há um equipamento que se utiliza muito disto…o Telégrafo.PT saudações
Tenho certeza de que se o publicitário que fez o comercial das torres gemeas soubesse que um dia aquelas vidraças realmente seriam alvo de aviões,não faria tal comercial….
Interessantes as propagandas, agora o “mal gosto”… fala sério, hein??????????
Como diz o “prof Pasquale” acima: MAU é o contrario de BOM; MAL é o contrario de BEM. Essa velha armadilha de pegar vestibulando continua fazendo vítimas pela vida afora…
O mais assustador é que os publicitários evoluíram o bastante para não cometerem mais essas asneiras. Porém, ficaram tão sofisticados que induzem ao consumo (correto! pois emprego = consumo = emprego) e aos mais variados vícios e deturpações genéricas por meio da subliminaridade. Hoje “legal” é ser côrno, prostituta, homossexual, traficante, bandido, viciado e etc. Numa desenfreada busca do controle das massas. Não defendo o maniqueísmo ingênuo, mas, até onde queremos chegar como seres humanos?
Branca – A Assustada
genial! adorei as propaganças antigas. acho qu eantiqüíssimas
Adoro propagandas antigas!!
ótimas, de muito mal gosto atualmente, mas na época deveriam ser um sucesso, obras de gênios da propaganda. Daqui há alguns anos estaremos indignados com as propagandas de cerveja e automóveis de hj em dia, principalmente se a sociedade continuar pendendo cada vez mais pra esse lado da hipocrisia que esta tomando conta de tudo e todos.
hehehe!!!! estou achando ótimo tudo isto!!!!
pense bem…porque surgem muito mais propaganda de brinquedos em época de Natal, Dia das Crianças???
Porque isto é PROPAGANDA!!!!!!!
Não seja “abduzido”!
não quer? não compra!!!!!!
ops! surgem…mais propagandasssss
antes que me crucifiquem………
A maioria dessas propagandas são de épocas das décadas de 30 e 40, e são estrangeiras, numa realidade bastante diferente da nossa, por mais que o Brasil tenha se influenciado muito pela produção publicitária americana.
Não podemos julgá-las com nossos valores culturais atuais, como se elas tivessem sido lançadas ano passado. Temos que entender que muitas produções publicitárias refletem o momento histórico em que foram veiculadas, e um papai noel com cigarro na mão não necessariamente representa falta de bom censo. E os cigarrinhos da Pan?..Não tem um mte de gente que ainda acha um absurdo ter transformado eles em lapizinho da Pan? Pense nas nossas propagandas de cerveja de 10 anos atrás. Hoje em dia o CONAR veda qualquer utilização de artíficios que possam atrais o público infantil (lembra do siri da brahma…do nãna nanã?)…imagine daqui a 10 anos o que vamos dizer dessa propagandas. Pense nisso
Concordo contigo…Juls
PODERIA PELO MENOS TER COLOCADO AS NACIONAIS, ACHO QUE TEM MUITO MELHOR DO QUE ESTAS, POR EXEMPLO , COBERTOR PARAIBA, CASAS PERNAMBUCANAS, CONSUL, ENFIM, VÁRIAS OUTRAS PROPAGANDAS. TALVEZ AS EMPRESAS DE PUBLICIDADE DE HOJE TENHAM MAIOR CRIATIVIDADE OBSERVANDO AS PROPAGANDAS ANTIGAS PARA MELHORAR AS DE HOJE
a do porco é muito boa!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Achei bem interessantes as propagandas e concordo que elas eram inteligentes para aquela época. Nos dias atuais realmente elas são bizarras, porque hoje os nossos valores são outros. A propaganda do bebê fazendo a barba, na verdade remete que, se o homem usar aquele produto ficará com uma pele de bebê, entenderam? mas como disse o outro, o que falarão a respeito das propagandas atuais? Pensem!!
Somente acho que atualmente se fala muito…e se faz muito pouco!!!!
Inclusive Eu próprio!!!!
horrorizamos com a devastação do planeta, mas não abrimos mão daquele móvel lindo, de madeira nobre…..
Vamos ao supermercado e queremos sacolas e mais sacolas de plástico….
Sem gasolina? nem pensar !!!!
Sei não….conceitos existem para serem aceitos ou revisados………
TUDO QUE SE DIZ OU SE MOSTRA É PRA PENSAR,REFLETIR OU ACEITAR……OU NÃO !!!
A Regra é clara:
Mau é o contrário de bom
Mal é o contrário de bem
Corcordo com Prof: Pasquale
Um abraço Prof: Pasquale
Me formei em PP na UNISA lembra de mim?
SÃO COISAS FEITAS POR DESEPERO D CONSEGUIR ALGO NA VIDA.NA ÉPOCA NÃO SABIAM O QUANTO SERIA HORRIVEL NO FUTURO.
Cada propaganda tem seu sentido dentro de seu cotidiano. Quem não se lembra dos Cigarretes de chocolate com dois meninos? Se achamos que as propagandas de hoje são melhores, o que acharão nossos bisnetos quando olharem para uma tartaruga num comercial de cerveja, ou um siri mostrando a bundinha? Cliquem no link e vejam um exemplo de propaganda atual, parecida com essas!!!
Uma correção, se me permite: se ESCREVE mau gosto.
Na fala dá no mesmo.
Parabéns pelo post , a pesquisa foi boa, mas… tudo bem que todos nós entendemos ( acretido eu…) o teor das propagandas mas você poderia ter colocado a tradução das mesmas e não o seu comentário. Ficaria muito melhor.
A do porco é engraçada! [2]
kkkkkkk
Quem pode negar que essa das Torres Gêmeas não serviu de inspiração para um certo BIN LADEN…..
Siomara
se ESCREVE mau gosto
Na fala seria bom gosto
RSRSRSRS
Se for assim é melhor corrigir a página toda!!!
Principalmente concordância verbal!
Foi MAL
Foi dai que tirei a idéia, hahahaha
É como a criatividade se manifesta no interesse de se vender algo. Mas é interessante que hoje há um pouco mais de ética nas propagandas. Mas a do porquinho deu até vontade de um bacon, um pernil…kkk
Não, o objetivo de uma propaganda não é chamar a atenção. É vender o máximo possível. A propaganda pode até chamar a a tenção, mas se o consumidor não gostar, ele não comprará.
Tudo que é vendido tem um comprador, independente da persuasão, mas a propaganda ajuda muito a persuadir na hora da compra, por esse motivo que eu adora a propaganda e a publicidade.
Abraços
Crueldade a propaganda do porco, sou vegetariana, mas respeito todos e, talvez um pouco de respeito pelos animais não prejudique ningém!!!!!!!
RESPEITO e GRATIDÃO por àqueles que são mortos para acabar com a fome ou saciar a gula de muitos.
Camila,
Não entendi, isso é para mim ou para Siomara??????
SERÁ QUE A DAS TÔRRES GÊMEAS ERA UMA PREMONIÇÃO?
É bom saber que nós publicitários, evoluímos!
Ainda temos muito o que aprender, mas já demos um grande passo!
Comentário desnecessário Radamantys.
Muito HUMANO da sua parte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alô redação do ig; aprendam a escrever! Querem me contratar? Sou formado em Letras Português-francês, coisa rara hoje em dia, peça de museu. Saberdoria hoje se acha na sarjeta.Quem trabalha são os medíocres.
Nossa muito BIZARRO!!!
Achei legal a do bebe da gillete:
” Comece a se babear desde cedo”
pode falar o que quizer, mas a gillete deve ter vendido muito aquela época
O BRASIL só evoluiu na propaganda, porque no resto…
Bem o RESTO é o RESTO para o Brasil.
Vários remédios que são proibidos em seus paises de origem, no Brasil
se faz PROPAGANDA e é estimulada a consumir
A própria PROPAGANDA do Brasil estimula a venda/compra e MATA os brasileiros com o apoio da ANVISA, órgão do Governo do Presidente Lula, que tem a OBRIGAÇÃO de nos PROTEGER, mas…
A Nação brasileira continua sendo COBAIA de tudo o que não presta, que vem de outros países/nações através da evolução da PROPAGANDA do BRASIL
da hora… mais a melhor propaganda no momento está sendo a da skol…rsrsrss…. a skol esta dando um show de marketing, nas outras marcas….
Há propagandas publicadas aqui que não concordo, como as do cigarro, mas… antigamente tudo era válido.
Apesar de estranhas , as propagandas ontem como ainda hoje,
determinam padroes e condutas a qual nos seres humanos somos condicionados, atraves da massificação . Podemos verificar isto nos filmes dos anos 40/50 a qual as grandes atrizes davam conotação sensual ao ato de fumar e como esta industria cresceu entre as mulheres.Ou o inverso, com a proibição da propaganda de cigarros como diminuiu o consumo entre os jovens no nosso pais dos anos 70 para cá.
PODE TER CERTEZA QUE OS ATUAIS PLUBICITARIOS TOMARAM COMO EXEMPLO , BASTA VER AS MERDAS QUE NOS FAZEM VER NOS INTERVALOS . UMA PIOR QUE A OUTRA.
QUEM DISCORDAR CITE 15 PROPAGANDAS RECENTES E DE BOM GOSTO ATUAIS??
otimas, sou publicitária e com certeza a publicidade teve uma evolução significativa
gostaria de esclarecer a os comentaristas que antigamente as pessoas tinham outra cabeça e que tudo era novidade pois para atingir os telespectados os empresários tinham que mostrar ao público o seu produto de uma forma até inescrupulosa mais funcionou pois está atingindo até nós na década atual.
Olha meu povo…isto é lá do baú do maomé….já me disseram que a propaganda brasileira é uma das melhores e mais criativas do mundo….
Eu também acho……
filtra tudo que é ruim…e joga fora………
essas propagandas é de mals gosto.
A palavra “propaganda” teve sua maior ênfase no nazismo. E falando nisso, ha propagandas que não evoluem. Como por exemplo esta: “Se eleito eu for, prometo…. salario… saude… moradia… educação” – minha tataravo esta aqui do meu lado e me fêz lembrar isto!
Para AS:
Somos ignorantes, então ajude-nos:
Quais as 15 melhores dessa década???
podemos refletir sobre isso….
mals gosto,essa é demais.
nunca vi plural na frente de adgetivo.
com a barriguinha que as modelos tem e com a dieta que elas fazem para manter a forma será que elas bebem cerveja mesmo?
Graças a Deus que o tempo passa e com ele coisas bizarras como essas. Faltou também a campanha publicitária dos “cigarrinhos” de chocolate em que uma criança aparece com um deles posicionando o cigarrinho de chocolate na boca como o cigarro normal de nicotina e etcc… Naquele tempo não tinha faculdade de marketing e muito menos consciência.
Aff…
Perdi meu TempO…RÍDicuLoOoOoO
Não era corcel I, na verdade era um Opala, onde havia um cara sentado à beira da estrada de ferro, e dizia , o meu carro vem aí, logo depois na continuação da “campanha”,. vinha em um vagão, um opala , se não me engano 1969.
Aahahah adorei a do porco, super irônica um porco se cortando e se fatiando para ser servido ao povo ! srsr que porco inteligente.
o comentário da/do Silva é demais…
MUITO LEGAL TCHÊ
TRI LEGAL TCHÊ
AS PROPAGANDAS ANTIGAS, SAO DAQUELA EPOCA, NAO PODEMOS FAZER UMA REFERENCIA, COM OS DIAS DE HOJE
TUDO EVOLUI, NAO SERIA DIFERENTE COM PROPAGANDAS.
QUANDO ERA CRIANÇA DETESTAVA JILÓ, HOJE ADORO
ENFIM, TUDO MUDA, INFELIZMENTE A MENTE SUJA DO SER HUMANO CONTINUA A MESMA. MAS QUEM SABE UM DIA…….
adgetivo???????……adjetivo….
os publicitarios da pia não profetizaram nada, apenas lançaram uma propaganda inocente, que serviu de inspiração para o atentado de 11/09/2001!!!
agora, a propaganda do dollinho, ninguém merece….kkkkkkkkkkkkk
É essas propagandas são totalmente sem noção, mas o que é que vocês acham dessas modelos que associam suas imagens com a de bebidas, só passa a idéia de que elas são “moiadas”! Ou de que é só o cara dar cerveja pra elas que elas topam qualquer coisa com ele, mesmo ele sendo um alcóolatra ridículo.
Uma amiga minha que fez Design vi na faculdade uma propaganda nacional de cerveja. Uma mãe amamentando o filho com uma madeira cheia de cerveja. Isso há uns 40 ou 50 anos atrás…
Gostaria que vocês disponibilizassem via download, se possível, os filmes de propagandas brasileiras, das décadas de:
50,60,70, principalmente as peças publcitárias que chamaram atenção e deixaram marca e fizeram sucesso na TV, como por exemplo:
de cosméticos, automóveis, cremes dentais, cobertores Parayba, Casas Pernambucanas com o tradicional jingle: “… quem bate ? é o frio… não adianta bater, que eu não deixo você entrar, nas Casas Pernambucaas…” e tantas outras.. Obrigado!
SE A MINHA PROPAGANDA NÃO AGRADOU A O PUBLICO QUE TOMA COCA-COLA, QUERO INFORMAR-LHES QUE A DOLLY É 100% NACIONAL E QUE É MAIS VENDIDA ENTRE AS MARCAS DE REFRIGERANTES.
Não vejo diferença das antigas para as atuais, nada mudou nas propagandas , mas sim em algumas leis , tivemos avanços na medicina e vai por ai, sabe o que é mau gosto ! é o consumismo desvairado a nudez sem proposito a beleza e a vaidade acima de qualquer coisa ,quem tem carro da vez é o melhor é assim vai , mais o povo gosta .
Gostei mesmo! Vamos refazer…que tal a do porco sendo uma propaganda de faca. Faca “tal” á que o porco tem tesão em ser cortado…
A do papai noel! Cigarro “tal” deixa seu saco de “brinquedo”
A da venda de bonds! Não deixe seu bebê saber AÍNDA que nós iremos fazer o mesmo no futuro…
A da baforada na cara” Tipalet…esse disfarça seu bafo…rsrs
Gillette! Tão suave que até o seu nenêm pode te fazer a barba…na compra ganhe lindo estojo de primeiros socorros.
Prostituta! Entre para a artilharía, e traga o seu próprio canhão…
Malboro! Use malboro…afinal não é uma judiação deixar esse lindo nenêm envelhecer?
Via Pia! Aproveite as vantagens da Cia Paquistanesa de Aviação,(Pakistan International Airlines) e desfrute antes que á concorrente Afegâ estrague tudo…
Não sei qual o motivo de tanta surpresa e indignação por parte dos que aqui estão comentando as propagandas. Afinal quem não quer não compra . Me digam uma coisa :
Existe propaganda para o uso da cocaína?
Hoje em dia , quase ninguém usa , não é mesmo amigos.
A tradução da propaganda da prostituta está errada, na verdade “Axis” se refere ao eixo do mal da degunda guerra mundial “Alemanha, Japão e Italia” e a propaganda i vizava impedir que os soldados alidos contraisem doenças venereas.
A propaganda das duas mãos pretas não é esquisita pois naquela época os nazistas e os japoneses eram os bicho papoes daqueles dias.
Muito bom, coisas da época. Se serviu para vender na época atingiu sua meta.
O que as pessoas não dão a mínima é que as mensagens são elaboradas à partir da idéia do quanto quem está recebendo a mensagem tem a capacidade de entender.
Muitas pessoas estão agradecendo pelas propagandas terem evoluído, porém, será que hojes elas não estão mais simples e mais fáceis de serem interpretadas, ou porque nosso poder de raciocínio diminuiu ou porque o consumismo já está no nosso DNA que não se precisa de tantos esforços para conseguir vender, somente um corpinho bonito e a vontade de se parecer uma atriz de novela, somente tomando um iogurte ou conseguindo várias mulheres só porque está usando um desodorante que custa R$10,00.
SEI LÁ O SER HUMANO PRA MIM NÕE É NADA INTELIGENTE EU O COMPARO COMO SENDO INFERIOR AO MACACO CREIO MESMO QUE NÓS HUMANOIDES FOMOS MANIPULADOS POR SERES DO ESPAÇO SIDERAL ETS
Vocês já estão pertubando a preciosa pelinha do saco com esse negocio MAU OU MAL, é o cra q o f
Buscar referências em trabalhos mais antigos é, além de prazeroso, devido às técnicas despreocupadas – e, às vezes, até inexistentes – de marketing, ajuda na criação de peças muitíssimo interessantes. Não vou comentar aqui as que mais gostei, pois achei-as maravilhosas (e vc está de parabéns pelo resgate das mesmas, 1berto), mas tiveram algumas mais interessantes, como a das Linhas Aéreas do Paquistão (PIA) ou engraçadas, como a do bebê com a gilete (perigo cortar-se e, pior, influenciava a criançada a brincar com tal aparelho) e a do cigarro (imagine isso, hoje…). :))
Agora, para um dos que comentaram aqui: Everaldo, pelo amor de Deus, rapaz, o que tem a ver você não gostar/gostar de jiló com propaganda antiga?? kkkkkk Just kidding.
Parabéns, Oneberto.
Por favor estou fazendo um trabalho na faculdade gostariaque me enviasse por email o que mudou (tudo) nas propagandas de lá para cá. Bruno Coelho Burnier
Email :bruno_3531@hotmail.com
È INTERESSANTE COMO AS PESSOAS MAIS ANTIGAS JUGAM A NOVA GERAÇAO,SE NO TEMPO DELAS HAVIA:CRIANÇA SE BARBEANDO,HOMENS JOGANDO FUMAÇA NO ROSTO DE MULHER,PORCO SE AUTO MUTILANDO,E O PAPAI NOEL FUMANDO È TAO FODA QUE NAO PRECISO COMENTAR, A PORCARIA CA MIDIA NAO MUDOU MUITO HOJE O BEIJO GAY LIDERA,NADA CONTRA NAO SOU HOMOFOBICA MAS PROMOVER JA È D+++++++++
http://idata.over-blog.com/2/82/70/87/Emir_ABD_EL_KADER.jpg