Um incidente tecnológico envolvendo um astronauta da Estação Espacial Internacional e a NASA ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias. Algo bem improvável se pensarmos na quantidade de informações e tecnologias envolvidas na função de um astronauta.
Tudo começou quando o astronauta inciou uma caminhada espacial. No registro realizada pela câmera da Estação Espacial, ele chama o centro de comando em Houston para fazer uma consulta sobre sua GoPro.
“Ei, Houston, preciso perguntar uma coisa sobre a GoPro, rapidão. Tô apertando o botão e recebendo uma mensagem de “sem SD”. Isso significa… eu preciso disso para gravar? E caso esteja gravando, deveria acender uma luz vermelha?“
O centro de comando da NASA fica em silêncio por alguns segundos, talvez processando a pergunta óbvia.
NASA: “Foi informado que, se o cartão tiver na câmera, haverá uma luz vermelha durante a gravação”.
Astronauta: “E se o visor mostrar ‘sem SD’, o que isso significa?”
NASA: “Acho que significa que não tem um SD”
Astronauta: “Bom, vamos esquecer disso agora, depois vejo isso. Não vamos nos preocupar com isso“.
Só faltou a célebre frase: “Houston, we have problems”, não?