Conheça a primeira câmera digital da história


[Clique para ver a foto em alta resolução ]

Uma das maiores invenções tecnológicas está completando 32 anos. A máquina digital, hoje, está totalmente integrado ao dia-dia da população, aos poucos deixando de ser um artigo de luxo. Mas você sabia como tudo começou? Steve Sasson, o inventor da câmera digital, nomeado este mês para o Hall da Fama dos Eletrônicos de Consumo, conta como tudo começou.

“Em dezembro de 1975, depois de um ano juntando um monte de novas tecnologias num laboratório nos fundos do Centro de Elmgrove, em Rochester, nós estávamos prontos para testá-la. “Ela” era um estranho conjunto de circuitos digitais que nos tentávamos convencer de que seria uma câmera portátil. Tinha uma lente que pegamos de uma caixa de peças usadas da linha de produção de câmeras Super 8 logo abaixo do nosso laboratório no segundo andar do Prédio 4. Na lateral da nossa invenção portátil, nós prendemos um gravador de fitas cassete. Junte a isso 16 baterias de níquel-cádmio, um novo tipo de sensor CCD altamente temperamental, um conversor analógico/digital roubado de um voltímetro digital, algumas dúzias de circuitos digitais e analógicos conectados em aproximadamente meia dúzia de placas de circuito e você tem a nossa interpretação de como uma câmera fotográfica portátil totalmente eletrônica deve ser.


[Clique para ver a foto em alta resolução ]

Ela demorava 23 segundos para gravar a imagem digitalizada na fita. A imagem podia ser vista removendo a fita da câmera e colocando-a em um aparelho de reprodução personalizado. Este dispositivo incorporava um toca-fitas e um sistema que recebia os dados da fita, interpolava as 100 linhas de captura para 400 linhas e gerava um sinal de vídeo NTSC que era, então, enviado para um televisor.

Depois de tirar algumas fotos das pessoas presentes na reunião e exibi-las na TV, as perguntas começavam a surgir. Por que alguém ia querer ver suas fotos na TV? Como você armazenaria essas imagens? Como seria um álbum de fotos eletrônicas?”

A partir dali iniciava-se um novo episódio no mundo da tecnologia.

[ Via WNews ]

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!