Conheça dicas básicas de como falar em público

A maioria concorda… falar em público não é uma tarefa das mais simples. Muitos não sabem, mas a “arte” de falar em público (ou discursar) requer alguns cuidados, que se não forem respeitados pode resultar numa série de gafes.

Veja algumas delas:

[ 1 ] Faça um roteiro

Muita gente faz o discurso falando o que vem à mente no momento. Isso é possível, mas para quem tem facilidade de falar em público. Se não for o seu caso, cuidado.

O seu roteiro tem que ter começo, meio e fim. Gênio!! Parece óbvio, mas muita gente se perde mesmo nessa simplicidade. Começam a falar de um assunto pelo meio, e as pessoas nem entendem o que o sujeito está dizendo.

[ 2 ] Conheça o local onde irá discursar

Quanto menos imprevistos, mais você se sentirá seguro. Portanto, é interessante você fazer uma visita ao local onde acontecerá o seu discurso. Procure se familiarizar com tudo o que puder: o microfone, o som ambiente, a pessoa que cuida da aparelhagem, o caminho que você irá fazer, por onde vai sair, e tudo o mais que puder.

A familiaridade com o local já irá diminuir em muito a ansiedade pelo desconhecido. Se possível, bata um papo com a pessoa responsável do local. Um rosto conhecido é sempre bem vindo nessas horas.

[ 3 ] Sobre o que vou falar?

Discurso é uma coisa complicada. Como fazer valer aquele pequeno tempo disponível?

Se você não estiver inspirado, vai aqui uma dica preciosa que talvez seja útil a você: conte uma história interessante que tenha acontecido e que se refira ao seu tema.

As pessoas prestam muita atenção a uma história.
Se você tem uma passagem interessante para contar, conte.

Elementos para se contar uma boa história: inicie dando um título para sua história. Conte-a de modo que ela tenha um ritmo, uma cadência como se estivesse contando um filme a alguém. Enfatize alguns pontos dramáticos – tristes, felizes ou curiosos. E não enrole na história. Finalize repetindo o título, e explicando o porque dele.

[ 4 ] Por fim, evite o humor.

Humor é um excelente ingrediente, mas para quem saber usar. A pouca prática pode arruinar um simples discurso e criar situações embaraçosas.

Lembre-se que o riso da platéia pode indicar que não estão rindo com você, mas de você.

Se for colocar algo positivo no discurso, envie uma mensagem de otimismo e motivação ao final, com um largo sorriso. Isso vale muito, vindo do seu coração.

[ 5 ] Utilize Cue Cards

O “cue card”, é semelhante àqueles cartões que os apresentadores de programa de televisão carregam, como os que o Gugu e o Faustão usam.

Os cue cards é que têm a missão de carregar o texto da sua apresentação, inclusive o roteiro do andamento. Lembretes de perguntas, piadas e pausas podem ser ali colocados, só pra você!
O timing da sua apresentação pode estar lá.

Treine com os cue cards. O cue card pode ser seu salva-vidas, sem ser um trambolho entre você e a platéia.

[ FONTE ]

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!