Conheça os tipos de vírus que circulam na internet


O mais recente vírus que circula na internet

O ano ainda está na metade, mas as empresas de segurança já têm material suficiente para elaborar uma lista com os códigos maliciosos mais curiosos identificados em 2007.

Apesar de as classificações serem divertidas, as vítimas dessas pragas podem não ver graça em suas ações. Por isso, é sempre importante manter os antivírus atualizados e saber como se proteger dos golpistas da internet. O mais recente é um e-mail que calmamente justifica as causas do acidente do voo 3054 como se fosse enviado pela TAM. No final, uma série de links, tenta induzir o usuário a saber mais informações a respeito do acidente, mas que na realidade, é levado para um endereço malicioso, que contamina o PC.

CAMALEÃO

Aqui, somente o nome da praga permanece a mesma: Piggy.B. Esse código se propaga via e-mail e, para isso, gera aleatoriamente o nome do remetente. O assunto da mensagem, o conteúdo do texto e o nome do anexo também podem variar.

CELEBRIDADE

O código Rinbot.B inclui uma falsa entrevista feita pela rede “CNN” com o seu criador. Nela, o desenvolvedor do código explica os motivos que o levaram a desenvolver essa praga.

ENGRAÇADINHO

O cavalo de tróia Ketawa.A não se limita a ações típicas de sua categoria. Além de criar arquivos e modificar registros, o código exibe no PC uma tela com uma piada em indonésio.

GPS

O cavalo de tróia Burglar pode realmente assustar os usuários de tecnologia mais paranóicos. Isso porque, além de roubar senhas, a praga mostra à vítima a localização exata do computador infectado utilizando o programa Google Maps.

MUSICAL

Quando infecta um computador, o Gronev.A faz a “gentileza” de abrir o Windows Media Player e tocar um trecho de uma música chamada “Lagu”.

OSCAR

Na categoria “melhor ator” há duas indicações. Harrenix.A se destacou por simular um trailer de “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, enquanto o Pirabbean.A enganou muitos internautas ao oferecer imagens de “Piratas do Caribe: No Fim do Mundo”.

OTIMISTA

O código malicioso ArmyMovement.A chega aos internautas com uma mensagem bastante animadora escrita em turco. “Aumento salarial de 50% do governo para os militares e funcionários civis”, diz o texto.

RELIGIOSO

A fé é uma característica do USBToy.A, que exibe uma citação bíblica toda vez que o sistema é reiniciado. “No princípio, Deus criou o céu e a Terra. E a Terra estava sem forma, e desabitada. E as trevas cobriam o abismo. Deus disse: Que haja luz. E houve luz. A história precisa ser lembrada”, diz a mensagem.

TAGARELA

O vencedor dessa categoria é o cavalo de tróia BotVoice.A, que “fala” para avisar sobre a infecção do PC. Ele usa o Windows text reader para dizer a seguinte frase: “You has been infected I repeat You has been infected and your system has been deleted. Sorry. Have a Nice Day and bye bye.” (Você foi infectado, eu repito, você foi infectado e os arquivos de seu sistema foram apagados. Desculpe. Tenha um bom dia e tchau, tchau).

TRAIÇOEIRO

Esse código parece bonzinho, mas definitivamente não é. O VideoCach exibe no omputador uma mensagem sobre uma ameaça não existente instalada no PC. O objetivo da praga é fazer com que a vítima compre um programa para resolver o problema inexistente.

XERETA

É impossível guardar segredo em um computador infectado pelo software espião XPCSpy, que monitora todas as ações do usuário. Ele identifica as teclas digitadas, os sites visitados, os programas executados, e-mails enviados e recebidos, conversas via comunicadores instantâneos, janelas abertas e também captura as imagens de telas visualizadas pelos internautas.

Colaboração G1

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!