Curiosidades sobre ‘O Gambito da Rainha’ que talvez você não saiba

Quem é assinante da Netflix já deve ter visto ou ouvido alguém falar sobre a mini-série “O Gambito da Rainha”. A série, que fala sobre o mundo do xadrez sob a visão da prodígio Beth Harmon, há algumas semanas não sai do top 10 da plataforma. Se você curtiu, dá uma olhada em algumas curiosidades sobre ela.


A série recebe o nome de um movimento de xadrez popularmente conhecido como gambito. O gambito da rainha é quando o peão do bispo da rainha é sacrificado na tentativa de obter o controle do centro do tabuleiro.


Anya Taylor-Joy se juntou ao elenco de O Gambito da Rainha antes mesmo de haver um roteiro. O co-criador da série, Scott Frank, enviou a Anya uma cópia do romance no qual a série é baseada.


Antes de sua morte prematura, Heath Ledger faria sua estreia como diretor em uma versão cinematográfica de O Gambito da Rainha. Ele queria que Ellen Page estrelasse como Beth Harmon.


Anya não sabia nada sobre xadrez antes de assinar como personagem principal.


Tanto a história como a personagem principal, Beth Harmon, são fictícios. No entanto, Beth tem muitas semelhanças com o famoso prodígio do xadrez, Bobby Fischer. Ambos ganharam o campeonato de xadrez dos Estados Unidos em 1967. Ambos se sustentavam sozinhos quando adolescentes. Ambos aprenderam russo para acompanhar seus rivais soviéticos. Ambos gastaram seu dinheiro em roupas caras. Ambos ganhavam a vida jogando xadrez e tinham um estilo de jogo bem agressivo.


Garry Kasparov foi convidado a interpretar o grande mestre russo, Borgov. Ele recusou a oferta para ser consultor da série. Ele projetou as últimas partidas de O Gambito da Rainha e ofereceu uma melhor compreensão de como os prodígios do xadrez se sentem quando colocados no centro das atenções.


Cada jogo de xadrez da série é jogado por atores.


Anya é naturalmente loira e precisou usar peruca e também tingir o cabelo de um tom avermelhado para viver Beth Harmon.


Para manter as cenas frescas em sua mente, Anya via todos os movimentos de xadrez minutos antes de cada cena ser filmada.


A maior parte da série foi filmada em Berlim, apesar da maior parte da série ser ambientada nos Estados Unidos.


Anya é grande fã de Harry Potter. Sua co-estrela da série, Harry Melling interpretou Dudley Durley nos filmes da saga Harry Potter.


Sr Shaibel dá a Beth um livro intitulado Modern Chess Openings. Este é um livro real que foi publicado pela primeira vez em 1911. Deste então, teve 15 edições e foi descrito como “o primeiro estudo científico das aberturas do século XX”.


Thomas Brodie-Sangster faz o prodígio do xadrez Benny Watts. Você pode vê-lo também em Maze Runner e ouvir sua voz como dublador original de Ferb Flatcher, do desenho animado Phineas e Ferb.


Realizada por sua personagem, Anya desabou em lágrimas de alegria durante cada tomada da cena do parque russo – momento final da série.

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!