Depois de 4 anos, tetraplégico volta a andar com exoesqueleto controlado pela mente; assista


E finalmente chegou o dia em que a ciência imitou a arte e criou o seu ciborgue na vida real. Um francês conhecido como Thibault sofreu uma lesão grave na coluna após cair de uma altura de 15 metros há quatro anos. A lesão o deixou paralisado dos ombros para baixo, mas algum tempo depois ele recuperou alguns movimentos nos bíceps e punho esquerdo.

O rapaz passou dois anos hospitalizado e se inscreveu num programa de teste de exoesqueleto da empresa Clinatec, da Universidade de Grenoble, em 2017. Ele começou a usar implantes cerebrais para controlar os movimentos de um personagem virtual em um jogo de computador e só então passou a andar sozinho utilizando um traje que ele mesmo controla. Veja abaixo.



Apesar dos movimentos ainda estejam longe de serem perfeitos, Thibault está muito empolgado com o progresso que fez. Ele disse que andar novamente parecia algo sobrenatural e brinca dizendo que não lembrava que era mais alto do que muitas pessoas que estavam na sala.

Num futuro próximo, essa tecnologia vai ajudar pacientes sem mobilidade a caminharem por conta própria. Tentativas anteriores envolviam sensores mais invasivos e exigiam que fios fossem conectados aos computadores. Este robô, por outro lado, permite o controle sem fio, mas ainda não é adequado para uso externo, pois precisa estar pendurado no teto para maior estabilidade. Porém, uma grande porta se abriu e as possibilidades são infinitas.

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!