Este vídeo é bem interessante. Ele mostra um pouco do processo de recauchutagem feito lá no México.
Sobre o autor
QUEM FAZ
Humberto Oliveira (o ONEberto, em ‘inglês’) tem 49 anos, soteropolitano, amante de esportes, com terceira em Lua de Plutão, na primeira casa em Urano… não suporta astrologia, manuais e jogos de azar.
Instagram: @one.berto
Mail: comercial@obuteco.com.br
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Esse processo deveria ser proibido, acredito que até seja…
Parece ser pneu aeronáutico, nesse caso o recondicionamento é legalizado e pode ser feito algumas vezes visando economia, já que uma unidade nova é muito cara.
Esse é o recauchutado ou o remold?
Não é proibido, é até um bom negocio para quem quer economizar. https://www.youtube.com/watch?v=37ndDYJKt1E
Pode até ser um serviço “porco” que não trás segurança alguma e todo aquele bla bla bla
mas eu tenho outra pergunta
Lá no México as estradas são tão lixos como aqui no Brasil?
Acho que cabe um reparo. Essa é apenas UMA das etapas da reforma do pneu (chamada de cobertura). A reforma de pneus tem QUINZE processos. Da forma como está o vídeo, aparenta que um novo pneu nasce ‘apenas’ da colocação de uma banda de rodagem em cima do pneu velho, e isso não é verdade. Sei que não foi sua intenção, mas por desconhecimento desse negócio, muita gente acha que o processo é inseguro (é só ver os comentários) e não é verdade.
O processo de reforma de pneus é legal, regulamentado pelo INMETRO e um pneu reformado é tão seguro quanto um pneu novo.
Um pneu da linha pesada (de ônibus ou caminhão), se bem cuidado, pode ser reformado COM SEGURANÇA por até 3 ou 4 vezes, sua carcaça aguenta isso.
Não é proibido mas não pode ser utilizado em eixo direcional. A vantagem é diminuir o lixo gerado por pneus velhos pela reutilização por mais vezes de uma mesma carcaça, a desvantagem é que essa capa pode se descolar como vemos seus restos espalhados nas estradas.
Esse é o processo de recalchutagem ou recapagem. É uma tecnologia muito econômica e de boa qualidade. É utilizada em pneus de veículos de transporte e carga, é muito segura e amplamente utilizada por praticamente 90% da frota de caminhões que trafegam nas estradas brasileiras.
Pode ser um pneu “porco” mas é o ideal para rodar nas nossas estradas “porcas”
Já trabalhei com recapagem de pneus. É um processo legal e que possui um mercado muito amplo. Depois deste processo o pneu vai para a vulcanização onde a banda que foi colocada se junta ao corpo do pneu. Fica praticamente novo. Diversas empresas trabalham fornecendo essas bandas… Tipler, Bandag etc.
Eles descolam é pelo excesso de peso. Sabemos que nossas estradas estão destruídas porque caminhoneiros sempre colocam sobrecarga. Balança não existe mais por isso. Eu faço vista grossa e tudo bem.