É necessário 'boa aparência' para conseguir um emprego?

Quarto vídeo que traz de volta alguns dos episódios mais marcantes do TV Caos do início de 2000. Desta vez, mais precisamente em 2002, Élcio Coronato decidiu ligar para alguns anúncios de jornal que exigiam que os candidatos à vaga de emprego tivessem “boa aparência”. Mas qual o parâmetro para exigir que um empregado tenha boa aparência. Qual o critério usado pelos recrutadores. Na realidade, nem eles mesmos sabiam…


A propósito, quando se fala em boa aparência como item a ser levado em conta na hora de preencher vagas de emprego, quase sempre o que as empresas levam em conta, na prática, não são as características físicas dos candidatos, mas sim elementos como higiene pessoal – o que inclui os cuidados básicos com unhas, barba, cabelos -, postura e o uso de roupas adequadas para a função exigida.

Caso as exigências ultrapassem as características descritas, o profissional que almeja a vaga deve ficar atento, já que a empresa recrutante não pode anunciar ou mesmo verbalizar a “boa aparência” como exigência para o preenchimento da vaga. “Perante a lei, tal critério se caracteriza como discriminatório”, alerta a consultora em gestão de pessoas e comportamento humano Alexandra Fabri.

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!