Fatos interessantes sobre o planeta Mercúrio que pouca gente sabe

Os planetas são um tesouro de estranhos e interessantes factóides. Continue lendo para saber mais.

Os planetas do nosso sistema solar são uma coleção diversa de mundos, cada um digno de muitas vidas de estudo e exploração, e cada um com alguns segredos estranhos e fascinantes.
Mercúrio não é exceção. Sendo o menor do panteão dos oito planetas maiores, e tão próximo do Sol, nem sempre é o mais fácil de observar. No entanto, ao longo do tempo, os astrónomos e cientistas têm recolhido uma abundância de informação sobre Mercúrio. Até acharam suficientemente interessante visitar em 1974 e 1975 com a sonda Mariner, e em 2004 com a sonda Messenger. De toda a informação sobre Mercúrio, destacam-se alguns fatos interessantes.


– É o segundo planeta mais quente.
Curiosamente, apesar de estar mesmo ao lado do Sol, experimentando temperaturas de até 427 graus Celsius, Mercúrio ainda não é o planeta mais quente do sistema solar. Esse título vai para Vénus, a verdadeira cabeça quente da família, com temperaturas de superfície escaldantes que atingem até 471 graus Celsius.

 

 

 

 


– Fica mais frio em Mercúrio do que na Terra.
Enquanto o lado virado para o sol de Mercúrio é um forno em chamas, o lado oposto pode ficar tão frio a ponto de registrar -173 graus Celsius. Em comparação, os locais mais frios da Terra geralmente não ficam muito mais frios do que 30-50 graus Celsius. A temperatura mais fria ao nível do solo já registada na Terra foi de -89 graus Celsius, em 1983, na Estação Vostok na Antárctida.

 

 

 

 

– Um dia em Mercúrio é mais longo do que o seu ano.
Mercúrio leva 88 dias terrestres para viajar à volta do Sol. No entanto, demora 176 dias a rodar sobre o eixo. Até 1962 pensava-se que o “dia” de Mercúrio tinha a mesma duração que o seu “ano”, dado que mostrava sempre a sua face, tal como a Lua faz com a Terra. Agora é sabido que Mercúrio completa três rotações no seu eixo com cada duas órbitas do Sol.

 

 

 

 

– Tem um tipo de atmosfera.
Uma atmosfera é a última coisa que se esperaria encontrar sobre Mercúrio. No entanto, descobriu-se que tem uma, ainda que ligeira. Enquanto é continuamente queimada pelo Sol, acredita-se que também é reabastecida por ventos solares, radioatividade, e micrometeoritos geradores de poeira.

 

 

 

 

– Tanto os materiais orgânicos como o gelo de água estão presentes em Mercúrio.
Outra descoberta surpreendente em Mercúrio tem sido a água sob a forma de gelo que se pode colocar na bebida quando se joga em slot casinos. Localizada nas sombras mais profundas do lado escuro de Mercúrio, sabe-se que o gelo se forma em pequenos cristais. Ainda mais surpreendente tem sido a detecção de materiais e compostos orgânicos. Embora as condições sejam demasiado duras em Mercúrio para poder suportar vida, é no entanto interessante para os cientistas descobrir onde podem ser encontrados os blocos de construção para ele.

Em Conclusão
Estes são apenas alguns entre uma multiplicidade de fatos e detalhes interessantes em torno do misterioso primeiro planeta do nosso sistema solar. Infelizmente, ao longo dos cerca de 4,6 mil milhões de anos da sua existência, muitas das provas da sua formação inicial foram retiradas pelo Sol, possivelmente obscurecendo-nos para sempre certos conhecimentos.

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
À Toa na Net Garotas de Programa Tenso Acompanhantes SP O Macho Alpha Disk Acompanhantes
Comenta aí, butequeiro!