Fotos mostram como nossa percepção pode ser facilmente moldada e manipulada pela mídia


As fotos a seguir mostram como nossa percepção pode ser facilmente moldada e manipulada pela mídia. A foto a seguir fala por si, mas você pode perceber que dependendo do ângulo, você pode ter percepções distintas em relação a ela.

Aliás, manipulações de fotos a favor de interesses políticos, ao contrário do que pode parecer, é um recurso muito antigo.

Na antiga União Soviética, por exemplo, uma imagem fez sucesso. Nela, Vladimir Lenin aparece comemorando o segundo aniversário da Revolução Russa próximo a algumas crianças, mas a imagem original (direita) mostra que Leon Trotsky, que estava ao lado de Lenin, foi literalmente arrancado da história.

Na segunda imagem (esquerda), o ditador Josef Stalin aparece em detaque, mas a imagem original mostra que o comissário do transporte de água Nikolai Yezhov foi removido da foto. Ele tinha sido executado em 1940.

José Pina, um dos mais premiados fotógrafos portugueses costuma dizer que a informação não pode ser alterada. “Há bom e mau jornalismo”.


Um bom exemplo disso, está na imagem a seguir. Brian Walski, fotógrafo do “LA Times” acabou modificando-a. Walski usou o soldado da primeira foto juntamente com os refugiados da segunda para criar uma terceira (e mais dramática) foto. Depois que a adulteração foi descoberta Walski foi demitido.

Fonte: http://newseum.org/ e Washington Post

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!