Gente, o Buteco hoje faz 2 anos, cadê os fogos?

Antes de mais nada, você já deve ter percebido que mudamos de template (visual) novamente. Embora tenha ocorrido no mesmo dia em que o Buteco comemora seu segundo aniversário, não tem nenhuma relação com o evento. Na realidade, a mudança é técnica. Tenho recebido inúmeras reclamações a respeito da demora na carga do blog, principalmente para quem utiliza o Internet Explorer. Neste novo template, você pode perceber algumas mudanças estéticas. Retirei alguns elementos que, juntos tornavam a carga do blog mais demorada. Outras mudanças são internas, como a retirada de alguns scripts, mantendo somente os mais importantes.

Posso adiantar que este não será um template definitivo. Dentro de alguns meses teremos ótimas novidades!

Bom, sobre a celebração do dia, há dois anos começava a história, pelo menos para o Buteco!

Tudo começou com este post. Sem muita pretensão e um único objetivo traçado, postar freneticamente tudo aquilo que merece destaque na internet. Bom, nem sempre o que parece ser interessante para mim chega a ser relevante para outras pessoas… mas eu tento. [risos]

No último ano fiz um vídeo em agradecimento ao primeiro ano do nosso blog, e de lá até aqui muita coisa aconteceu. Entretanto, mesmo depois de 2.670 posts, 3 milhões de visitas, 1 prêmio e algumas horas de sono perdidas, me sinto extremamente motivado como no primeiro dia.

Além de agradecer a você que está lendo este post, eu queria aproveitar esta ocasião para falar de algumas coisas a respeito do Buteco. Coisas que normalmente leio nos comentários do blog, recebo por e-mail e que quase nunca tenho oportunidade de dizer.

Por quê “O Buteco da Net”?
R.: Quando imaginei criar um blog, pensei em um nome que pudesse ilustrar de forma bem simples, porém divertida, a variedade de coisas que seriam abordadas aqui no blog. De pronto pensei em um “boteco”, afinal de contas, em que local se conversaria desde a situação política – social e econômica da região do Cáucaso até a comemoração de um gol que o centroavante do 15 de Piracicaba fez, imitando a dança do Créu? O “Buteco”, com “U” foi só a “cereja do bolo”.

Quem está por trás do Buteco da Net?
R.: O Buteco da Net é feito por uma equipe de aproximadamente… 1 pessoa. Mais precisamente, este vassalo que vos escreve. Para quem ainda não sabe, me chamo Humberto Oliveira, tenho 33 anos, sou formado em processamento de dados e psicologia de formigas prognatas, casado, soteropolitano, pai de duas pimentas, o Yann de 6 anos e a Nathália de 2, curiosamente, a mesma idade do Buteco.

Por que existem erros de português no blog? Não existe revisão?
R.: Vocês devem ter percebido que algumas vezes são encontrados alguns erros de português no blog. Como comentei acima, eu sou o único responsável pelo Buteco. Sou em que busco informações, notícias, vídeos e fotos, edito, traduzo quando necessário e publico. Como ainda não adquiri os poderes Highlander que comprei no Polishop, continuo sendo mortal, por conseqüência, passível de cometer erros. Portanto, caso você encontre algum erro de grafia ou concordância, fique à vontade para corrigir-me através dos comentários, MSN ou e-mail, mas por favor, faça de maneira ordeira e decente. Nada de xingamentos ou difamações, pois esse tipo de comentário será sumariamente excluído.

Existe censura nos comentários do blog?
R.: Não sei se vocês perceberam, mas alguns grandes blogs aqui do Brasil, simplesmente não possuem sistema de comentários. Não sei dizer se essa postura é estratégica ou imposta, mas a verdade é que alguns blogueiros têm constantemente problemas com os comentários, alguns inclusive, já tiveram que responder judicialmente por eles. Felizmente para mim, comentário no blog não é um problema, aliás, fico muito satisfeito quando os leio. A grande diferença é que não modero os comentários, ou melhor, não autorizo nenhum comentário que vai para o blog. Entretanto, acompanho como doses homeopáticas TODOS os comentários que são feitos, e isso me dá o direito de excluir aqueles que eu sinta que não se enquadram nos padrões que exijo. Alguns são desnecessariamente ofensivos, estes são sumariamente eliminados, pois preciso manter o mínimo de ordem e decência nesse recinto.

Confesso que o nível de censuradas é praticamente zero por semana, o próprio sistema me ajuda nessa tarefa, se encarregando de editar alguns palavrões. Mas calma, estou longe de ser o Silvio Santos do Buteco.

Por que o Buteco não tem um sistema de busca próprio, temas separados por categoria e acesso aos posts antigos por paginas?
R.: Estas são dúvidas constantes na minha caixa de e-mail. Vez ou outra surge uma mensagem questionando um dos temas acima. Vamos à explicação. O Buteco está hospedado no sistema de blogs do iG (o blig), que é responsável pelo gerenciamento dos posts do blog, portanto, não possuo direitos para incluir novas ferramentas nele. As que o blig permite, já estão disponíveis no Buteco. No entanto, tenho uma excelente relação com o pessoal do iG e posso adiantar que vem novidades maravilhosas dentro dos próximos meses para nós. Ainda é cedo para revelar, mas vocês ficarão bastante satisfeitos. Uma coisa devo confessar, em matéria de relacionamento e respeito aos blogueiros, o iG está anos luz à frente dos demais sistemas de blogs que conheço. Se você deseja criar um blog, experimente o Blig.

Por que não existe pornografia no Buteco?
R.: Não adianta. Este é o único tema que NUNCA terá espaço aqui no blog.

Você nunca encontrará a nova Playboy da Mulher Melancia nem o link para download do novo filme das Brasileirinhas. Definitivamente não pretendo que o blog seja conhecido por estes temas. Nada contra os blogs que exploram esse tipo de tema, é uma questão pessoal, penso que devo ter o mínimo de responsabilidade com o público que acessa diariamente o blog, muitos deles do seu ambiente de trabalho. Nada mais desagradável do que abrir uma janela e dar de cara com uma mulher fazendo um “nú ginegológico“.

Já recebi vários e-mails de pessoas comentando que toda a família acessa o Buteco, esse tipo de manifestação chama minha atenção. Mas se gosta do Buteco e ainda assim quer ver a Playboy da Mulher Melancia, os parceiros que aparecem ali na direita, como o Sedentário dá a dica. [risos]

Quer participar do Buteco?
R.: Vocês devem ter percebido que o Buteco é atualizado diariamente, com uma média de 4 a 6 posts por dia. Basta ter uma notícia que mereça destaque e ela vai para o Buteco. Mas esse trabalho não é nada simples, levo horas navegando pela internet para garantir os posts diários, portanto, agradeço aos fregueses que me sugerirem novos posts.

Já tenho um retorno razoável hoje, vários fregueses me mandam material. Alguns são aproveitados e devidamente creditados, outros, por motivos diversos (na grande maioria, porque já foram postados), não podem ser aproveitados.

As sugestões podem ser enviadas para o e-mail que está em destaque do lado direito do blog.

Bem, estas são algumas questões, que acredito, deveriam ser explicadas. No demais, gostaria de agradecer profundamente a todos que entram diariamente no Buteco. É por causa de você que lê este post agora que o blog existe.

Acredite, foram os 2 anos mais felizes da minha existência. Obrigado!

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!